Os Sete Passos da Venda

by

Este é talvez, o artigo mais lido dentro do Venda Melhor. Por isso resolvi fazer uma actualização ao conteúdo para que ele  seja mais detalhado e atractivo para quem lê.

1. Conhecimento do produto
Conheça seu produto, suas características técnicas e funcionais. É muito importante o vendedor conhecer o seu produto como conhece a si próprio. Se não conhece o seu produto, como poderá ter a certeza que ele serve os propósitos e necessidades do seu cliente?

2. Pesquisa
Mantenha-se informado a quem destina-se o seu produto e as transformações do mercado. Somente quando conhecer em detalhe o mercado onde tem que trabalhar, vai conseguir delinear e fazer campanhas dirigidas aos públicos-alvo e potenciais clientes. Deixe de atirar em qualquer “pardal” que lhe passe a frente.

3. Abordagem
Depois de conhecer bem o produto, o que o seu cliente vai comprar é você. Saber como vender-se é fundamental. isso significa que precisa criar um clima de simpatia e respeito pela sua função. Antes de vender o que quer que seja, está a vender a sua imagem, delicadeza, atenção e interesse pelo seu prospect e/ou cliente. Tenha muita em atenção como se veste, como fala, como transmite o conhecimento do produto e toda a envolvente relacional. Se isto falhar, esqueça pois já perdeu a venda.

4. Estabelecer Necessidades
Sabe mesmo como identificar a real necessidade de seu cliente. A única arma que tem para conseguir realmente conhecer a necessidade é perguntar, perguntar e perguntar até ter todos os detalhes. Se não conhecer a necessidade do seu cliente, não vai saber o que é que deve propor. Veja o exemplo de um médico que faz toda uma série de perguntas ao paciente antes de diagnosticar o que quer que seja. Nas vendas é assim, há que diagnosticar o problema antes de apresentar a solução, se fizer ao contrário tem a venda estragada e só aumentará a frustração sua e do cliente.

5. Apresentação
Sabe mesmo como despertar o desejo no cliente em possuir o seu produto ou serviço? Se a sua solução assim o permitir, deixe-o testar, segurar na mão, olhar por cima, por baixo, de lado, vestir ou sentir. Tudo o que consiga transmitir a “imagem” na cabeça dele que vai possui o que está a querer. É assim que as pessoas compram.

6. O Fecho da Venda
O apressado como cru e quente“. Procure o momento adequado para fechar a venda. Tentar forçar a venda antes da pessoa ter tomado a decisão de “possuir” o produto, levará que ela saia pela porta ou então lhe ponha na rua imediatamente. Falar demais levará que ela fique saturado de ouvir a sua voz e também irá convidá-lo para terminar a reunião. O segredo está em saber identificar o momento correcto. Não é simples, deverá ter muita atenção aos detalhes e sinais que o cliente transmite. Muitas vendas perdidas por não saber reconhecer quando este momento acontece.

7. O Seguimento da Venda
Uma venda não termina no momento que o cliente diz que sim e paga. Quando um ciclo termina é necessário começar imediatamente a pensar na próxima venda. Um vendedor de uma venda só, não tem futuro no mercado de trabalho. Para que mantenha vários ciclos de novas vendas é necessário que o cliente tenha certeza que se tiver problemas há um acompanhamento posterior seja pelo vendedor ou pela equipa de suporte. A segurança do pós-venda é a garantia de um cliente voltar e/ou passar referências positivas sobre a sua solução.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Fazer a Diferença

Outubro 17, 2010

Tenho no meu blogue um desafio a quem o lê, de ser um ponto de…

Fantástico Mike!

Agosto 2, 2009

Todos os portugueses devem lembrar-se de um personagem que era desempenhado por uma dupla de…

%d bloggers like this: