Mais duas coisas a dizer “Não” para ser melhor vendedor

by

Esta é a quarta parte da série “Negações que valem a pena usar”. As outras três partes podem ser consultadas AQUI (Parte 1), AQUI (Parte 2) e AQUI (Parte 3).

Para que você possa mesmo conseguir ser um excelente profissional, uma das atitudes mais difíceis de ser usada pelos vendedores é a de saber dizer não. Principalmente quando isso implica, em certos casos, até mesmo deixar um cliente ou negócio cair, em prol da dignidade profissional. Já falei sobre seis tipos de negação e hoje trago mais duas. Assim sendo, elas são:

Diga NÃO a estupidez de não delegar certas tarefas

Poderia ser mais meigo a dizer isso, mas há uma coisa que é muito estúpida no ser humano, ser egoísta em achar que é capaz de fazer tudo sozinho. Isso é um erro. Por vezes (talvez muitas mesmo) será necessário você pedir ajuda a alguém para ser esta pessoa a fazer uma determinada tarefa ou trabalho por si. Quando você delega certas tarefas, e até mesmo por exemplo, certos negócios a outros vendedores, está a fazer com que o seu foco seja direccionado para coisas muito mais importantes. Tem uma assistente comercial? Então primeiro ensine e depois delegue nela a tarefa de preparar os relatórios de vendas para ser enviado para o seu chefe. Tem um vendedor júnior na equipa, passe para ele os pequenos negócios para assim ele poder ir aprendendo e tomando mais confiança no processo de venda. Repito, quando você delega algumas das tarefas ganha tempo e foco para realizar as coisas mais importantes onde a sua atenção deve estar a 110%.

Diga NÃO as “Prioridades”

Sabia que esta palavra surgiu no século XV, mas no singular? Ela era usada para designar a execução de uma única tarefa onde toda a atenção, foco e concentração era a de realizar do início ao fim uma única tarefa. Somente no século XX é que esta palavra foi “pluralizada” e assim nasceu as prioridades. Permita-me questionar o seguinte: “Se tem duas prioridades com exactamente o mesmo grau de importância, qual delas é que vai executar primeiro?” praticamente não precisa nem sequer fazer muito esforço, pois independentemente da tarefa que escolher, isso significa que a que não foi escolhida, afinal não era “TÃO” prioritária quanto você imaginava ou queria. Estou certo?

Por isso, para que a sua carreira tenha mesmo sucesso, o que deve fazer é definir uma e somente uma prioridade. Depois de cumprir e realizar a tarefa na sua plenitude, então passe para a seguinte e assim por diante. Não é possível estar a realizar duas tarefas em simultâneo e achar que consegue dar a mesma atenção e dedicação da mesma forma que se estivesse a fazer somente uma única coisa. Como dizia o cantor Benito Di Paula na sua música, Nem tudo pode ser perfeito; Nem tudo pode ser bacana; Quero ver um cara sentar numa praça, Assoviar e chupar cana. Não dá para Assobiar e chupar cana ao mesmo tempo.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

Fazer a Diferença

Outubro 17, 2010

Tenho no meu blogue um desafio a quem o lê, de ser um ponto de…

%d bloggers like this: