Esta semana resolvi trazer-vos um tema que muitas vezes nos acontece e algumas vezes acertamos outras nem por isso. Será que sabemos mesmo se estamos a frente de quem toma a decisão? A pessoa que irá dizer o tão esperado “Sim, vamos comprar”?
Com a actual panóplia de títulos que existem dentro de uma organização, tentar descobrir quem realmente decide pode ser uma dor de cabeça, e raramente (raramente MESMO!) é a pessoa que tem a sua frente.
A pessoa que decide pode ser o Director Geral, o Director de Compras, o Director Financeiro, o Director do Director do Director, etc, ou seja, a sua capacidade para entrar a fundo dentro da organização e conhecer a pessoa, que no fim da cadeia, irá dar o OK para comprar o seu produto, pode estar a uma distância muito grande do ponto onde está.
“ Se não está a falar com a pessoa que irá tomar a decisão, o seu ciclo de venda será longo e ainda corre o risco de simplesmente não fazer o negócio”.
Em todas as organizações também existe a pessoa que chamamos o “influenciador”, ou seja, a pessoa que poderá ser o nosso “patrocinador”, mas uma coisa é certa: ELES NÃO DECIDEM!
No fim da questão o que conta é o seguinte: “Se não está a falar com a pessoa que decide, não está a falar com um prospect devidamente qualificado. Normalmente os vendedores gastam demasiado tempo a tratar (e bajular, adular, trata bem, etc) com alguém que a partida não irá tomar a decisão de compra do que está a tentar vender.”
Quero dar-vos um exemplo, muitas organizações fazem eventos, congressos, seminários, workshops, ou que quer que seja que chamem. Normalmente qual é a decisão de quem tem a responsabilidade nas empresas? Mandar a estes eventos um colaborador que não tem poder nenhum. A frase utilizada por quem manda é a seguinte: “vai lá, vê o que é que eles querem dizer, apresentar ou vender e depois faz um resumo para conhecermos a oferta”.
Uma boa maneira de saber se está (ou não) a falar com quem decide dentro de uma organização, é consultar e pesquisar quem é que manda na empresa, e tentar falar com ela. É esta a pessoa que no final irá “assinar a compra”.
Estará a pensar neste momento que o que digo é algo completamente impossível. Como é que você irá conseguir contactar um CEO ou CFO, se eles nunca ouviram falar de si ou da sua empresa? Sobre este tema já tratei num blogue anterior, e como disse na altura, existe forma e maneira de atingir estas pessoas.
Uma vez que conseguiu atingir a pessoa que decide, deixo-vos algumas perguntas que poderão ajudar bastante a identificar se realmente a pessoa que está a sua frente é quem decide.
1) Qual é o vosso processo de decisão de compra?
2) Como fizeram esta decisão anteriormente?
3) Quais são os passos a serem seguidos no vosso processo de decisão?
4) Qual o tempo que levam a decidir?
5) Quem está envolvido no processo de decisão?
6) Quem toma a decisão final?
7) Conjuntamente com quem irão tomar a decisão final de compra?
8) Após apresentarmos uma proposta o que acontece?
9) Quanto tempo demorará a avaliação da nossa proposta?
10) Quanto pretendem tomar uma decisão?
11) Quando pretendem iniciar o processo de decisão?
Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.
[email_link]