Estamos na última semana de fevereiro e já vamos atingir o mês de março. Ainda ontem estávamos a comemorar o Natal e agora já vamos a caminho da Páscoa. Dentro de pouco tempo começará a olhar para o resultado das suas vendas no primeiro trimestre e ficará desapontado com a escassez de vendas, a falta de iniciativa dos clientes para avançar com a compra e ver o seu negócio começar a ressentir. Será possível reverter esta situação?
Sim. Especialmente para si que tem o seu próprio negócio, é empreendedor em início de carreira e sente que o caminho que lhe foi apresentado não está a ser igual, quero explicar que é possível reverter este marasmo que o seu negócio está a passar.
Não pense que irá encontrar a seguir a fórmula do sucesso. Ela só existe se houver da sua parte um compromisso sério e determinado em agir. Assim, se está mesmo determinado em mudar, eis as minhas sugestões:
1 – Comece tudo do zero novamente
Se até agora nada funcionou, porque continuar a insistir? É hora de deixar para trás e criar uma nova forma de angariar clientes para o seu negócio. Esta primeira sugestão pode até parecer estúpida, mas sem uma consciência clara de que nada funcionou e que deve largar este lastro, é primordial senão irá arrastar o fracasso atrás de si. Por isso, reforço, o primeiro passo é assumir que tudo o que tentou falhou e que deve criar uma forma diferente de angariar clientes para o seu negócio.
2 – Defina novos objectivos
Se os objectivos traçados até ao momento não funcionaram, então crie novos objectivos para o seu negócio. Mas como em tudo na vida, para ter sucesso, este deve ser medido e controlado. Se o objectivo de facturar X mil euros não deu certo, que tal tentar angariar um novo cliente por mês? E que diz de um objectivo de frequentar 3 reuniões de negócio por mês? E o que diz se o objectivo for conhecer 10 pessoas novas todos os meses? Ou então contactar 15 potenciais clientes por mês? Estabeleça novos objectivos e trabalhe para os cumprir dentro do prazo definido. Com determinação e vontade, tudo é possível.
3 – Crie uma lista de tarefas que permitam cumprir os objectivos traçados
Agora que já estabeleceu novos objectivos, é altura de definir as tarefas e actividades necessárias para os cumprir. Não vale a pena tentar contactar 15 potenciais clientes por mês se não sabe em que sector/mercado estes seus potenciais clientes estão. Assim sendo, uma actividade para este objectivo é especificar qual o sector/mercado que os seus potenciais clientes estão. Para o objectivo de 3 reuniões de negócio por mês, será necessário encontrar onde estes empresários se reúnem. Por isso uma actividade para este objectivo é encontrar os locais onde estas reuniões acontecem e se inscrever nelas.
Crie um nível de prioridade para cada tarefa de cada objectivo
Defina um nível de esforço para cada tarefa entre 1 e 5 onde 1 o esforço é muito baixo e por isso fácil de ser executado rapidamente e 5 muito difícil e irá tomar mais tempo para ser executado. Este nivelar das actividades vai permitir ter uma consciência da capacidade de concretização, ou não, da tarefa dentro dos prazos estabelecidos no objectivo.
Se quer ir rápido vá sozinho, mas se quer ir longe vá acompanhado
Neste novo começo, muitas vezes vai se sentir desmotivado e confuso. E sejam quais forem as suas aspirações e objectivos, trabalhar com um parceiro externo e neutro pode ser uma excelente forma de avançar. Um Coach tem um papel fundamental pois irá desafiar, apoiar e fazer perguntas que o levarão adiante, abrindo espaço para uma reflexão valiosa. Se sente que está pronto para fazer alterações no seu estilo de gestão e liderança e quer trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a ter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo e prazos. Vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça. Dê o primeiro passo agora.
Clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou telefone para descobrir como eu posso ajudá-lo. Ou pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.
Lembre-se que:
Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!