Na semana passada escrevi sobre hábitos e como ganhar novos e bons. Esta semana quero escrever um pouco sobre motivação. Para começar, gosto muito da forma como a Wikipédia descreve a motivação. Onde Motivação (do Latim movere, mover) refere-se em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas à condição do organismo que influencia a direção (orientação para um objectivo) do comportamento. Por outras palavras, é o impulso interno que leva à acção. O estudo da motivação comporta a busca de princípios (gerais) que nos auxiliem a compreender a razão pela qual os seres humanos e animais, em determinadas situações específicas escolhem, iniciam e mantém determinadas acções”. Complexa, certo. mas em palavras simples e como diz o ditado, motivação não se compra e não está numa lata de Red Bull. Ela só existe dentro de nós e só desponta quando queremos, verdadeiramente, que ela seja mais forte que a sensação de tristeza, desânimo e fracasso.
Está a questionar porque gastei tantas linhas para abrir o artigo? Explico. Ser alguém que tem de tomar as rédeas do seu negócio é muito duro. Quando se deseja vencer e se depara com tantas adversidades no dia a dia do negócio, torna tudo muito desafiador, extenuante e em algumas situações, vontade de parar.
Não quero, de forma nenhuma, falar sobre desistir. Porém só mesmo com uma motivação bem trabalhada e bem forte é que vai conseguir colocar o seu negócio a funcionar e prosperar. Por isso, hoje vou colocar-te à prova sobre como manter-se motivado.
Normalmente tendemos a usar a palavra “porquê” para tentar encontrar uma razão ou uma resposta. Normalmente a resposta ao “porquê” é emocional ou simplesmente pode ser “porque sim” ou “porque não”. Porém quando as mesmas questões são colocadas com o prefixo inquisitivo “Para quê”, isso torna a resposta mais mental e menos emotiva.
Vamos a exemplos práticos. Quando trabalho com as minhas clientes de Coaching, existem sempre as mesmas dúvidas. Querem descobrir como ter mais sucesso, ter mais vendas, ter mais clientes, vencer a concorrência e se tornar uma grande empresária. Isso é muito bonito e fica bem no discurso. Mas quando uso as mesmas frases com um “para quê” antes, a coisa fica mais complicada.
Deixe-me a seguir propor um exercício, onde na primeira parte irá responder de forma racional e, se possível, pouco emotiva a cada uma das 5 perguntas abaixo:
1. Para quê ter mais sucesso?
2. Para quê ter mais vendas?
3- Para quê ter mais clientes?
4. Para quê vencer a concorrência?
5. Para quê ser uma grande empresária(o)?
Agora que já escreveu as respostas, na segunda parte, terá de aprofundar cada uma das respostas com os 5 níveis do “porquê”, onde a seguir a cada uma das respostas que deu, questione “porquê” e anote a resposta. Questiona “porquê” a resposta e assim sucessivamente até ao 5ª nível.
Exemplo:
Para que da pergunta 1;
Resposta 1;
Porquê a resposta 1;
Porquê a resposta 2;
Porquê a resposta 3;
Porquê a resposta 4;
Porquê a resposta 5.
Há estudos que comprovam que a resposta que for obtida ao 5º nível do “Porquê” e a mais pura e responde a questão do “Para quê” inicial.
Não precisa ser exatamente estas questões que fiz, poderá usar as tuas próprias e testar o que obtém no 5º nível do “porquê”.
Motivação é quando se deseja algo do fundo do coração, e quando isso acontece, então viverá e respirará o desejo de tornar o sonho uma realidade.
Para contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.
Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.
Lembre-se que:
Coaching é para quem QUER ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!