
Uma das coisas que melhor cuido é da minha agenda do outlook. É lá que está tudo e todos os que conheci e vou conhecendo na minha carreira profissional. Se uma pessoa quer realmente crescer profissionalmente, no meu entender, a melhor forma é criar uma excelente cadeia de contatos. Fazer networking para mim é fundamental. Não basta conhecer pessoas, isso é muito facil. O bonito é saber tirar proveito e negócios dos conhecimentos que vamos ganhando com o passar do tempo.
Hoje escolhi o tema do networking e apresento mais algumas excelentes dicas sobre networking. Afinal sempre vale a pena rever os melhores temas.
1-Fazer networking é tão necessário como respirar. Comece a aprender já
Como diz o ditado, há duas coisas na vida que não se pode fugir, impostos e da morte. No mundo dos negócios existe também duas coisas certas: fazer apresentações e negociar com pessoas. Não interessa o estágio onde estejamos, estamos sempre a fazer apresentações. Na escola, no trabalho, em casa ou mesmo no ginásio ou na praia. Somente se fores alguém com um espírito isolacionista é que não vai lidar com pessoas, mas isso também não lhe vai trazer negócios. Invista o quanto antes uma parte do seu tempo a conhecer pessoas e a criar a sua cadeia de contatos.
2-A regra dos 80/20 no networking
Algumas estatísticas interessantes:
- 80% das oportunidades de novos negócios você vai obter em 20% dos contatos que tiver.
- Somente 20% das pessoas nos negócios usa efetivamente o networking para fazer novos negócios;
3-Dar sem esperar nada em troca
Fazer networking é muito mais do que uma simples troca de cartões. Um bom networker nunca avança sobre as pessoas que conhece a falar do seu produto ou serviço. Numa primeira fase geralmente interessam-se em conhecer o que os outros fazem antes de falar de si. Esta atitude ajuda-o a criar uma boa reputação como alguém interessado nos outros. Tudo o que der, voltará mais tarde para si.
4-Conheça o seu valor
Muitas pessoas, principalmente os mais novos, não sabem explicar qual o valor que aportam num negócio ou processo negocial. Cada um de nós possui os seus valores que provêm da nossa experiência, da nossa energia e entusiasmo e da nossa personalidade. Despenda o tempo necessário para conhecer o seu potencial. Não se esqueça que quando estamos a fazer networking temos duas funções distintas, conhecer e dar-nos a conhecer.
5-Construa relações
Conhecer pessoas é somente o começo. O seu objetivo final deve ser criar uma relação. Este é o auge de todo o processo de networking. É partir da relação que vai conseguir dar conselhos, suporte ou partilhar informação. A seguir a isso virão os negócios.
6-Todos somos pontos de ligação
Não se esqueça que cada pessoa que conhece é uma potencial ligação a outra ainda mais importante. E se de repente a pessoa que conheceu no ginásio é amigo do dono da empresa que anda a tanto tempo para conseguir marcar uma reunião? Usei o exemplo do ginásio, porque andei um bom tempo a tentar agendar uma reunião com um CEO de uma importante empresa e nunca consegui. Até o dia que conheci um dos diretores da empresa no ginásio e ele consegui ajudar-me a agendar a reunião que tantas vezes tinha sido recusada.
7-Fazer networking é uma arte e para isso é preciso aprender as regras… e as táticas
Por regra todos os artigos sobre networking dizem sempre o mesmo – ter sempre consigo cartões-de-visita, criar o seu próprio discurso, ter um plano, etc. mas muito poucos falam sobre as táticas. É preciso aprender como entrar numa conversa ou mesmo como iniciar uma conversa e fazer as perguntas e depois saber sair como deve ser. A melhor forma de entrar numa conversa é usando as palavras certas. Por exemplo: “Olá”, “Com licença…”, “Desculpe interromper…” e “Perdoe-me”. Estas formas de introdução são excelentes formas de entrar numa conversa, mas uma coisa importante é preciso fazer-se ouvir, para isso a sua voz deve ser clara e no tom certo. Já para começar uma conversa existem excelentes exemplos como: “O que lhe apaixona?” ou “O que pensa estar a fazer daqui a 10 anos?” Perguntas como estas ajudam a engajar e abrir como deve ser uma conversa. Para sair de uma conversa, além dos primeiros exemplos acima, deve também deixar em aberto os próximos passos que poderá ser conectarem-se no Linked-In, enviar um email, tomar um café ou enviar um email).
8-Complemente o seu networking com a sua presença online
Nos dias de hoje existem várias formas de complementar a sua cadeia de contatos. Use o Facebook, Linked In, Twitter e Google+ para criar o seu perfil online. Estes sites permitem que possa adicionar mais informação sobre si do que aquela que está no seu cartão de visitas. Qual usar? O que mais esteja inserido no seu ramo de negócio. Eu pessoalmente invisto profissionalmente no Linked In e Twiiter e para os meus contatos pessoais o Facebook. Qual o que mais lhe interessa?
9-Não fazer nada depois de conhecer alguém
Trocar cartões de visitas é a coisa mais simples e fácil que há. É muito comum trocarmos cartões com outras pessoas e nunca mais sabermos mais nada sobre ela. Eu não atuo assim. Por norma depois de fazer uma reunião ou conhecer alguém, envio sempre um email a agradecer o tempo que dispensou comigo e deixo aberto a porta para um futuro contato.
10-É preciso gostar conhecer pessoas
Sim, não vale a pena estarmos aqui a dar todas as dicas e táticas se você não gosta de conhecer pessoas. Não tenho nada contra isso, mas se está na área comercial ou é dono do seu negócio e tem um perfil isolacionista, então é hora de mudar e muito rápido se quer ter sucesso.
Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.
E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.
Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Eu sou contra o novo acordo ortográfico.