Como ser empresário à distancia

Não é possível ignorar este novo tempo onde o mundo vive e nos ensina a lidar com o problema de manter a empresa fechada por causa do Covid-19. Nem todos os negócios conseguem ter os seus empregados a trabalhar a partir de casa. Facto. Para complicar, existe uma classe de pessoas que são os empresários por conta própria ou como todos chamam, os empreendedores, que precisam continuar a trabalhar para ter dinheiro no final do mês para pagar as suas contas e sobreviver. Estas pessoas não contam com um salário fixo no final do mês e, maioritariamente, vendem serviços cujo problema do distanciamento social, impede o fornecimento do mesmo.

Resiliência é a palavra certa para quem se manter firme no seu propósito de conseguir ultrapassar este período duro e conturbado. Mudanças rápidas causam estresse, ansiedade e, em alguns casos, paralização pessoal ou corporativa. Isso não precisa ser desta forma, pois os negócios podem ser construídos à distância. Assim sendo, trago algumas dicas para si que é empresário, sobre como criar a sua própria estratégia de sobrevivência e continuar a vender os seus serviços.

Siga-me pelologo_b

Relacionamentos podem florescer e novas histórias serem criadas

Com os seus potenciais clientes a serem obrigados a ficar em casa por causa do isolamento, já não podem dizer que não atendem o telefone ou não leem o email por estarem em reunião ou demasiado ocupados. Do ponto de vista profissional, agora é a hora de investir tempo e esforço para criar novas relações. Encontre, entre as várias ferramentas de divulgação que estão disponíveis, qual ou quais as que permitem gerar novas conexões. Esteja aberto para participar em grupos de discussão de determinados temas do interesse do seu cliente-alvo e explore os vínculos e as oportunidades que são comuns. Dou um exemplo onde um serviço tradicional pode ser reinventado. Uma cooperativa de táxi cobra a partir de 4€ para ir buscar produtos a uma empresa e levar estes aos destinatários. Deixou de ser um serviço de puro transporte de passageiros para ser um meio de entrega de produtos.

 Não se deixe abater pela falta de clientes. Explore novos caminhos e elimine crenças limitantes. Se assim fizer, o resultado será um grande primeiro passo em direção a um novo caminho. Uma experiência compartilhada produz um forte relacionamento com os personagens ligados a essa nova história.

Distância já não é a barreira

Ontem a noite no telejornal escutava com atenção um dos mais importantes empresários portugueses Filipe de Botton, a explicar ao jornalista da TVI que, desde que começou o isolamento, a sua agenda esvaziou completamente de reuniões e viagens de negócios. Agora consegue com os meios tecnológicos, participar em todas estas mesmas reuniões, mais focado, fá-las mais curtas e até consegue criar novos laços de proximidade com os seus clientes. Interessante este ponto de vista.

No meu caso, continuo a trabalhar com os meus clientes e a ser muito mais focado e determinado na execução das tarefas do que antes. Há mais atenção de parte a parte no que está a acontecer e consegui eliminar todos os pontos de distração para estar focado na tarefa que tenho em curso. Tudo o que possa acontecer ao lado não interessa mais.

Encontre maneiras de fornecer valor à distância

Muitos favores e considerações podem ser alcançados à distância. Pague adiantado no processo de construção e reforço de relacionamentos, ofereça ajuda a outras pessoas que desejam crescer durante esse período. Como empresário, que tem a capacidade de prestar um serviço, pode ser um recurso crítico para familiares, amigos, colegas de profissão e até clientes em potencial (lembre-se de que há valor em oferecer uma demonstração dos seus serviços). Um comentário de agradecimento ou um e-mail com um texto ponderado e com significado real, podem agregar valor e criar a percepção de que está pronto, disposto e capaz de fornecer valor. Reconhecer o valor fornecido por outras pessoas de maneira simple (um depoimento, oferecer uma referência ou simplesmente um agradecimento público) é uma excelente maneira de dar o exemplo e poder pedir o mesmo em troca. Estes são hábitos básicos de construção de negócios, são fantásticos e geram bons comportamentos.

Mantenha-se disciplinado e bem estruturado

O ambiente a distância pode alterar a estrutura profissional que está habituado. Por exemplo, os empresários que operam com sucesso e prosperam num modelo de serviços à distância são disciplinados e estruturados. Eles definem o seu dia e semana para cada uma das tarefas e cumprem horários tal como fariam numa circunstância tradicional. Eles agendam reuniões e telefonemas, alinham o cronograma dos projectos, escrevem os planos para os seus negócios e encontram equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A definição de regras bem estruturadas mantém o corpo, a mente e a alma alinhados num propósito único. Agora, mais do que nunca, a resiliência e determinação são necessárias para lidar com o desconhecido, criar novos caminhos e criar novos laços… mesmo mantendo uma distância social.

Conclusão final

Se sente que está pronto para fazer alterações no seu estilo de gestão e liderança e quer trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a ter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça. Dê o primeiro passo agora.

Clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou telefone para descobrir como eu posso ajudá-lo. Ou pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->
    Como ser empresário à distancia
    Tagged on:                                     

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat