A importância da Visão no negócio

Todos os manuais de gestão apregoam a necessidade de criar uma Missão e uma Visão quando deseja criar o seu negócio. Enquanto a missão, segundo este site, é: “aquilo que deve ser feito, um compromisso. É o pilar que trata o seu propósito, razão de existir do negócio. Define o papel desempenhado pelo negócio na sociedade, norteia os seus objectivos e os deixa mais possíveis, claros e realistas.

Já a Visão, para mim, significa trabalhar na concretização de um sonho, fazer tudo para materializar um pensamento, um conceito. É trabalhar o objectivo formado pela imaginação. A Visão altera o modo de ver ou conceber um determinado objectivo.

Enquanto a Missão e sólido, a Visão é etérea. Por isso, acredito que a Visão merece uma atenção especial, principalmente para si que está a arrancar com o seu negócio e não compreende o porque de criar a Visão.

A Visão deve reflectir o que quer para a sua vida

Criar uma visão clara e cristalina do seu negócio significa primeiro ultrapassar o desafio de mudar o foco da sua condição actual para o patamar que quer atingir.

Como empreendedor enfrenta o medo inicial de arrancar com o negócio, não ter clientes e potencialmente ver as pessoas que gostar desacreditar na sua capacidade. Não digo que não deva pensar nisso, mas o que impede de mudar o foco da situação actual para a que deseja para o seu negócio?

Explicando melhor, imagine que para o seu negócio ter sucesso precisa vender 10.000 euros mensais. Só olhar para o número já é assustador e até desmotiva completamente qualquer acção, certo? Porém como será olhar para este valor de uma forma diferente?

Vejamos, se o seu serviço custa 100 euros, então o desafio para atingir os 10.000€ tem de angariar 100 novos clientes, ou seja, 5 clientes por dia. Agora o esforço não está no objectivo inicial, mas sim no objectivo diário.

Há ainda outras formas de melhorar este rácio. Se o seu serviço passar a custar 200 euros, o esforço será angariar somente 50 clientes, ou seja cerca de 2,5 clientes por dia.

Olhando assim até parece fácil, mas acredite que não é simples nem fácil, de todo. Se assim fosse, ninguém trabalhava para os outros e eramos todos empresários.

Se fosse meu cliente de , iria trabalhar consigo para melhorar a qualidade do seu serviço, não para continuar a custar 100 ou 200 euros, mas sim, 1000 euros. Pois assim o esforço seria somente 10 clientes mensais ou somente 2,5 clientes por semana. Maior qualidade no serviço significa menor esforço e melhor retorno. Concorda comigo?

Siga-me pelologo_b

A Visão deve ser congruente entre o que pensa e como age

Não pode estar a criar uma empresa de serviços de limpeza e a sua casa estar numa bagunça danada. Não pode estar a criar um negócio para cuidar de crianças e ter pouca paciência para a agitação que as crianças fazem.

Eis um checklist que deve observar quando está a criar a Visão para o seu negócio, que explicitamente está a indexar a sua vida pessoal.

  • A suas atitudes, pensamentos e forma de agir reflectem o que quer para a sua vida profissional?
  • A Visão que imagina para o seu negócio entra em conflito com alguma área da sua vida pessoal como por exemplo: família, amigos, vida social, saúde ou finanças?
  • Trabalha a sua Visão com base na sua “fé” ou em dados concretos sobre como poderá ser uma mais valia para os seus clientes?
  • A Visão desperta em si emoção, inspiração e acção?
  • Sabe exactamente o que “NÃO” quer para o seu negócio?
  • Pesquisas confirmam que quem têm uma Visão, sonhos e objectivos bem claros e em linha com o seu negócio, terão muito mais sucesso do que aqueles que não tem.
  • Estas mesmas pesquisas revelam ainda que aqueles tenham declarações e objectivos escritos da Visão se saem muito melhor do que pessoas que simplesmente carregam essas ideias no pensamento.
  • Rever a Visão escrita diariamente potencializa significativamente o sucesso. Um estudo documentou que todos os que escreveram e depois liam diariamente as suas declarações de Visão ganharam muito dinheiro. Colocar o foco, todos os dias, vai produzir frutos na sua vida. Não quero dizer que o dinheiro deva ser o objectivo, mas o poder de foco numa Visão o ajudará a alcançar os resultados desejados.
  • Torne suas declarações de Visão acessíveis. Tenha uma cópia ao lado da cama, no escritório e em outros locais convenientes para sua revisão. Coloque-os no seu telefone para poder ler a sua Visão em qualquer lugar e a qualquer hora. Leia diariamente.
  • Lembre-se que todo o processo de mudança leva algum tempo a reflectir resultados. Ao remodelar os seus pensamentos e seu foco, seja paciente. Está num processo de reconstrução e é fácil render-se e voltar aos velhos padrões de pensamento. A Visão ajudará a superar isso e seguir em frente.
  • Comece agora. Cada dia que adiar é um dia sem o poder do seu novo foco.

O maior presente que pode dar a si mesmo é estar completamente envolvido na sua vida – e inspirar os outros a fazer o mesmo, comprando o seu serviço. Para mudar o mundo, primeiro tem de ser o primeiro a mudar.

Conclusão final

Se sente que está pronto para fazer alterações no seu estilo de gestão e liderança e quer trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a ter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo e prazos. Vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça. Dê o primeiro passo agora.

Clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou telefone para descobrir como eu posso ajudá-lo. Ou pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
A importância da Visão no negócio
Tagged on:                 

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat