
Várias são as historias a descrever como empresas e fornecedores de diferentes serviços estão a trabalhar de graça para resolver problemas nos seus clientes. Tomam esta atitude porque os negócios estão a diminuir e querem manter os seus empregados ocupado. Outra razão apresentada é simplesmente querer continuar a ajudar os clientes.
Isso pode parecer muito engraçado e até altruísta, mas quero lhe fazer uma chamada de atenção: leia com cuidado este artigo, porque se quiser continuar a manter o seu emprego, deve começar a fazer dinheiro, já!
Quer continuar a ajudar os seus clientes? Então torne-se relevante e faça-se pagar!
Reconheçamos, o conceito de trabalhar sem cobrar foi durante muitos anos utilizado como uma excelente estratégia de marketing. É certo e sabido, que ocasionalmente, todos nós damos “consultoria” gratuita aos nossos clientes. É certo que estamos numa altura complicada e devemos ajudar, principalmente os nossos clientes, prestando serviços adicionais a um valor quase no limiar do gratuito, mas por favor nunca, mas mesmo nunca, deixe de cobrar pelos seus serviços.
Verdade absoluta: A primeira vez que oferecer de graça serviços ou produtos, você imediatamente perdeu todo o Valor que criou sobre eles. A partir deste momento, nunca mais conseguirá recuperá-lo.
Facto: esta nova era que vivemos, está a fazer as empresas (e o mundo) mudar drasticamente a maneira como fazer negócios. Agora, se está numa fase que não está a fazer novos negócios ou a fazer poucos negócios, o mercado está a dar-lhe uma grande lição. Você então tem duas opções, 1) deve urgentemente reajustar os seus serviços ou produtos para que os mesmos tornem-se mais relevantes, ou, 2) procurar novos mercados onde os seus serviços e produtos actuais se encaixem.
Como um profissional de vendas, você deve procurar todos os dias novas formas de fazer com que os seus clientes olhem para si e para o que vende, como uma mais-valia para o negócio dele. O mercado exige isso, é seu dever saber suprir esta necessidade.
É também seu dever, tornar os seus produtos e serviços relevantes de acordo com as necessidades que os seus clientes e o mercado exigem, é preciso saber fazê-los pagar pelos seus serviços ou produtos.
Todos temos a responsabilidade de nos reinventar todos os dias, somente quando nos tornamos relevante é que podemos adequadamente servir melhor os nossos clientes.
Comparemo-nos como um professor de ginástica que não pode estar a treinar outras pessoas para estarem fortes, em boa forma e com um corpo saudável, se forem relaxados, gordos e desmazelados.
Veja bem o caso das empresas que prestam serviços aos Mercados financeiros, estão na rua da amargura, mas acredite que estas empresas voltarão. Certamente irão voltar a fazer negócios, melhor e de uma forma diferente. Se este é o seu mercado e isso for o seu caso, faça um favor a si próprio e veja como pode voltar a ser relevante, próspero e grande novamente. Os seus clientes estão a contar com isso.
Agora, se você é alguém que simplesmente está a caminhar no meio da tempestade, irá chegar ao fim do seu caminho mais fraco e quando a recuperação ocorrer, você já foi a muito tempo ultrapassado pela sua concorrência.
Os seus colegas não têm nada que fazer? Ponha-os a desenvolver novas soluções para os seus actuais e futuros clientes, e acima de tudo, saiba procurar empresas que paguem por estas novas soluções. Comprometa-se com isso pois a sua família, os seus colegas e os seus clientes precisam do teu empenho.
Pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber qual a sua avaliação.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Muito Obrigado.
[email_link]