Como aumentar as suas vendas através de Reuniões de Networking

by

Esta semana quero-vos escrever um acontecimento que vivi na primeira pessoa. Estive por dois dia em duas reuniões de Networking, uma no Hotel Solplay em Linda-a-Velha e outra em Lisboa no NH Hotel. Foram experiências que tieveram algumas características muito interessantes. Passo a explicar:

– O facto de ter que acordar as 05h30 da manhã para estar no evento as 06h30 pontualmente, pois o evento começava as 06h45 até as 09h00, mas soube que o evento acaba pontualmente as 08h30.

– A descontracção e motivação que vi em todos ao estarem a movimentar-se na sala e a perguntar a cada um dos participantes o que o outro fazia, e o que mais me impressionou: a atenção que davam uns aos outros. Não era aquela sensação quando estamos num cocktail qualquer, onde cada um fala, fala, fala e ninguém está a lhe dar a mínima. Aqui não era assim.

– O que mais me custou foi conseguir no primeiro dia conseguir ter a descontracção necessária para interagir com as outras pessoas, pois, mesmo sendo um vendedor, um ambiente onde não conheço ninguém, torna-me tímido, e acredito que o mesmo se passa com muitos de vocês que estão a ler-me agora.

Partindo deste terceiro ponto, leva-me então ao texto que esta semana quero partilhar convosco: Como podemos aumentar as nossas vendas através destas reuniões de Networking.

Fazer Networking é uma das mais efectivas técnicas para pessoas que estão a trabalhar no seu negócio ou em pequenas empresas que precisam efectivamente de aumentar o seu número de clientes. Mas afinal o que é o Networking? Defino como uma forma barata e personalizada de publicidade. Barata, porque tudo que você tem que fazer é conversar com pessoas. Personalizada, porque poderá ajustar a sua mensagem dependendo com quem você conversa.

Nestas reuniões de Networking, as pessoas aproximam-se de você e perguntam-lhe o que faz. Neste instante o que terá, são alguns minutos (ou mesmo segundos), para apresentar a alguém porque será importante para ele vir a fazer negócio consigo. Se tiver este discurso escrito (também chamo a isto o “Discurso de Elevador”) de uma forma clara, e mais que tudo, bem treinado, garantirá que utiliza esses poucos (e preciosos) segundos de uma forma eficiente.

Comecemos então por responder a 3 simples perguntas. A ordem porque irá responder é indiferente.

  • Qual a sua especialização?
  • Quem são os clientes com que está a trabalhar?
  • O que eles conseguiram ao escolher trabalhar consigo?

Como exemplo, usemos um personagem que é um consultor de marketing especialista em trabalhar com pequenas empresas. Quando alguém lhe perguntar o que é que ele faz, ele responde: “Sou um consultor de marketing”.

Que resposta emocionante. Não acham?

Ao pedirmos para que ele responda as 3 perguntas acima, o que obtemos é:

  • Qual a sua especialização?
    • Crio estratégias efectivas de marketing e publicidade.
  • Quem são os clientes com que está a trabalhar?
    • Pequenas empresas.
  • O que eles conseguiram ao escolher trabalhar consigo?
    • Mais vendas.

Agora vamos reescrever as mesmas respostas numa outra com um pouco mais de texto: “Crio estratégias efectivas de marketing e publicidade para pequenas empresas, que conseguem com isso, obter mais vendas e aumentar os seus lucros”.

O texto acima é a base da base de um provável Discurso de Elevador. Podemos aumentá-lo, ajustá-lo ou personalizar o texto da forma que bem entender numa reunião de Networking. Vamos então a alguns exemplos:

Na perspectiva de Ajudar: “Eu ajudo pequenas empresas a aumentar as suas vendas criando estratégias eficientes de marketing e publicidade”.

Na perspectiva de Resolver Problemas:”Eu trabalho com pequenas empresas, e o que faço é ajuda-los a aumentar os seus lucros através de campanhas eficientes de marketing e publicidade”.

Na perspectiva que até a sua avó entende: “Ajudo as pessoas a compreender o que é eles devem dizer, nas reuniões comerciais com futuros clientes”.

Na perspectiva de uma reunião com colegas de profissão: “Crio publicidade e estratégias de marketing que dão um alto índice de resposta e um ROI rápido para os meus clientes“.

Se estiver num evento de Networking onde todos ficam de pé e fazem uma breve apresentação ao grupo, por favor, adicione um pedido. Adicionar um pedido ao seu “Discurso de Elevador” irá de certeza aumentar as suas possibilidades de conseguir alguma referência. Vejamos como seria a actuação do nosso consultor de marketing nessa reunião:

Crio estratégias eficientes de marketing e publicidade para pequenas empresas, que resultam em mais vendas e maiores lucros, e actualmente procuro três empresas que queiram um grande anúncio escrito num jornal de grande circulação“.

Outra forma efectiva de aumentar a possibilidade de obter uma referência, é oferecer (de uma forma informal) os seus serviços. Vejamos um exemplo:

Se desejarem ver exemplos dos tipos de estratégias que eu crio, por favor escrevam “quero mais informação” na parte de trás do vosso cartão de visitas antes de me entregar, assim enviarei um e-mail com uma brochura de exemplos assim que retornar ao meu escritório. Obrigado a todos“.

Quando as pessoas nestas reuniões de Networking solicitam-te livremente informação sobre o seu produto, eles estão a dar-te permissão para contactá-las. Seja rápido a responder!

Pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

[email_link]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Hoje trago-vos algumas dicas para conseguir obter mais alegria enquanto vende e claro, mais lucro…

Todos nós que trabalhamos não devemos ter medo de falhar. Pelo contrário, devemos saber absorver…

%d bloggers like this: