Como o Coaching ajuda a ser melhor líder

Liderar uma equipa, assim ao de leve, alguns dizem que é muito fácil. Basta dar ordens e há a garantia que as pessoas executam sem problemas. Se concluírem as tarefas como deve ser, serão elogiados. Se não, vão ser massacrados e achincalhados perante os colegas na próxima reunião de equipa. Simples e directo. Infelizmente esse é (ainda) o cenário real dentro de muitas organizações.

Escolhem pessoas sem nenhuma preparação ou vocação para comandar pessoas. Muitas vezes o factor “cunha”, “estar no sítio certo na hora certa”, “ser filho do patrão”, “casado com a filha do patrão” (melhor ainda), ou ser promovido por que almoça todos os dias com o chefe e trata-o por “chefinho querido”, são verdadeiros motores de qualificadores de promoção a cargos de liderança.

Sempre foi e continuará a ser assim por muitos mais anos. Mas como em todas as regras há excepções, já encontro empresas onde a hierarquia/administração começa a olhar para o item liderança como algo muito maior do que somente dar ordens e pôr lá incompetentes a gerir. Estas empresas trabalham com avaliações de desempenho e até mesmo avaliações 360º para assegurar um correcto entendimento do que é liderança à séria.

No meu trabalho de Coach em Desenvolvimento e Transformacional, deparei-me há alguns anos atrás, com pedidos de proposta de algumas empresas que estão a mudar o seu padrão na avaliação dos seus líderes. Elas acreditam que não basta estar numa posição de liderança, é preciso ter as competências e habilidades necessárias para desempenhar este papel fulcral no sucesso da empresa.

Entre os vários itens que tive que seguir dentro do RFP, o que mais me impressionou foram os critérios que elas identificaram como importantíssimos serem trabalhados com o líder. É uma experiência muito enriquecedora e hoje trago uma lista de habilidades que devem ser trabalhadas com o Coaching de Liderança e Desenvolvimento de equipas.

Habilidade nº 1 – Compreender o que os seus liderados precisam

Liderar é o acto de ajudar as pessoas a conseguir atingir os resultados. Para fazer isso, o líder precisa entender o quê os seus liderados necessitam para melhor cumprir os objectivos. Precisa entender o que está a acontecer na mente das suas pessoas. Deve saber como ter acesso ao que pensam, sentem e a forma como agem. Ser líder significa ter uma compreensão profunda da psicologia humana, ser empático, se preocupar com o bem-estar das pessoas que trabalham para si e eliminar a possibilidade de “auto-orientação” que destrói as equipas.

Habilidade nº 2 – Abraçar o potencial da mudança

É normal, por vezes as pessoas não saberem o que querem ou o que precisam. Também, com um pouco mais de frequência, as pessoas não quererem fazer o que deve ser feito para alcançar melhores resultados. A maior parte do tempo liderar significa ajudar as pessoas a desenvolver uma motivação para a mudança e o compromisso de fazer algo diferente do que fazem comummente. Pode algumas vezes requerer um investimento financeiro em Coaching de equipas, formação ou acções de team building, mas principalmente requer um investimento de tempo e energia emocional. Mudar comportamentos não é fácil e ser um líder, por definição, é ser um agente de mudança. O Coaching ajuda o líder a se tornar um agente de mudança mais eficaz.

Habilidade nº 3 – Criar uma visão do futuro, agora

Um líder de sucesso trabalha com os seus liderados para um estado futuro. Trabalha em conjunto para apresentar os resultados que não estão a ser atingidos no momento. Para isso, o líder cria uma visão convincente do futuro que motiva as suas pessoas para o potencial de sucesso. É fundamental desenvolver e compartilhar uma visão convincente do futuro que deseja para os seus liderados e para a organização. O líder de sucesso sabe como vender essa visão, convencer os outros de que é o futuro certo, e isso compensará o investimento adicional de tempo e energia.

Habilidade nº 4 – Constrói consensos

Liderar significa tomar decisões. Mas não é tomar essas decisões sozinho. Constrói consenso entre a equipa, com a liderança e até com as pessoas de quem dependerão se quiserem resultados num futuro estado desejado. Um líder deve ser capaz de reunir pessoas em torno de um objectivo comum, mitigar qualquer dano que a mudança possa causar a alguns membros e pedir que as pessoas deixem de lado o que desejam em função do bem maior. Liderança é sobre tomar decisões e engajar as pessoas para executá-las bem e isso requer consenso.

Habilidade nº 5 – Responsabilidade pelos resultados

Há muitas opiniões divergentes sobre a habilidade mais importante num líder. Por exemplo, alguns dizem que é a visão e outros dizem que é autoridade moral ou até mesmo a capacidade empática. Uma coisa é certa, se juntar mais dez pessoas numa sala, o resultado será onze opiniões diferentes sobre o que faz uma pessoa ser um bom líder. Na minha opinião, a liderança se resume à responsabilidade por um determinado conjunto de resultados. Outro exemplo: os líderes de equipas de venda são responsáveis por produzir os resultados sobre o que vendem. Eles são responsáveis pelos resultados que a equipa produz. E isso, para mim, é a essência da liderança: RESPONSABILIDADE. Se quer aprender como ser um líder, opte por começar pelas vendas pois são o lugar perfeito para aperfeiçoar os atributos e habilidades que necessárias.

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas pessoal, profissional, nas empresas e no processo de venda.

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

Como o Coaching ajuda a ser melhor líder
Tagged on:             

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!
%d bloggers like this: