As opiniões expressas neste artigo são da exclusiva responsabilidade do seu autor e não representam necessariamente a opinião de Wilques Erlacher.

As pessoas em geral concordam que pensar de forma positiva é uma boa escolha. Traz alto astral e faz nos sentirmos bem. Acontece que nem sempre as coisas são tão simples assim.

É muito fácil pensar positivamente quando as coisas estão bem. Carreira em ascensão, casa nova, carro novo, relações afetivas completas, filhos desempenhando bem na escola. Nesse momento fica realmente fácil. Agora, todos sabemos que a vida nem sempre é um mar de rosas. Aliás, para a grande maioria das pessoas, na maior parte do tempo não é. A vida pode ficar bem complicada de vez em quando. Perda do emprego, briga com um familiar, dificuldades financeiras, doença etc. Inúmeras são as dificuldades que se apresentam no dia a dia. É justamente nessas horas que mais precisamos manter a positividade.

Nossa tendência natural é de sobrevalorizar o lado negativo. Se apegar ao problema e ficar remoendo a situação. Agir como uma vítima. Pensamentos dos tipo “Nunca vou conseguir outro emprego com a economia ruim do jeito que está.”; “É impossível emagrecer da forma como gosto de comer.”; “Não vai ter jeito, assim como sou nunca vou poder ter um relacionamento duradouro com alguém.”; “Meu talento artístico é péssimo. Sem condições de eu aprender a tocar violão”.

Esses são apenas alguns exemplos para ilustrar o que acontece na sua cabeça. De forma geral, você está pensando negativamente quando se coloca para baixo, duvida de si mesmo e critica demais suas próprias atitudes. O problema é que isso destrói as nossas chances de suceder. Traz medo do que vêm pela frente.

Por isso, para melhores resultados na sua vida, é fundamental que você perceba quando está pensando dessa maneira. Só então você poderá fazer uma mudança e começar a adotar pensamentos mais positivos.

É importante lembrar que, por mais que existam dificuldades, sempre é possível melhorar. Claro, desde que você esteja aberto a essa possibilidade. Para isso é necessário desenvolver uma mentalidade positiva cultivando pensamentos dessa natureza. Pensar, por exemplo, “Por pior que esteja a economia, muita gente continua sendo contratada, por que não eu?”; “Se outros conseguiram emagrecer, também posso conseguir.”; “Não é porque esse relacionamento não deu certo, que nunca vou conseguir manter um relacionamento realizado e duradouro. Existem muitos assim por aí, então também posso conseguir.”; “A prática leva a perfeição. Se eu realmente tiver a fim de aprender a tocar violão e me dedicar o suficiente para isso, claro que vou aprender.”.

Esses são apenas alguns exemplos para servir de contraponto aos que mostraram a forma negativa de encarar as situações. Esse tipo de mentalidade prepara o psicológico para a vitória. Claro, nem sempre ganhamos. Às vezes as coisas realmente acabam não dando certo. Mas isso faz parte da vida. A questão é você se preparar mentalmente para a vencer e assim abrir os caminhos para suas conquistas.

Agora, é importante que se observe que pensar positivamente por si só não é uma solução completa. É apenas uma parte dessa fórmula. Mais do que pensar positivamente você precisa tomar as atitudes necessárias para que as coisas que você quer que aconteçam. Simplesmente ficar sentado no sofá achando que tudo vai dar certo é, claro, querer demais.

Portanto, lembre-se de observar quando você está pensando negativamente, como poderia reformular esse pensamento para algo que coloque você para a frente, faça os planos, tome as atitudes necessárias e colha os frutos da sua vitória.

Sobre o autor

Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog evoluçãopessoal.com.br. Atuou por muitos anos no mercado corporativo em funções de analista e gerente de projetos de software em empresas Fortune 500 como HP e Dell.

Tagged on:                     

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558