7 precauções a ter se quer contratar um coach

by

Sim, este artigo é endereçado a quem que querem tomar a decisão de contratar um processo de Coaching. Mas contratar um processo de Coaching também diz muito sobre si, porque demonstra que:

  • É alguém que está procurar e querer atingir o sucesso;
  • Faz uma declaração de sabedoria pois reconhece que há algo a melhorar;
  • Sabe que pode atingir níveis superiores (e ultrapassa-los) com o Coaching;
  • Está comprometido em melhorar o que há de melhor em si;
  • Está comprometido em mudar atitudes que não são necessárias.

Mas também há uma questão de gestão do seu ego. Como vai encontrar o Coach certo para suprir o que quer? É certo que o mercado está inundado de pessoas que se intitulam Coach disso, Coach daquilo, e Coach disto, daquilo e de mais aquilo outro.

Com tanta oferta o que escolher? A resposta a esta pergunta é: com calma e com base nos critérios que sirvam o seu propósito. Mas quais são as preocupações a ter?

Precaução nº1 – Quer mudar, mas não aceita mudar

Há pessoas que querem mudar, porém não estão, ou não são, capazes de aceitar que alguém questione as suas atitudes e ideias. Em palavras mais duras, são pessoas que na verdade nunca vão mudar. Querem, mas não querem com muita força. Querem ver como é, mas sem muita pressão ou compromisso. Estas pessoas não estão a procura de um processo de Coaching. Querem é dizer para os amigos e colegas que agora tem um “Coach” e assim demonstrar que tem mais status.

Precaução nº2 – Escolhe um Coach que não se enquadra com o seu perfil

Escolha trabalhar com alguém que vai conhecer muito de si e que se encaixe nas suas características pessoais e profissionais. Agende uma primeira conversa com o Coach para permitir avaliar o grau de empatia, se ele é bom ouvinte, se lhe fez perguntas para o conhecer e se entendeu correctamente o tipo de contrato que quer fazer. Nunca avance com a contratação de um profissional se não sentir que, do outro lado, está alguém que vai trabalhar para lhe tirar do estado actual em direcção do seu estado desejado, ou até mais além.

Siga-me pelologo_b

Precaução nº 3 – Contrata um amigo, só por que ele diz que é Coach

Não há melhor coisa no mundo do que contratar um amigo para ser seu Coach. Afinal ele já lhe conhece a fundo, sabe o que você gosta e o que não gosta e até vai ser um tipo muito “amigo” e vai dar um desconto (fabuloso) no valor do processo de Coaching. Não é o que diz o ditado: que os amigos são mais verdadeiros na interacção connosco que os nossos pais? Mas desculpe desiludir, pois está a cometer 5 erros ao contratar um amigo como Coach: 1) ele vai ter compaixão pelos seus erros; 2) será muito simpático com os seus problemas; 3) dará conforto as suas inseguranças; 4) vai dizer o que acha que você quer ouvir e não o que deve ser dito; e finalmente 5) nunca vai falar de forma franca e aberta para não comprometer a vossa amizade. Acha que estes motivos são suficientes para não fazer isso?

Precaução nº 4 – Você quer contratar o supra-sumo do Coaching, só por que alguém disse

Todos nós somos, de certa forma, influenciados pelas opiniões dos outros. Somos verdadeiros “emprenhados” pelos ouvidos. Temos um “pré”-conceito que é mais importante o que os outros “dizem” de alguém do que o que realmente é verdade. Quando escolher o seu Coach, baseie-se no cumprimento puro e duro do ponto 2 e esqueça tudo o resto, por favor.

Precaução nº 5 – você escolhe o Coach pelo factor preço

Afinal neste tipo de “gente”, eles são todos iguais. Para que escolher alguém que cobra Y quando pode ter “o mesmo” com um outro que só cobra “X” ou “x”? Saem todos da mesma escola e é tudo igual. O melhor a fazer será pedir proposta a muitos e depois escolher o que cobrar menos. Só digo uma coisa: “O barato vai sair MUITO, mas mesmo MUITO caro”.

Precaução nº 6 – Escolhe fazer só metade do processo de Coaching

Afinal até ignorou a precaução anterior e escolheu um excelente Coach que serve na perfeição o que você precisa. Mas há uma coisa que só você “acha”. Foi proposto fazer 10 sessões, mas “acha” que somente com 5 vai conseguir atingir os seus objectivos. Assim sempre poupa 50% do valor total do processo. Quer um conselho? Esquece lá esta questão do Coaching e pega no dinheiro e vai jantar fora com a sua companheira por favor. Você não é a pessoa para merecer um processo de Coaching.

coaching photoPrecaução nº 7 – Você mente ou escondeu a verdade verdadeira

Isso só pode resulta em desânimo, frustração, desalinhamento de expectativas e o pior de tudo: desperdício de dinheiro. É muito importante que seja claro no objectivo que quer atingir com o processo de Coaching. Quando mente ou esconde a verdade, quem está a ser enganado é você, não o profissional. É para isso que quer investir o seu dinheiro?

Conclusão final

Se com este artigo ficou um pouco mais conhecedor sobre como o Coaching pode ajuda-lo ou ajudar a sua organização, então termino com um pergunta: Há alguma coisa que quer mudar na sua vida ou na sua profissão?

Marque já uma sessão Gratuita de Coaching comigo para ficar a conhecer um pouco mais sobre como posso ajudar a si e a sua organização.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Conheça a Fórmula que muda a forma de ser.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Não controle, Influencie

Março 4, 2012

Você pode dizer aos seus colaboradores o que fazer. Você pode dizer aos seus colaboradores…

Rapidinhas – Parte I

Janeiro 30, 2011

Tenho vindo normalmente a publicar artigos que na sua maioria está relacionado somente com um…

%d bloggers like this: