As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte II

Na semana passada apresentei a primeira parte deste artigo onde expliquei quais as 5 primeiras mentiras que os maus vendedores gostam de aplicar. Para terminar esta lista, esta semana são as ultimas 6 mentiras. Espero que elas sirvam para você não se identificar com nenhuma delas.

Mentira nº 6 – Vou acalmar porque já trabalhei muito hoje

A pergunta que está a fazer é: “Mas o que isso tem de mentira?”, a resposta é:: NADA e TUDO. NADA se você aplicar esta frase numa sexta-feira a tarde depois de uma semana inteira a dar no duro para conseguir vender. TUDO, quando esta frase é dita numa segunda-feira logo as 10h00. A vida de vendedor não é fácil. Tal como todas as profissões, para se ter sucesso é preciso batalhar. É preciso treinar, estudar, procurar, transpirar e sofrer para depois disso poder descansar.

Mentira nº 7 – Eu mereço um aumento/promoção

Não duvido e não discuto que todo bom profissional seja merecedor de um aumento ou promoção. Quando é que isso se torna uma mentira? Quando você vive obcecado com isso e não age em conformidade para que isso aconteça. Torna-se uma mentira porque ao invés de todos os dias dar o seu melhor, você passa o tempo inteiro a comparar o seu trabalho com o seu colega. A dizer a toda a gente que é o melhor vendedor, porém não há um mês que você consiga atingir a sua quota. Passa o tempo inteiro na sala do café a falar mal dos colegas e depois quando fala com o seu chefe, reclama que é o trabalhador mais esforçado da equipa e que não tem nenhum reconhecimento por isso. Cuidado, só é promovido e aumentado quem realmente faz por merecer. A profissão de vendedor é medida por resultados. Se você os atinge, consegue progredir, se não consegue, então procure compreender onde está a falhar e corrija. Assim no próximo mês você fará parte dos que se deram bem.

Mentira nº 8 – Isso pode ser feito mais tarde

Um contato que não é feito quando deveria, é um contato perdido. Uma proposta enviada mais tarde do que o cliente esperava significa uma proposta perdida. Um compromisso que adiou só porque estava a chover e não queria molhar os pés, é uma vantagem que a concorrência ganha. Nas vendas não há depois. Há o agora e o fazer acontecer o mais depressa possível. Tudo o que for adiado é perdido. Se quer crescer e ser melhor vendedor, então não adie. Não procrastine o seu trabalho. Você é a única pessoa que pode fazer a diferença entre conseguir e perder um negocio.

Mentira nº 9 – Uma vez não vai fazer mal a ninguém

Esta mentira está muito relacionada com quem adora procrastinar o trabalho. Onde é que esta mentira acontece? Acontece nas vezes que te pedem para cumprir uma tarefa num determinado prazo e você não cumpre. Quando é suposto você fazer um número de telefonemas e não os faz. Quando deveria ter entregue um relatório e não entregou. Quando assumiu um compromisso com o cliente de lhe enviar uma proposta numa determinada data e não enviou. Todas as vezes que se comprometer com alguma coisa, cumpra. Não adie, não protele, não deixe que seja a sua concorrência a ganhar os seus negócios. Nas vendas, uma vez VAI FAZER MAL A TODOS.

Mentira nº 10 – Não vou ter a menor hipótese de ganhar este negócio

Tenha consciência do seguinte: “Não foque só no destino. Desfrute do prazer do caminho. Tem muito a aprender com isso!” se logo a partida você já se sente derrotado, então a derrota será o que vai conseguir. Não quero dizer que só deva pensar que vai ganhar, mas atitudes positivas atraem respostas positivas, até na matemática dizemos que mais com mais é igual a mais. Certo? Como já disse varias vezes, ser vendedor não é uma profissão para pessoas com um coração fraco. Só os fortes, destemidos, furões e determinados em conseguir vingar serão os que atingem o sucesso.

Mentira nº 11 – Já é muito tarde para mudar qualquer coisa

Há um ditado que diz que o jogo só acaba quando o arbitro apita o final. Até lá é dar o tudo por tudo para tentar mudar. Não há decisões finais até que a caneta esteja a assinar o pedido de compra. Até que isso aconteça a sua função é dar o tudo por tudo para alterar uma decisão a favor da concorrência. Não digo para ir com preços kamikazes, digo que tem que usar todas as armas (menos preço) ao seu alcance para pelo menos adiar a decisão ou por o seu produto/serviço em jogo. Desistir não é uma opção para quem quer atingir o sucesso.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

E é isso. Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

[email_link]

As mentiras que os maus vendedores adoram – Parte II

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!