Vou começar esta semana uma série de artigos que vai juntar muitas dicas que considero ser a maior vantagem para atingir a excelência nas vendas e poder se tornar o melhor vendedor dentro da sua empresa.
O que vou apresentar a seguir são as ferramentas que precisa para ser tornar um Mestre de vendas, que defino como uma pessoa que é apaixonado sobre a optimização de todas as etapas do processo de vendas: as ferramentas, os papéis, as tarefas, as metas e as compensações.
Nota importante: as ferramentas que irei fazer referência são meramente indicações e não tem da minha parte nenhuma relação comercial ou representativa de qualquer uma delas. Use as que achar que podem contribuir para melhorar o seu desempenho profissional.
Dica nº 1 – Conheça o seu mercado como a palma da sua mão
Houve tempo que um comercial para ser bem sucedido, precisava palmilhar centenas, as vezes milhares de quilómetros para conhecer com todo o detalhe possível o seu mercado, zona de actuação e potenciais clientes. Graças a Deus estes tempos já lá vão e com muito menos esforço mecânico (entenda caminhar) pode conhecer todo o seu potencial mercado. Aplicações como o Linked In Sales Navigator, o Pipetop ou o SalesLoft (todas pagas mas com um período de trial) ajudam a rapidamente criar uma base de dados com informação detalhada das pessoas certas a contactar dentro das empresas no mercado que lhe foi atribuído.
O que ganha com isso?
- Reduz o tempo de pesquisa e análise – acredito que reconheça que fazer isso manualmente demora imenso tempo, é entediante, penoso e de rápida desactualização.
- Conhece melhor os seus interlocutores – os beneficio de poder seguir e conhecer quem são e quais as tendências que o seu mercado quer vai permitir adaptar melhor o seu discurso e processo de prospecção.
Dica nº 2 – Venda sempre o melhor que há
O mercado já não tem vontade para produtos medíocres e sem qualidade. Cada vez mais os seus clientes pesquisam tudo o que precisam na internet antes mesmo de escolher o fornecedor. Há muita informação (e desinformação) que ajudam o cliente no processo de decisão. Se ele quer produto baratos vai comprar no eBay ou OLX. Quando o seu produto está qualificado pelos seus atuais clientes como bom, eles vão querer encontrar isso.
O que ganha com isso?
- Todos lêem as mesmas referências – o seus cliente estão a consultar o site da sua concorrência e o seu em simultâneo. Qual deles vai conseguir ser melhor e mais informado ao ponto de atrair a atenção do cliente?
- Eles precisam de testar antes de comprar – cada vez mais os clientes querem ter absoluta certeza que o que compram está de acordo com o que desejam. Testar antes é a garantia que, se gostar, vai definitivamente comprar e se tornar um embaixador do seu produto.
- Os clientes divulgam tudo nas redes sociais –se gostarem divulgam avaliações positivas sobre a experiencia tido no Facebook, instagram ou pinterest. Mas se não gostarem, acredite que a capacidade de espalhar a má noticia é maior do que quando é boa. Porque não se junta a equipa do Venda Melhor no Slack, uma plataforma de interacção que permite partilhar duvidas e obter as melhores respostas.
Para a semana trago a segunda parte desta série de artigos com mais dicas.
Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Se não gostou, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores do que você.
Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.
Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Eu sou contra o novo acordo ortográfico.