9 dicas para deixar de ser introvertido

Não me considero uma pessoa tímida ou introvertida, mas também não sou, de todo, extrovertido. Porém todas as vezes que vou a um evento, seja ele qual for, vejo-me muitas vezes a admirar aqueles que conseguem circular pela sala a falarem com este, aquele e o outro com o maior à vontade. Nesta altura, como disse, admirava e pensava o quanto gostava de poder ser assim. Mas isso agora é passado, pois estas 9 dicas para deixar de ser introvertido me ajudaram a ultrapassar isso.

Eis as dicas que considero importantes a todos que queiram vencer a timidez e introversão, independentemente do tipo de evento.

1 – Seja apaixonado por um tema

Quando se domina um determinado tema, uma energia percorre todo o corpo quando fala sobre ele. Uma excelente forma de ultrapassar a timidez inicial é falando sobre o que sabe. Depois de estar entrosado no grupo, se o tema da conversa entretanto mudar, poderá optar por ficar calado ou sair e procurar outro grupo onde possa estar a falar sobre o que gosta.

2 – Enfrente um temor por dia

Tal como eu, acredito que sabe exactamente o que lhe amedronta quando tem que estar numa sala com muitas pessoas. Por isso, faça uma lista sobre o que mais teme e depois enfrente um medo de cada vez. Não vai ser nada fácil da primeira vez, mas com a dica a seguir, tudo se resolve… aos poucos.

3 – Seja persistente até ser reconhecido por isso

A persistência vai ajudar a ultrapassar a timidez por que todas as acções repetitivas tendem a ser percebidas pelo nosso cérebro como normais. Esta persistência pode ser aplicada por exemplo, no processo para conhecer alguém que seja importante para si. Ao fazer isso, está a ultrapassar um medo e a atingir o objectivo.

4 – Cumprimente todas as pessoas que passar por si

Isso não só lhe dá a aparência de ser alguém bem-educado, como também vai ajudar a sua autoconfiança a aumentar e assim, quando tiver que voltar a falar com alguma das pessoas que já cumprimentou, pelo menos não será visto como um estranho.

5 – Observe as pessoas pelo que são e não pelo que falam

Estar atento as pessoas pelo seu comportamento, postura e atitude permite que faça uma melhor avaliação sobre como se aproximar dela e encetar uma conversa. Não se baseie somente pelo que ouve ou pelo que os outros dizem de alguém. Faça o seu próprio juízo de valor com base em várias medidas e acredite nele. Outros estarão a fazer o mesmo consigo. Seja coerente.

6 – Esteja presente nos eventos

não vai conseguir ultrapassar a timidez e introversão se continuar sentado na sua secretaria ou em casa. Se realmente quer conhecer e ser conhecido (e reconhecido), torne-se público, ou seja, esteja presente em todos os eventos que são realmente importantes para si e para o seu negócio.

[bctt tweet=”A venda tem 5 obstáculos: falta de necessidade, de dinheiro, de pressa, de desejo e de confiança. ” username=”werlacher”]

7 – Aprenda a falar em público

O próximo estágio deste processo é começar a ser orador em alguns eventos. Nada melhor para vencer a timidez do que estar a frente de um grupo de pessoas e passar uma mensagem. Procure aderir a grupos como o BNI ou Toastmaster, onde poderá aprender como falar para audiências.

8 – Mantenha-se ocupado

ao chegar a este nível de acção dentro dos eventos, vai começar a ter mais trabalho, mais reuniões, mais negócios e uma vida mais activa. Por isso, para conseguir chegar a este estágio do processo, terá mesmo que cumprir as 6 dicas anteriores.

9 – Ajude outros a ultrapassarem a timidez e introversão

Com esta dica fecha-se o ciclo onde o corolário do processo acontece quando você começar a ajudar outras pessoas que estão pela sala de um evento a ultrapassar a timidez. Tal como eu gostei de ser ajudado, há muitas outras que você poderá ajudar. Elas ficarão gratas por saber que poderão consigo para as ajudar a ultrapassarem a timidez. Somos mais propensos a ajudar quando nos identificamos com o problema e soubemos como ultrapassar isso.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Agora que conheceu como estas 9 dicas, acredita que vale a pena continuar a ser tímido e introvertido?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar ao me contractar como Coach?

Se tem dúvida se poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Partilhe comigo a sua opinião e ofereço-lhe Gratuitamente o meu eBook – “Conversa Entre Vendedores – Uma troca de ideias de quem vende para quem é vendedor

Por favor preencha questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->

9 dicas para deixar de ser introvertido
Tagged on:                 

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!