É um Vendedor ou um Embaixador da sua empresa?

by

Começo este artigo com duas definições:

Vendedor é o profissional da área de vendas responsável pela troca de um produto ou serviço por um determinado valor. Estipulam prazos e condições de pagamento e fornecem desconto nos preços. Planeiam actividades de vendas e definem itinerários. Compram, preparam e transportam mercadorias para venda, visitam fornecedores, fazem levantamento de preços e negociam preços e condições. Também é conhecido como “profissional de vendas”.

Embaixador é o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente. Detém plenos poderes para representar o seu país e, em geral, para celebrar tratados entre o Estado que representa (“Estado acreditante”) e o Estado que o acolhe (“Estado acreditado” ou “Estado acreditador”).

Sobre a definição de Vendedor, como leu, ela é simplista e o que diz é que as funções são demasiado básicas e tudo se resume a executar algumas tarefas e ganhar algum dinheiro.

Já sobre a definição de Embaixador leu que é utilizada uma linguagem que indica superioridade, elevação e distinção para quem exerce esta profissão.

Analisarei então algumas das palavras que ficaram com ligação a sua definição, mas que quero dar legitimidade ao título deste artigo.

Como a profissão de Embaixador pode ser aplicada na profissão de Vendedor?

Funcionário diplomático – define que você precisa ser alguém que detém um elevado grau de conhecimento (de mais alto nível) com um conhecimento muito profundo dos seus deveres sempre que se apresenta perante o mercado onde estão os seus clientes (Estado estrangeiro ou organização internacional). Quanto é que você investe na sua formação quer como vendedor quer como especialista na sua área de negócio?

Missão diplomática – Define que você deve encarar todas as suas tarefas no processo de venda como uma missão com objectivos definidos e interiorizados. Você deve encarar, todos os dias, o seu trabalho e a sua função dentro da empresa como uma missão a cumprir.

Detém plenos poderes para representar o seu país – trocando a palavra país por Empresa, o que isso define é a legitimidade que a sua empresa lhe deu a partir do momento que começou a trabalhar nela. Você é parte do processo para encontrar as melhores soluções para os problemas dos seus clientes. Você detêm o poder para decidir em conjunto com os seu cliente como vai resolver o problema. Tem, dentro das suas capacidades e grau de liberdade de decisão, chegar a um consenso e avançar.

Celebrar tratados entre o Estado que representa e o Estado que o acolhe – Que definição mais clara para dizer o mesmo que “Fechar Negócios”. É isso que a sua empresa espera de si. Que seja o Embaixador que representa a empresa e que dentro das suas funções, feche negócios que criem valor para quem vende e para quem compra.

Agora que leu este artigo, responda a questão:

Você é um Vendedor ou um Embaixador da sua empresa?

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu mais alguma coisa, eu adoraria compartilhar informações mais detalhadas com você e/ou qualquer outra pessoa que você possa pensar que irá beneficiar se conhecer a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a vender mais. Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu.

Quer ver o seu comentário na página principal do site, escreva o seu comentário sobre como este artigo lhe ajudou e se identifique com o seu nome e email.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Desligue o computador

Outubro 11, 2009

Penso que deve concordar comigo, quando digo que a internet, as redes sociais e todos…

%d bloggers like this: