O Sal, a pimenta e o azeite que fazem uma equipa de sucesso

Muitos dos que estão a iniciar a leitura deste artigo estão a pensar, o que tem a ver o sal, a pimenta e o azeite com as vendas. A resposta é TUDO e NADA.

Estranha esta combinação? Então vou explicar melhor. A mais de 15 anos que estou a gerir pessoas. Não é uma fórmula onde podemos simplesmente dizer o que queremos que eles façam e pronto, logo a seguir está tudo feito.

Foi por isso que esta semana dentre os vários artigos que recebo gostei desta analogia e agora apresento a minha versão.

Tal como uma boa comida precisa dos melhores ingredientes, construir uma equipa vencedora, seja ela nas vendas, no desenvolvimento ou no suporte a clientes também depende da boa conjugação destes três ingredientes:

SAL: Um grande desafio

Quanto maior o desafio, maior a adrenalina. Quando vamos andar numa montanha russa, sabemos que o desafio é grande e por isso vamos com mais atenção a tudo o que nos rodeia. No nosso trabalho todas as coisas que fazemos ou tratamos de forma repetitiva são descuidadas. Uma forma mental de manter-me atento a tudo o que se passa no meu trabalho é acreditar que sempre que chego ao trabalho este é o meu último dia e tenho que dar o tudo-por-tudo para que eles queiram que eu volte no dia seguinte. Este desafio constante permite que esteja a avaliar e por em causa tudo o que faço, para assim poder fazer melhor.

PIMENTA: Uma grande paixão

Quando estamos apaixonados tudo o que fazemos tem um sentido. Há alguns anos atrás quando o Futebol Clube do Porto foi campeão Português e campeão europeu, o seu treinado na altura disse que o que lhes motivou todos os dias vencerem foi a paixão. Não era uma equipa de estrelas (apesar que depois algumas viraram) mas era uma equipa coesa e motivada por uma determinação.

AZEITE: Espaço para crescer

Este é sem dúvida o principal ingrediente. Uma equipa de sucesso tem que ter espaço para inovar. Espaço para errar e começar de novo. Tal como uma criança que antes de começar a andar cai diversas vezes, uma equipa de sucesso só o é depois de errar muito e ter a possibilidade de aprender com estes erros e melhorar. Existe um ditado que diz: “Quem faz muito, erra muito. Quem faz pouco, erra pouco e quem não faz nada… Nunca erra!” Prefiro ser do grupo que erra muito, pois em cada erro está uma lição que permite eu melhorar.

Se todas as pessoas da sua equipa encaram tudo o que fazem como um desafio, são apaixonados pelo que fazem e ainda por cima têm espaço para poderem criar, melhorar e inovar, isso é a fórmula mágica para o sucesso.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

O Sal, a pimenta e o azeite que fazem uma equipa de sucesso
Tagged on:     

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!