25 coisas que mudam quando assume a liderança

by

Continuando a sequencia de artigos sobre o tema da liderança, esta semana quero lhe apresentar 25 coisas que acontecem quando você passa a assumir a liderança de uma equipa de vendas.

Cada uma destas situações podem servir para uma de duas coisas:

  • fortalecer a sua forma de ser e a sua personalidade;
  • destruir por completo a sua credibilidade e capacidade de gerir de pessoas;

A pergunta a responder no final deste artigo é: “Quantas destas situações soube ultrapassar?

Assumir a liderança de uma equipa é complicado. Para conseguir que no final do dia os seus vendedores vendam muito e continuem motivados, será preciso você:

1 – Estar mentalmente preparado

A partir deste momento todos os seus colaboradores estão a olhar para si como o porto de abrigo e guia para eles conseguirem atingir os objectivos. Todo líder tem obrigatoriamente de estar no mínimo “dois passos” a frente de todos. O respeito só é conquistado quando os seus colaboradores virem que você “SABE” um pouco mais do que eles.

2 – Ter consciência que é novo no cargo

Alguns colaboradores, nas conversas na sala de café, vão falar mal de si por ser inexperiente. Alguns vão achar (e acreditar) que isso é o seu ponto fraco. Se você logo no primeiro dia tomar plena consciência que o que sabe é que nada sabe, já é mais de meio caminho feito para se tornar um bom líder. O que fez quando estava a iniciar na vida? Aprender. Ler, estudar, pesquisar, comparar e depois de ver o que outros fizeram bem, adaptar ao seu estilo, melhorar e criar a sua forma de gerir a equipa.

3 – Aprender a metodologia das 4 formas de liderança

esta metodologia explica em 4 quadrantes como gerir as competências dos seus colaboradores. Mais detalhe AQUI (em inglês).

4 – Conheça cada um dos seus colaboradores em detalhe

entenda o que cada um dos seus colaboradores quer atingir. Quais são as duas dores, desejos, aspirações e problemas. O que os alegra, o que os motiva e o que os desmotiva. Conheça o passado profissional de cada um e determine qual vai ser o futuro dele enquanto teu liderado.

5 – Ser um ouvindo activo

esta é sem duvida a qualidade mais apreciada em quem é liderado. Todos reconhecem que quando um chefe ou líder os escuta (com os dois ouvidos) tudo funciona melhor. Mais do que a competência, a qualidade de ser bom ouvindo é uma característica fundamental para conseguir resolver problemas.

6 – Foque no essencial

Como líder, o seu dever é definir o rumo e validar os resultados. Deixe de se estar preocupado no “como”, “o meio” ou “no método”. O que importa é focar no objectivo e na melhor forma de lá chegar.

7 – Você deixa de ser o amigo e passa a ser o chefe

Liderar é uma posição solitária. É impossível você estar a conviver na sua vida privada com os seus liderados e depois durante o trabalho ter que chamar a atenção ou em alguns casos ter que demitir alguém que é muito amigo. Ser chefe e amigo do peito não combinam.

8 – Vai estar mais exposto as criticas de colegas

Você vai descobrir que os seus colegas, deixaram de lhe ver como colega e passaram a vê-lo como o “chefe” de alguns colegas. As criticas que antes eram dirigidas ao anterior chefe, passam agora a ser dirigidas a si.

9 – Aprender a lidar com baixa performance de alguns colaboradores

Como colega, você não precisava de se preocupar se o colega A ou B tinham uma baixa performance comercial. Isso não tinha nada haver consigo. Agora que os lidera, é sua responsabilidade conseguir que eles actuem da mesma forma e com a mesma qualidade que os melhores. É a sua “cabeça” e o seu lugar que estão em risco se todos não funcionarem em sintonia.

10 – Respeito pelos seus liderados

Isto funciona como um espelho. Respeite para ser respeitado. Tenho dito!

11 – Use a expressão magica: “Qual a tua opinião sobre isso?”

Há sempre uma visão diferente da sua. Se aplicou a dica 10, então esta vai ter sucesso.

