Resolve ou morre

Já reparou com tudo se resume a isso? Ou consegue resolver o problema do seu cliente ou o seu negócio morre. No mundo que vivemos hoje em dia, cada vez as opiniões que “circulam” na internet contam para o do negócio. São os seus clientes que vão definir se a sua empresa deve continuar a existir ou não. Sobre esta verdade não há alternativa. São as pessoas que contratar para trabalhar na sua empresa que vão contribuir para a sua reputação. Por isso quero deixar algumas ideias sobre o tema da contratação de um vendedor.

1. Contrate somente o melhor

Num mundo onde a confiança é tudo, se contratar uma pessoa que não está alinhada com o seu negócio, está a fazer os furos necessários para o barco “afundar”. Depois há um outro fator muito importante a ter em conta quando está a contratar um vendedor. Se ele só vendia produtos e o seu negócio é de serviços, então é bem certo que não vai funcionar. O oposto também é válido, acredite. Quando estiver a contratar alguém para trabalhar nas vendas, procure aquele que tem experiência no tipo de solução que vende. Não tente misturar azeite com vinagre. Eles não se ligam. Entendeu?

2. Estar alinhado com o tempo de decisão

Vender um produto é muito mais simples e fácil do que se possa imaginar. Ponha o produto na mão do potencial cliente e se ele gostar, compra. Facto.

Já um vendedor de serviço tem um percurso muito mais longo e penoso. A venda de serviços muitas vezes requer paciência para construir relacionamentos e conhecer o todo o quadro envolvente do problema. O vendedor de serviços deve estar disposto a investir tempo num ciclo de venda mais longo. Para vender uma solução complexa para o problema de um cliente, o vendedor primeiro precisa entender todos os detalhes do problema. Daí o ponto 3 ser tão importante.

3. Ter uma escuta dinâmica

Há excelentes vendedores que são bons ouvintes e absorvem todas as informações que o potencial cliente partilha, mas não sabe fazer nada com isso. Para extrair tudo o que é necessário, para melhor definir a solução adequada, é preciso dominar a habilidade da escuta dinâmica. Este tipo de escuta é válida para direcionar as questões colocadas ao potencial cliente para obter todas as informações reais e verdadeiras para alinhar o problema a solução. Além da escuta dinâmica, é uma “vantagem”  o vendedor tentar conhecer todas as pessoas, do lado do potencial cliente, que, de alguma forma, contribuirão para a decisão de compra.

4. Os opostos trabalham melhor

Há uma máxima errada em muitas empresas que diz que devemos trabalhar com pessoas que pensem ou gostem do mesmo que nós. Isso é totalmente errado. Se quer que o seu negócio continue “vivo” então trabalhe com pessoas que pensam completamente diferente de si. Não quero dizer com isso que está errado no seu pensamento. Ao trabalhar com pessoas que tem um opinião diferente da sua, elas irão avaliar o problema, ou as soluções, por um outro ponto de vista. Por vezes estas pessoas conseguem alertar para situações ou falhas que não tínhamos pensado. Fuja dos bajuladores e dos amigos. Trabalhe com quem pode trazer uma visão diferente. Lembre-se de que mesmo os vendedores medíocres têm a habilidade de se vender. Separar os pretendentes dos performers exige habilidade e experiência – e é aí que apostamos a nossa reputação, contratação após contratação.

Conclusão final

Se reconhece que precisa melhorar nestas competências, que gostava de corrigir algumas em si, que quer contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->
    Resolve ou morre

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat