Esta é a quarta parte da série “Negações que valem a pena usar”. As outras três partes podem ser consultadas AQUI (Parte 1), AQUI (Parte 2) e AQUI (Parte 3).

Para que você possa mesmo conseguir ser um excelente profissional, uma das atitudes mais difíceis de ser usada pelos vendedores é a de saber dizer não. Principalmente quando isso implica, em certos casos, até mesmo deixar um cliente ou negócio cair, em prol da dignidade profissional. Já falei sobre seis tipos de negação e hoje trago mais duas. Assim sendo, elas são:

Diga NÃO a estupidez de não delegar certas tarefas

Poderia ser mais meigo a dizer isso, mas há uma coisa que é muito estúpida no ser humano, ser egoísta em achar que é capaz de fazer tudo sozinho. Isso é um erro. Por vezes (talvez muitas mesmo) será necessário você pedir ajuda a alguém para ser esta pessoa a fazer uma determinada tarefa ou trabalho por si. Quando você delega certas tarefas, e até mesmo por exemplo, certos negócios a outros vendedores, está a fazer com que o seu foco seja direccionado para coisas muito mais importantes. Tem uma assistente comercial? Então primeiro ensine e depois delegue nela a tarefa de preparar os relatórios de vendas para ser enviado para o seu chefe. Tem um vendedor júnior na equipa, passe para ele os pequenos negócios para assim ele poder ir aprendendo e tomando mais confiança no processo de venda. Repito, quando você delega algumas das tarefas ganha tempo e foco para realizar as coisas mais importantes onde a sua atenção deve estar a 110%.

Diga NÃO as “Prioridades”

Sabia que esta palavra surgiu no século XV, mas no singular? Ela era usada para designar a execução de uma única tarefa onde toda a atenção, foco e concentração era a de realizar do início ao fim uma única tarefa. Somente no século XX é que esta palavra foi “pluralizada” e assim nasceu as prioridades. Permita-me questionar o seguinte: “Se tem duas prioridades com exactamente o mesmo grau de importância, qual delas é que vai executar primeiro?” praticamente não precisa nem sequer fazer muito esforço, pois independentemente da tarefa que escolher, isso significa que a que não foi escolhida, afinal não era “TÃO” prioritária quanto você imaginava ou queria. Estou certo?

Por isso, para que a sua carreira tenha mesmo sucesso, o que deve fazer é definir uma e somente uma prioridade. Depois de cumprir e realizar a tarefa na sua plenitude, então passe para a seguinte e assim por diante. Não é possível estar a realizar duas tarefas em simultâneo e achar que consegue dar a mesma atenção e dedicação da mesma forma que se estivesse a fazer somente uma única coisa. Como dizia o cantor Benito Di Paula na sua música, Nem tudo pode ser perfeito; Nem tudo pode ser bacana; Quero ver um cara sentar numa praça, Assoviar e chupar cana. Não dá para Assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Se gostou do Artigo deixe o seu comentário:
Clique em ->

Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Tagged on:         

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558