Como atingir a excelência nas vendas – Parte I

Vou começar esta semana uma série de artigos que vai juntar muitas dicas que considero ser a maior vantagem para atingir a excelência nas e poder se tornar o melhor vendedor dentro da sua empresa.

O que vou apresentar a seguir são as ferramentas que precisa para ser tornar um Mestre de vendas, que defino como uma pessoa que é apaixonado sobre a optimização de todas as etapas do processo de vendas: as ferramentas, os papéis, as tarefas, as metas e as compensações.

Nota importante: as ferramentas que irei fazer referência são meramente indicações e não tem da minha parte nenhuma relação comercial ou representativa de qualquer uma delas. Use as que achar que podem contribuir para melhorar o seu desempenho profissional.

Dica nº 1 – Conheça o seu mercado como a palma da sua mão

Houve tempo que um comercial para ser bem sucedido, precisava palmilhar centenas, as vezes milhares de quilómetros para conhecer com todo o detalhe possível o seu mercado, zona de actuação e potenciais clientes. Graças a Deus estes tempos já lá vão e com muito menos esforço mecânico (entenda caminhar) pode conhecer todo o seu potencial mercado. Aplicações como o Linked In Sales Navigator, o Pipetop ou o SalesLoft (todas pagas mas com um período de trial) ajudam a rapidamente criar uma base de dados com informação detalhada das pessoas certas a contactar dentro das empresas no mercado que lhe foi atribuído.

O que ganha com isso?

  • Reduz o tempo de pesquisa e análise – acredito que reconheça que fazer isso manualmente demora imenso tempo, é entediante, penoso e de rápida desactualização.
  • Conhece melhor os seus interlocutores – os beneficio de poder seguir e conhecer quem são e quais as tendências que o seu mercado quer vai permitir adaptar melhor o seu discurso e processo de prospecção.

Dica nº 2 – Venda sempre o melhor que há

O mercado já não tem vontade para produtos medíocres e sem qualidade. Cada vez mais os seus clientes pesquisam tudo o que precisam na internet antes mesmo de escolher o fornecedor. Há muita informação (e desinformação) que ajudam o cliente no processo de decisão. Se ele quer produto baratos vai comprar no eBay ou OLX. Quando o seu produto está qualificado pelos seus atuais clientes como bom, eles vão querer encontrar isso.

O que ganha com isso?

  • Todos lêem as mesmas referências – o seus cliente estão a consultar o site da sua concorrência e o seu em simultâneo. Qual deles vai conseguir ser melhor e mais informado ao ponto de atrair a atenção do cliente?
  • Eles precisam de testar antes de comprar – cada vez mais os clientes querem ter absoluta certeza que o que compram está de acordo com o que desejam. Testar antes é a garantia que, se gostar, vai definitivamente comprar e se tornar um embaixador do seu produto.
  • Os clientes divulgam tudo nas redes sociais –se gostarem divulgam avaliações positivas sobre a experiencia tido no Facebook, instagram ou pinterest. Mas se não gostarem, acredite que a capacidade de espalhar a má noticia é maior do que quando é boa. Porque não se junta a equipa do Venda Melhor no Slack, uma plataforma de interacção que permite partilhar duvidas e obter as melhores respostas.

Para a semana trago a segunda parte desta série de artigos com mais dicas.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se não gostou, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar serem melhores do que você.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Como atingir a excelência nas vendas – Parte I
Tagged on:             

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558