12 – Conhecer bem os membros do seu novo grupo

Não se esqueça que agora você faz parte de um novo grupo, o dos líderes. Conheça detalhadamente os membros do seu novo grupo para saber exactamente até que ponto pode contar com o apoio deles.

13 – Estar disponível e visível

Estar disponível é fácil, sempre que o seu liderado quiser falar consigo você deve ter o tempo necessário para ele. Já no que diz respeito a visibilidade, não deixe que quando perguntarem por si, os seus colaboradores simplesmente responderem “não fazemos a mínima ideia. Ele nunca põe os pés aqui na empresa”. Se não estiver presente em 95% do tempo junto deles, cada um vai pensar de uma forma diferente e vai actuar da forma que acha que é certa, em detrimento da que você quer. Se não estiver junto deles, não saberá o que está a acontecer.

14 – Ter uma agenda de reuniões um-para-um

As reuniões de grupo são importantes para que todos saibam o que está a acontecer de forma geral na empresa e no grupo. Quando quer falar de situações que só dizem respeito a um dos seus colaboradores, agende de forma regular reunião com cada um deles para tomar o pulso dos problemas e encontrar soluções específicas para cada um deles.

15 – Descobrir a diferença entre Liderar e Ser Líder

Você só vai conseguir descobrir esta diferença com o tempo e pela forma como os seus colaboradores descreverem a sua forma de trabalhar com eles.

16 – Ser um Treinador de mentalidades

Os seus colaboradores serão e terão os resultados positivos que a organização necessita e que você quer, se actuar como um treinador e motivador de pessoas.

17 – Ter consciência que vai errar (muito)

Haverá varias decisões que serão consideradas erradas. Haverá caminhos que descobrirá que não dão em lugar nenhum. Haverá negócios que acreditará que vai fechar com lucro e vão ser um “perdócio”. Se todas as vezes que isso acontecer, reconhecer que foi mais um degrau que subiu e uma lição que foi aprendida, então avançará em direcção do sucesso. Cair 9 vezes não é problema se souber se levantar 10.

18 – Você não sabe todas as respostas

Combinação das dicas 1, 2, 3, 5 e 6. Releia cada uma delas.

19 – Deixe o sentimentalismo em casa

Liderar significa engolir muita coisa amarga. Significa que as suas emoções não vão poder influenciar a sua decisão. Pára de haver “feeling” para haver “definição”. Pára de haver “pode ser” para haver “tem que ser”. Passa do indefinido para o esclarecido.

20 – Subscreva pelo menos 5 newsletter sobre gestão e liderança

Adicione esta dica a que apresentei no nº2.

21 – Seja a pessoa que sempre foi

Há uma definição que gosto muito: “Há pessoas que compram a educação, mas não conseguem comprar o Berço”. Educação pode ser comprada e aprendida. Berço são os valores que traz consigo desde sempre. Estes não podem mudar somente porque agora passou a liderar uma equipa.

22 – Tenha a sua própria estratégia de crescimento

Isso não termina no dia que chegou a líder. Agora que atingiu este patamar, qual é o próximo e qual a estratégia que vai ter para conseguir lá chegar?

23 – Tenha controle na passagem de expectativas

Quem o promoveu, poderá estar a contar que a partir de agora você mude tudo e que passam do inferno (do antigo chefe) para o paraíso (você) só porque passou a ser o líder. Não deixe que as expectativas lhe passem uma rasteira. Mantenha a motivação lá em cima e as expectativas controladas ao meio.

24 – É impossível desligar completamente da função

Você passa a ser chefe todos os dias. Vai ter que estar disponível para atender o telefone aos fins de semana, chegar ao escritório mais cedo e em muitas vezes sair depois dos seus colaboradores.

25 – Ter prazer no que faz

Sem duvida nenhuma, esta ultima dica é fundamental para que as 24 anteriores funcionem. Se não tiver prazer e gosto no que faz, então nada do que até aqui falei vai funcionar.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

%d bloggers like this: