O que te motiva a continuar?

Na semana passada escrevi sobre hábitos e como ganhar novos e bons. Esta semana quero escrever um pouco sobre motivação. Para começar, gosto muito da forma como a Wikipédia descreve a motivação. Onde Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objectivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à acção. O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender a razão pela qual os seres humanos e animais, em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas acções”. Complexa, certo. mas em palavras simples e como diz o ditado, motivação não se compra e não está numa lata de Red Bull. Ela só existe dentro de nós e só desponta quando queremos, verdadeiramente, que ela seja mais forte que a sensação de tristeza, desânimo e fracasso.

Está a questionar porque gastei tantas linhas para abrir o artigo? Explico. Ser alguém que tem de tomar as rédeas do seu negócio é muito duro. Quando se deseja vencer e se depara com tantas adversidades no dia a dia do negócio, torna tudo muito desafiador, extenuante e em algumas situações, vontade de parar.

Não quero, de forma nenhuma, falar sobre desistir. Porém só mesmo com uma motivação bem trabalhada e bem forte é que vai conseguir colocar o seu negócio a funcionar e prosperar. Por isso, hoje vou colocar-te à prova sobre como manter-se motivado.

Normalmente tendemos a usar a palavra “porquê” para tentar encontrar uma razão ou uma resposta. Normalmente a resposta ao “porquê” é emocional ou simplesmente pode ser “porque sim” ou “porque não”. Porém quando as mesmas questões são colocadas com o prefixo inquisitivo “Para quê”, isso torna a resposta mais mental e menos emotiva.

Vamos a exemplos práticos. Quando trabalho com as minhas clientes de , existem sempre as mesmas dúvidas. Querem descobrir como ter mais sucesso, ter mais vendas, ter mais clientes, vencer a concorrência e se tornar uma grande empresária. Isso é muito bonito e fica bem no discurso. Mas quando uso as mesmas frases com um “para quê” antes, a coisa fica mais complicada.

Deixe-me a seguir propor um exercício, onde na primeira parte irá responder de forma racional e, se possível, pouco emotiva a cada uma das 5 perguntas abaixo:

1. Para quê ter mais sucesso?

2. Para quê ter mais vendas?

3- Para quê ter mais clientes?

4. Para quê vencer a concorrência?

5. Para quê ser uma grande empresária(o)?

Agora que já escreveu as respostas, na segunda parte, terá de aprofundar cada uma das respostas com os 5 níveis do “porquê”, onde a seguir a cada uma das respostas que deu, questione “porquê” e anote a resposta. Questiona “porquê” a resposta e assim sucessivamente até ao 5ª nível.

Exemplo:

Para que da pergunta 1;

Resposta 1;

Porquê a resposta 1;

Porquê a resposta 2;

Porquê a resposta 3;

Porquê a resposta 4;

Porquê a resposta 5.

Há estudos que comprovam que a resposta que for obtida ao 5º nível do “Porquê” e a mais pura e responde a questão do “Para quê” inicial.

Não precisa ser exatamente estas questões que fiz, poderá usar as tuas próprias e testar o que obtém no 5º nível do “porquê”.

Motivação é quando se deseja algo do fundo do coração, e quando isso acontece, então viverá e respirará o desejo de tornar o sonho uma realidade.

Para contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

Coaching é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
O que te motiva a continuar?

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat