Como referi no meu ultimo artigo de opinião onde falei sobre a profissão de Coach estar na moda, hoje quero falar um pouco mais sobre algumas questões que uso sempre que estou a trabalhar com um cliente num processo de Coaching de desenvolvimento e assim, dar a conhecer o quanto isso pode ajudar a realmente progredir em direcção aos objectivos traçados.

A maioria das pessoas passa uma grande parte das suas vidas a procura de um propósito e uma razão pela sua existência. É uma verdade ainda maior saber que algumas destas pessoas nunca chegam a descobrir isso antes de morrer.

Outra verdade é que a busca de dar sentido à nossa vida é um sentimento universal e um anseio profundo sem idade, raça, cor da pele ou estatuto social.

Como o Coaching de Desenvolvimento pode então ajudar a descobrir o que deve ser feito com a sua vida? Para começar a descobrir as coisas importantes que deve fazer com a sua vida, tudo o que precisa fazer é responder a essas 6 perguntas da forma mais honesta e simples.

1. O quê o apaixona de tal forma, que seria capaz de mover o mundo para obter?

Todos os dias quando vou para o trabalho, passo por um cartaz na berma da estrada colado a uma escola. Este cartaz diz “Querer é poder!”. Isso foi sempre o que guiou o meu mundo e as coisas que tenho. Para si, o que é que quer (mesmo) muito conseguir de tal forma que faça acontecer?

2. O que está disposto a abdicar para conseguir avançar na direcção do seu projecto de sonho?

Será capaz de deixar o seu emprego actual para seguir o sonho de criar a sua própria empresa? Está disposto a mudar de cidade para encontrar condições mais favoráveis de vida? E que tal abdicar de “mordomias” e “benefícios” no emprego actual para assumir uma nova função num outro país? Sim, são muitas as coisas que podem ficar pelo caminho em prol do projecto de sonho. Quais são as que está disposto a abdicar?

3. Que actividade consegue fazer saltar da cama sem sentimento de culpa ou preguiça?

Há muita gente que odeia a segunda-feira por ter que voltar ao trabalho, outros, na verdade, odeiam todos os dias da semana. No meu caso, cada dia é um novo momento de poder trabalhar no quê e em prol do quê gosto. Adoro a profissão que tenho (mesmo que não sendo 100% do tempo), adoro o mercado onde trabalho e me movimento e adoro lidar e conhecer novas pessoas todos os dias. Saber que posso ser parte do processo de mudança das outras pessoas é o que me faz saltar da cama bem-disposto e cheio de vontade de enfrentar as adversidades do negócio que quero vencer. E você?

4. Quais são as habilidades que domina?

Sempre ouvi o meu pai dizer “Seja bom numa coisa somente. Porém seja mais ou menos em muitas”. Isso é o que acontece comigo. As minhas principais habilidades são a capacidade e gosto em vender e em ser Coach. Quais são as suas habilidades?

5. Quais são as valências que o fazem ser diferente (para melhor) da sua concorrência?

Valências são as condições, capacidades ou recursos necessários para a prática de uma determinada actividade. Esta é a pergunta que muito pouca gente consegue responder com argumentos convincentes. Normalmente gostam de ir pelo caminho mais simples que é falar mal da concorrência. Muito cuidado pois com a evolução do mercado, há cada vez mais valências que são comuns a toda a gente e já não fazem a diferença na hora da decisão de compra por parte do cliente. Quais são as suas e como elas o fazem ser diferente e melhor?

6. Que plano de acções pode definir para atingir os seus objectivos nos próximos 3 meses?

Falar de objectivos e planos de acção poderia ser por si só um artigo. Se quer ler algo extremamente útil, pode ler o artigo onde encontrei a ferramenta a seguir no site da IBC Coaching. Partilho aqui a ferramenta 5W2H criada por eles como um dos métodos mais utilizados para organizar e colocar em prática um plano de ação.

O sistema 5W2H permite fazer um mapa detalhado de todas as actividades do início ao fim e a seguir estão as definições de cada um dos passos para começar a montar seu próprio plano de acção:

What – O que deve ser feito: descreva todas as etapas necessárias para atingir o objectivo a que se propõe.

Why – Por que será feito: exige da pessoa a justificação para a necessidade de alcançar o objectivo definido.

Where – Onde será feito: determinar onde serão executadas as tarefas para a concretização do plano.

When – Quando será feito: determina um prazo para finalização de cada acção, para garantir que são executadas dentro do prazo estipulado para atingir o objectivo.

Who – Por quem será feito: delegue as actividades adequadamente a cada profissional envolvido (caso haja), para evitar que problemas interfiram na evolução do projecto.

How – Como será feito: defina as metodologias necessárias para execução de cada etapa do plano de acção.

How Much – Qual o custo: determine o valor do investimento necessário para executar as etapas e, deve incluir não só, recursos financeiros como humanos.

Por meio desse esquema, é possível organizar um plano de acção e elencar as principais informações para planear, com assertividade, cada passo da sua carreira.

Conclusão final

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas pessoal, profissional, nas empresas e no processo de venda.

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

Questões que coloco no Coaching de Desenvolvimento
Tagged on:                             

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558