7 hábitos das pessoas assertivas

Vivemos num mundo de hipocrisias e de falsas manifestações da verdade. Quantos de nós temos pessoas ao lado que consideramos verdadeiramente correctas mas que na verdade são dissimuladas. Falar o que se pensa tornou-se um problema em muitas organizações. Dizer exactamente o que deveria ser dito pode causar problemas sérios na evolução da carreira.

Dizer algo que o seu chefe não gosta (mesmo sendo absolutamente certo e verdadeiro) pode levar-te do céu ao inferno em menos de dois segundos. Com base nesse cenário pouco propício à abertura, ser uma pessoa assertiva pode, em algumas situações, fazer valer o seu ponto de vista, mas ao mesmo tempo prejudicar, principalmente por que a assertividade (sendo uma habilidade pessoal), pode ser vista e interpretada como arrogância.

Mas antes disso, de acordo com o site significados.com.br temos:  A palavra assertividade deriva de “asserto”, que significa uma proposição decisiva. Uma pessoa que demonstra assertividade é autoconfiante e não tem dificuldades em expressar a sua opinião. Assertividade é uma competência emocional que determina que um indivíduo consegue tomar uma posição clara, afirma o seu eu e a sua autoestima, demonstra segurança e sabe o que quer e qual alvo pretende alcançar. Assertividade não significa que uma pessoa está certa ou errada, apenas que a pessoa anuncia e defende as suas ideias com vigor e respeito pelo ouvinte.

É o que é, apenas uma definição interessante e não é toda a gente que consegue assumir uma postura assertiva. Por isso, neste artigo vou partilhar 7 hábitos que o podem ajudar a assumir uma postura mais assertiva.

Hábito nº 1 – Distinguir assertividade de arrogância

Uma pessoa assertiva não se assume nem passivo nem agressivo. É uma pessoa com um discurso directo, claro e honesto. Não espera que os outros saibam o que quer e por isso, diz o que precisa com calma e confiança. Respeita a opinião dos outros, mas é firme na sua posição.

Hábito nº 2 – Ter uma comunicação clara e educada

Uma pessoa assertiva não precisa de gritar ou impor a sua vontade com rudez. É extremamente preocupada com a linguagem corporal, com o que diz e com o tom que usa para se expressar. Quando se depara com algo que incomoda, não espera que os outros compreendam o que lhe vai na cabeça e, por isso, expressa claramente este sentimento sem ofender ou desrespeitar.

Hábito nº 3 – Entende e aceita as diferenças

Uma pessoa assertiva não desconsidera os pontos de vista das outras pessoas. Assim como ela expressa a sua própria opinião, trabalha para entender outros pontos de vista. Não permite que as diferenças incomodem ou deixem com raiva. Tem sempre em mente que as diferenças não significam necessariamente que esteja certo e a outra pessoa errada. Tem uma mente aberta para entender o ponto de vista dos outros, ouve respeitosamente e não interrompe quando estão a falar.

Hábito nº 4 – Usa uma linguagem simples e directa

Uma pessoa assertiva fala de maneira que não implique acusações ou fazer a outra pessoa se sentir culpada. Fala a verdade com franqueza sem fazer com que os outros se sintam mal. É simples, directa, concisa e diz o que acredita ser a verdade para ela. Fala pouco, usa uma linguagem simples e compreensível a todos. Mantém um discurso claro que não permite entendimentos dúbios ou desajustados do contexto.

Hábito nº 5 – Começa as frases com “Eu”

Uma pessoa assertiva começa sempre as frases com “Eu sinto…”, “Eu penso…”, “Eu acredito…”, “Eu reconheço…”. Sabe que a frase tornar-se-á muito agressiva se começar com “Você, Tu, Vós”. Sentenças começadas com a segunda pessoa acionam os sentidos de defesa das outras pessoas, deixando-as frustradas e com tendência a interromper e/ou deixar a conversa a meio. As declarações que começam por “Eu” permitem demonstrar confiança e assertividade sem alienar ou eliminar as outras pessoas. Dá abertura para no final fazer uma questão aberta para a outra pessoa expressar a sua opinião.

Hábito nº 6 – É calma e seguro de si

Uma pessoa normal tende a usar as emoções para reforçar o seu discurso mostrando-se excitado e, às vezes, esta excitação pode parecer uma forma de agressão. Uma pessoa assertiva quando fala procura estar tranquilo e calmo ao se expressar. Sabe que ao ser assim, vai estar mais confiante e transmitirá serenidade à outra pessoa. Procura sempre respira normalmente e tem atenção redobrada na linguagem corporal e no contacto visual. É o conceito de estar 100% presente. Agir calmamente, não só dá mais confiança, como permite que a outra pessoa também permaneça calma.

Hábito nº 7 – Define claramente os limites

Um pessoa assertiva tem uma consciência clara das regras e limites que o ajudam a decidir o que quer, o que aceita e o que permite. Por exemplo, estabelecer limites na capacidade de tarefas que está disponível e saber quando precisa dizer sim e quando quiser dizer não.

Conclusão final

A assertividade, tal como qualquer outra habilidade, é preciso tempo e prática para a desenvolver. Interiorize e pratique cada um destes hábitos e aos poucos irá se sentir mais confiante.

Estas dicas são parte integrante do processo de Coaching que tenho com os meus clientes onde trabalho a melhoria da produtividade e no Desenvolvimento Transformacional nas suas vidas pessoal, profissional, nas empresas e no processo de venda.

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo. Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

7 hábitos das pessoas assertivas

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!