Este é (para já) o último artigo que escrevo sobre liderança. Para a semana começo um novo tema (que ainda é surpresa) que o vai, como sempre, ajudar a ser um melhor vendedor.
A questão que vou abordar até o final do artigo é: “Sabe como lidar correctamente com o seu chefe?”
Pode parecer estranho, mas normalmente um vendedor pensa que o chefe só serve para ouvir as reclamações e, de vez em quando, falar sobre aumento de salário. As dicas que apresento a seguir podem fazer toda a diferença para conseguir que as suas necessidades e questões sejam respondidas. São elas:
Dica nº1 – Tenha reuniões um-para-um de forma regular
As reuniões de grupo são muito úteis quando estão a tratar de temas que são de aspectos genéricos e que ajudam todos a melhorar. Mas quando estamos a falar de melhoria pessoal, é muito importante que solicite, de forma regular, uma reunião a sós com o seu chefe onde poderá de forma mais aberta abordar temas que só a si dizem respeito. É nestes momentos a só, o ideal para conseguir discutir os temas que estão relacionados aos seus clientes e aos seus problemas em concreto.
Dica nº 2 – Tenha uma agenda pré-acordada
Poderá usar esta dica de duas formas. 1) Se for na reunião de grupo com outros colegas e você precisar que alguns temas sejam incluídos, envie a sua agenda de pontos que quer abordar e solicite que ele adicione estes pontos a agenda global da reunião ou 2) Se for na reunião um-para-um envie a agenda com os pontos que quer abordar a sós. Ao fazer isso está a dar a oportunidade dele obter respostas a alguns dos pontos que apresentar. Quando não partilha a sua lista de pontos a tratar, irá ver alguns dos pontos ficar sem resposta pois ele não saberá, já ali, responder as questões. Assim poderá perder uma oportunidade de ouro de ter a solução para os seus problemas mais urgentes.
Dica nº 3 – Seja curto, grosso, sucinto e específico
O pior que pode acontecer numa reunião com o seu chefe é ver o seu discurso ser cortado a meio só porque você não sabe resumir o que quer ao essencial e necessário. Se o seu tempo vale dinheiro, o do seu chefe vale no mínimo o dobro do seu. Seja rápido, directo e conciso a expor a sua necessidade para que atinja directamente o objectivo final. Corte caminho pois conversas longas e sem propósito ou objectivo não resolvem nada. Só atrasam a vida.
Dica nº 4 – Leve um problema… e uma sugestão de solução
A importância de você, para cada problema, apresentar uma ou duas potenciais soluções fará o seu chefe vê-lo como alguém que também se preocupa com a capacidade de decisão que ele precisa ter. Problema “A”? então apresente como opção as soluções “B” ou “C”. O seu chefe até pode ver uma outra solução através da opção “D” que, depois de analisar bem as suas opções, decidiu que era melhor a aplicar ao problema. Seja reconhecido como um potencial solucionador de problemas e não por alguém que só saber reclamar e exigir.
Dica nº 5 – Se correu mal, seja você o primeiro a falar
Meteu a pata na poça? Então que seja você a primeira pessoa a explicar ao seu chefe o que aconteceu e como deu errado. Assim está a evitar a rádio-alcatifa, conversa de corredor ou da sala de café. Assumir os seus erros em primeiro lugar demonstra a sua maturidade e profissionalismo perante as adversidades. Errar é humano, mas esconder isso do seu chefe é burrice plena.
Dica nº 6 – Não peça ao seu chefe para determinar o que é prioritário no seu trabalho
Você deve ser um profissional que é obrigado a ter as suas tarefas organizadas. Se não consegue organizar o que tem mãos e muito menos o que tem para fazer em grupo, então as coisas vão muito mal. Recorrer ao seu chefe para que seja ele a dizer o que deve ou não deve fazer primeiro, é uma demonstração de total incapacidade de gerir e controlar as suas tarefas. Não acredito que queira ser reconhecido pelos seus colegas e pelo seu chefe como o trapalhão e confuso. Certo?
Dica nº 7 – A atitude positiva é 99% do processo
Não conheço ninguém que goste rodeado de pessoas negativas e que passam o tempo todo a reclamar de tudo e de nada. Se quer realmente ser visto pelo seu chefe como alguém de confiança, então comece por assumir sempre uma atitude positiva perante os problemas e situações difíceis. Procure sempre o lado positivo das coisas. Mesmo quando tudo corre mal, há sempre alguma coisa que se pode aprender e prevenir que aconteça no futuro. Ou seja, como diziam os “Monty Pythons – Always look at the bright side of life”.
Dica nº 8 – Nunca se esqueça de incluir objectivos de carreira nas suas reuniões regulares
Todas as empresas de tamanho médio e grande utilizam de forma regular o processo de avaliação desempenho e desenvolvimento de carreira. Por isso quando chegar a altura destas reuniões de avaliação, leve os seus objectivos pessoais de melhoria da sua carreira profissional. Ao fazer isso está a demonstrar que está empenhado em melhorar o que já é bom a fazer.
Dica nº 9 – Ocasionalmente solicite feedback
Não espere pelas reuniões um-para-um para ficar a par do que o seu chefe pensa sobre a sua forma de trabalhar. Saíram de uma reunião com um cliente, façam uma análise criteriosa e minuciosa sobre o que correu bem, o que correu menos bem e tem que ser melhorado, o que disse correctamente, o que disse incorrectamente e precisa melhorar ou mesmo o que deveria ter dito e não disse. Quanto mais cedo e mais preciso for o feedback que o seu chefe lhe der, melhor será a sua atitude e positividade perante os problemas e desafios futuros.
Dica nº 10 – Diga ao seu chefe o que ele precisa fazer para que a sua carreira seja um sucesso
Não depende só de si o seu futuro profissional. O seu chefe tem uma influência brutal para o bem e para o mal. Seja você a negociar com ele quais os passos necessários para que você tenha sucesso. Compare isso a uma negociação com um cliente, pode estar numa negociação com ele para ter um aumento ou para lutar por uma promoção. Outra coisa muito importante e conseguir que a sua carreira esteja indexada ao do seu chefe. Se ele cumprir com o que negociou consigo, ele ficará bem perante os directores e você terá a certeza que está no bom caminho para atingir o sucesso que tanto deseja e procura.
Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.
E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.
Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Eu sou contra o novo acordo ortográfico.