De forma geral, não há ninguém que esteja ligado as vendas que não deseja estar mais próximo dos seus clientes. Ser capaz de conhecer em profundidade as suas necessidades e poder estar na posição número um para resolver estes problemas. Mas como poderá transformar este desejo numa realidade?
Deixo a seguir algumas ideias que acredito serem o caminho certo para conseguir realizar este sonho.
1. Seja você mesmo
Os seus clientes querem lidar com alguém verdadeiro, que não venda “banha-da-cobra”, nem conversa fiada nas reuniões e que seja um parceiro de negócio válido. Para isso, precisa ser autêntico nas suas atitudes e verdadeiro na intenção de ajudar os seus clientes.
2. Calce os sapatos dos seus clientes
Os seus clientes querem ter a certeza que entende os seus problemas e que tem a forma de resolver estes problemas. É uma responsabilidade partilhada. Eles só vão confiar as suas necessidades a alguém que sentem as mesmas dores. Quando os mesmos são solucionados ambos ficam a ganhar.
3. Pense em grande, e ajude os seus clientes a pensar em grande
Todos querem ver os seus negócios crescer. Se tem uma ideia ou solução que pode permitir os seus clientes crescerem, então está a contribuir para que os seus resultados de venda também cresçam. Quanto mais crescerem os seus clientes, mais crescerá as suas vendas.
4. Respeite o tempo necessário para decidir
Os clientes vão comprar quando realmente verificarem que é o momento certo. Nunca será o vendedor a decidir quando é que os clientes devem avançar com a decisão de compra. Quando respeitar este tempo, os seus clientes respeitarão as suas necessidades de tempo e recursos para resolver o problema.
5. Mantenha-se “vivo” na memória dos seus cliente
Encontrou um artigo que poderá interessar um determinado cliente? Mantenha-o informado. Sabe de um evento que poderá interessar um grupo de clientes? Partilhe e convide-os a participar. Todas estas ações servem para manter a sua presença “viva” na memória dos seus clientes.
6. Facilite a forma de aquisição da sua solução
Estamos a viver dias onde nem todos os seus clientes têm a liquidez necessária para comprar a pronto pela totalidade do valor. Ofereça soluções de financiamento onde os seus clientes poderão comprar e não ficar com a “corda no pescoço” para suportar o pagamento de outros custos. Existem soluções bancárias onde poderá receber o dinheiro na totalidade e os seus clientes pagarão em prestações à instituição. Informe-se.
7. Diga-me como age e dir-te-ei que tipos de clientes terá
As suas ações irão determinar o tipo de cliente que deseja ter e manter. Se é alguém que procrastina e não cumpre com os seus compromissos, como poderá exigir que os seus clientes sejam pontuais e rigorosos consigo? Assim sendo, a forma como agir com os seus clientes, irá determinar a longevidade que eles se manterão nesta condição.
8. Não seja graxista (ou puxa-saco no Brasil)
Claro que existem clientes que adoram ser paparicados, mimados, convidados para almoços e eventos onde você (o fornecedor) suporta todos os custos na vã esperança que ele feche negócios consigo. Porém de tanto dar “graxa” (ou puxa-saco) dos seus clientes, eles vão continuar a se aproveitar desta condição até ao infinito sem dar-te o retorno necessário para suportar tantos custos. Para ter clientes bons pagadores e compradores com lucro, então seja real, seja assertivo e respeite para ser respeitado.
Conclusão final
Se reconhece que precisa melhorar nestas competências, que gostava de corrigir algumas em si, que quer contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.
Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.
Lembre-se que:
Coaching é para quem QUER ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!