Os  5 C’s do Sucesso

Alguma vez imaginou que o pudesse ser definido por 5 palavras começadas pela letra “C”? Esta semana trago neste artigo, como ser bem sucedido seguindo a regra dos 5 C’s.

Os 5 C’s são: Curiosidade, Comunicação, Cuidar,  Coragem e Compromisso. Juntos, estes 5 C’s, conseguem criar uma oportunidade única para descobrir, explorar e conseguir que o seu cliente tenha exactamente aquilo que necessita para resolver o seu problema/necessidade.

O primeiro “C” de Curiosidade  

Pode parecer estranho mas a Curiosidade é uma das características que mais nos ajuda a conseguir descobrir como ajudar o cliente. É através da Curiosidade que pode, no processo de venda, fazer as perguntas certas que vão permitir explorar o problema de forma mais profunda. É uma oportunidade única de ir mais além daquilo que o cliente apresenta. Usar a Curiosidade vai aprimorar a capacidade de fazer o cliente falar de forma clara e sincera sobre qual é o problema que precisa ver resolvido.

O segundo “C” de Comunicação

Relativamente ao “C” da Comunicação, não estou a referir o acto de falar, mas sim o a capacidade e observar atentamente aquilo que é dito e aquilo que não é dito. É a arte de entender a Comunicação não verbal. Claro que deve estar atento a forma como o cliente fala do seu problema, mas não descure os seus gestos, postura e forma como fala. Dominar a comunicação não verbal pode contribuir de forma assertiva o do negócio.  

O terceiro “C” de Cuidar

Os seus clientes querem ter a certeza que estão a escolher um fornecedor que, não só, irá  ajudar a resolver os seus problemas. Os clientes, ao escolherem a sua empresa com fornecedora, vão querer que seja, também, um parceiro do negócio corresponsável por sanar todos os problemas. Cuidar significa trabalhar para que o seu cliente tenha sucesso. Não basta simplesmente resolver o problema. Ao cuidar do seu cliente está indiretamente a cuidar do seu próprio negócio e a conseguir manter-se como o fornecedor preferencial.

O quarto “C” de Coragem

o ditado diz que o cliente tem sempre razão. Na minha perspectiva, nem sempre o cliente tem razão. E aqui que o “C” da Coragem entra. Estou a falar especificamente da capacidade de construir uma relação forte com o seu cliente, ao ponto de conseguir falar abertamente sobre os problemas e, se necessário, contrariar a putativa ideia que ele tem sobre como resolver o problema. Não se esqueça que quando o cliente apresenta um problema, por norma, já vem com uma ideia preconcebida sobre como o vai resolver. Como vendedor a sua função é conseguir fazer as perguntas de forma, clara, correta e sem subterfúgios. Quando actua desta forma está a praticar o “C” da coragem.

O quinto “C” de Compromisso

O quinto “C” fala especificamente da capacidade de ambas as partes assumirem compromissos para a resolução do problema. Não basta somente uma das partes estar comprometida para tentar resolver o problema. o Compromisso deve ser partilhado. Como fornecedor o seu compromisso é apresentar a melhor solução para resolver o problema. Como cliente a responsabilidade dele é dar os meios necessários para que o fornecedor consiga atingir os compromissos propostos. Só quando as duas partes estão comprometidas com as suas ações é que o na resolução do problema é conseguido. Por regra, geralmente o cliente exige ao fornecedor o máximo de compromisso, mas não está disposto a se comprometer em ajudar na resolução.

Conclusão final

Se reconhece que precisa melhorar e gostava de fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->

    Os 5 C’s do
    Tagged on:

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat