Acredite que quando conhecer estas cinco estratégias de venda estupidamente simples, mas que poucos vendedores utilizam todas, vai pensar assim: “Por que é que eu sou tão básico e não pensei nisso antes?”
Começo por esclarecer uma coisa, também ela muito simples, se pensa que vai encontrar abaixo a fórmula mágica para vender, então entrou no local errado. Mas, porém, contudo e entretanto, se é uma pessoa que quer definitivamente atingir o sucesso e ser reconhecido como um bom vendedor, então convido-o a despender cerca de 3 minutos a ler estas estratégias.
Estratégia nº 1 – Seja Honesto
Pode parecer básico, mas há em todos vendedor o receio que o cliente não fique completamente satisfeito com o que comprou. Sobre a crença do cliente não pode fazer nada, mas sobre a sua crença pode tudo.
Se não acredita que o seu produto responde a 100% do que a publicidade diz, então procure identificar quais são as áreas ou funcionalidades onde ele não se encaixa e, sempre que esteja com o seu cliente, claramente esclareça todas as vantagens e… desvantagens.
Quando o cliente compra com a consciência plena do que pode e não pode obter do produto ou serviço, a sua imagem e credibilidade não vai ser posta em causa.
Estratégia nº 2 – Seja autentico
Efectivamente numa primeira abordagem a autenticidade pode até ser comparada com a honestidade. Nesta segunda estratégia o que quero explicar é que a sua forma de vender deve ser única. Não tente copiar metodologias, técnicas, tiques e manhas de outros vendedores só porque “acha” que isso vai ajudar a vender mais. Não vai, por isso não imite, crie!
Tal como a impressão digital dos seus dedos, o seu estilo de abordagem, conversa e persuasão deve ser único. Seja lembrado por ser diferenciador e não por ser mais um “vendedor da banha de cobra”.
Estratégia nº 3 – Seja culto e actualizado
A primeira coisa que lhe posso dizer é que “O vendedor de sucesso é aquele que investe tempo na única coisa que ninguém lhe tira: A sua formação e constante aprendizagem”.
A segunda é se existe uma coisa que irrita um cliente é questionar sobre como o produto ou serviço vai resolver o problema dele é o vendedor não ter uma resposta clara e objectiva.
Acredite que há duas coisas que não pode falhar: 1) Parar de ler livros, frequentar formações e workshops para continuadamente estar a aprender e cultivar a sua formação em vendas; e 2) conhecer profundamente como (e quais problemas) o seu produto ou serviço resolve. Não interessa nada saber o detalhe de funcionalidades, o que o cliente quer é saber se o que quer comprar resolve ou não o problema dele. Isso é ser culto e estar actualizado.
Estratégia nº 4 – Seja um vendedor servidor
Vendedor servidor não é vendedor subserviente. Há uma diferença clara entre estes dois tipos. Enquanto o segundo tipo significa estar a dizer “sim” a tudo o que o cliente exige só por que precisa desesperadamente vender, o primeiro caso ser um vendedor servidor é ser alguém que tem um profundo interesse em ajudar o cliente a resolver o problema, mas se for preciso dizer “não”, sabe como fazer sem que o cliente se sinta ofendido.
Exemplo vendedor subserviente:
Cliente – “Bom dia. Preciso por favor de encomendar 10 peças do vosso produto “x” mas tem que ser entregue até ao final do dia de hoje. É possível?”
Vendedor – “Olá bom dia sr. Cliente, sabe, já são 15h00 e como temos todas as entregas agendadas para hoje nós só vamos conseguir entregar o produto amanhã de manhã.”
Cliente – “Nem pensar, ou você me entrega isso hoje ou vou comprar a concorrência.”
Vendedor – “Bem, como o sr. Cliente é muito importante para nós, vou validar internamente e vamos entregar as 18h00 sem falta.”
Cliente (no dia seguinte) – “Ó sua besta, você disse que iria entregar ontem as 18h00 e eu estive aqui a espera até as 19h00 e não chegou nada!”
Vendedor – “Desculpe, não sei o que aconteceu, vou verificar. Por favor não se zangue, como compensação vou enviar mais 1 peça grátis para compensar o atraso da nossa parte”…
Exemplo de um vendedor servidor
Cliente – “Bom dia. Preciso por favor de encomendar 10 peças do vosso produto “x” mas tem que ser entregue até ao final do dia de hoje. É possível?”
Vendedor – “Olá bom dia sr. Cliente, sabe, já são 15h00 e como temos todas as entregas agendadas para hoje nós só vamos conseguir entregar o produto amanhã de manhã.”
Cliente – “Nem pensar, ou você me entrega isso hoje ou vou comprar a concorrência.”
Vendedor – “Permita-me perguntar uma coisa somente por favor: Existe a possibilidade de eu lhe entregar o que quer hoje, mas terei que aplicar uma taxa de urgência no valor de 15% do valor total da encomenda. Porém se for amanhã de manhã posso entregar as 10 peças e lhe aplicar um desconto de 5%. Qual opção pretende?”
Cliente – “hum, se calhar vou preferir que me entreguem amanhã de manhã. Mas consegue garantir que as 09h00 tenho as peças aqui na empresa?”
Vendedor – “Claro que sim. Muito obrigado pelo seu contacto e vou fazer todas as diligências para que as 09h00 as peças estejam ai”…
Estratégia nº 5 – Agradeça
Dispensamos muito pouco tempo da nossa vida a agradecer.
Agradecer por estar vivo, por poder ser parte de um todo, por ser quem sou, por ter o que tenho, por ter uma profissão que adoro, por ter você como meu leitor, por todos os dias estar a aprender coisas novas e por nunca desistir de sonhar e acreditar que posso fazer a diferença.
E você? O que tem a agradecer?
Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.
Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.
Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.
Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.
Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Eu sou contra o novo acordo ortográfico.