Guest Post: Lidando com crenças que limitam sua carreira

Todos nós temos muitos interesses na carreira. Objetivos que desejamos alcançar. Também sabemos que para conseguí-los precisamos batalhar e ir atrás. Ficar esperando que cheguem não acontece. Mas por que tem vezes que ficamos paralisados e não vamos em busca do que queremos? Existem diversos motivos, mas uma das possíveis causas pode ser o fato de você ter uma crença limitante. Essas são ideias em que você acredita e que estão de alguma forma segurando você de fazer o que gostaria. Existem diversos momentos da carreira em que o nosso progresso acaba sendo segurado por esse tipo de crença.

Digamos que uma pessoa tenha interesse em montar um negócio e se tornar empreendedor. Mas sempre que considera essa possibilidade surge um pensamento de que a economia não está indo bem. Então desiste pois se intimida e considera que seria arriscado demais fazer esse investimento. Essa é uma crença que está limitando essa pessoa de colocar em prática o seu desejo de empreender. Em vez de concentrar nesse tipo de pensamento poderia voltar suas energias para estudar como que outras pessoas conseguem empreender com sucesso mesmo quando a economia passa por dificuldades.

Empreendedores muitas vezes também apresentam um apego a perfeição. Criam uma crença limitante do tipo “Têm que estar perfeito!”. A questão é que quando em exagero isso pode impedir que um projeto em algum momento chegue ao seu fim gerando uma perda preciosa de tempo. Às vezes, faz mais sentido buscar algo que seja bom o suficiente e ir em frente do que ficar buscando uma perfeição que nunca será encontrada e consumirá o tempo disponível.

Também existem aqueles que prejudicam o seu desenvolvimento profissional criando uma crença do tipo “Eu não tenho as qualificações necessárias”. Pensa algo como “Para ser um líder preciso fazer uma pós-graduação na área de liderança”. Claro que o estudo e a busca por qualificação são muito úteis e ajudam a prepará-lo, mas definitivamente não são mandatórios em muitas atividades. Líderes em todas as áreas da sociedade surgem a todo momento sem qualificações específicas para isso. A menos que você queira trabalhar em profissões que tenham algum requisito legal para isso como médico ou advogado, você não precisa se colocar barreiras de qualificação inexistentes.

Viver exige coragem e alguns riscos precisam ser tomados. Quando você estiver querendo fazer alguma coisa e tiver um pensamento que esteja segurando você pare um pouco para analisar a situação. Procure ver se isso que você está pensando realmente tem um fundamento. Pergunte-se, por exemplo, se isso que está limitando você se aplica a outras pessoas também ou apenas a você. Até pode ser que essa crença de fato tenha fundamento. E aí tudo bem, talvez não seja mesmo o caso de ir em frente. Mas muitas outras vezes verá que são apenas ideias na sua cabeça e que a realidade está aberta a uma alternativa melhor.

Sobre o autor

Juan O’Keeffe

Juan O’Keeffe é empreendedor e escreve sobre desenvolvimento pessoal no blog evoluçãopessoal.com.br. Atuou por muitos anos no mercado corporativo em funções de analista e gerente de projetos de software em empresas Fortune 500 como HP e Dell.

Guest Post: Lidando com crenças que limitam sua carreira
Tagged on:                         

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!