Não me considero uma pessoa tímida ou introvertida, mas também não sou, de todo, extrovertido. Porém todas as vezes que vou a um evento, seja ele qual for, vejo-me muitas vezes a admirar aqueles que conseguem circular pela sala a falarem com este, aquele e o outro com o maior à vontade. Nesta altura, como disse, admirava e pensava o quanto gostava de poder ser assim. Mas isso agora é passado, pois estas 9 dicas para deixar de ser introvertido me ajudaram a ultrapassar isso.
Eis as dicas que considero importantes a todos que queiram vencer a timidez e introversão, independentemente do tipo de evento.
1 – Seja apaixonado por um tema
Quando se domina um determinado tema, uma energia percorre todo o corpo quando fala sobre ele. Uma excelente forma de ultrapassar a timidez inicial é falando sobre o que sabe. Depois de estar entrosado no grupo, se o tema da conversa entretanto mudar, poderá optar por ficar calado ou sair e procurar outro grupo onde possa estar a falar sobre o que gosta.
2 – Enfrente um temor por dia
Tal como eu, acredito que sabe exactamente o que lhe amedronta quando tem que estar numa sala com muitas pessoas. Por isso, faça uma lista sobre o que mais teme e depois enfrente um medo de cada vez. Não vai ser nada fácil da primeira vez, mas com a dica a seguir, tudo se resolve… aos poucos.
3 – Seja persistente até ser reconhecido por isso
A persistência vai ajudar a ultrapassar a timidez por que todas as acções repetitivas tendem a ser percebidas pelo nosso cérebro como normais. Esta persistência pode ser aplicada por exemplo, no processo para conhecer alguém que seja importante para si. Ao fazer isso, está a ultrapassar um medo e a atingir o objectivo.
4 – Cumprimente todas as pessoas que passar por si
Isso não só lhe dá a aparência de ser alguém bem-educado, como também vai ajudar a sua autoconfiança a aumentar e assim, quando tiver que voltar a falar com alguma das pessoas que já cumprimentou, pelo menos não será visto como um estranho.
5 – Observe as pessoas pelo que são e não pelo que falam
Estar atento as pessoas pelo seu comportamento, postura e atitude permite que faça uma melhor avaliação sobre como se aproximar dela e encetar uma conversa. Não se baseie somente pelo que ouve ou pelo que os outros dizem de alguém. Faça o seu próprio juízo de valor com base em várias medidas e acredite nele. Outros estarão a fazer o mesmo consigo. Seja coerente.
6 – Esteja presente nos eventos
não vai conseguir ultrapassar a timidez e introversão se continuar sentado na sua secretaria ou em casa. Se realmente quer conhecer e ser conhecido (e reconhecido), torne-se público, ou seja, esteja presente em todos os eventos que são realmente importantes para si e para o seu negócio.
[bctt tweet=”A venda tem 5 obstáculos: falta de necessidade, de dinheiro, de pressa, de desejo e de confiança. ” username=”werlacher”]
7 – Aprenda a falar em público
O próximo estágio deste processo é começar a ser orador em alguns eventos. Nada melhor para vencer a timidez do que estar a frente de um grupo de pessoas e passar uma mensagem. Procure aderir a grupos como o BNI ou Toastmaster, onde poderá aprender como falar para audiências.
8 – Mantenha-se ocupado
ao chegar a este nível de acção dentro dos eventos, vai começar a ter mais trabalho, mais reuniões, mais negócios e uma vida mais activa. Por isso, para conseguir chegar a este estágio do processo, terá mesmo que cumprir as 6 dicas anteriores.
9 – Ajude outros a ultrapassarem a timidez e introversão
Com esta dica fecha-se o ciclo onde o corolário do processo acontece quando você começar a ajudar outras pessoas que estão pela sala de um evento a ultrapassar a timidez. Tal como eu gostei de ser ajudado, há muitas outras que você poderá ajudar. Elas ficarão gratas por saber que poderão consigo para as ajudar a ultrapassarem a timidez. Somos mais propensos a ajudar quando nos identificamos com o problema e soubemos como ultrapassar isso.
Conclusão final
Termino com uma simples pergunta: “Agora que conheceu como estas 9 dicas, acredita que vale a pena continuar a ser tímido e introvertido?”
Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar ao me contractar como Coach?
Se tem dúvida se poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.
Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Partilhe comigo a sua opinião e ofereço-lhe Gratuitamente o meu eBook – “Conversa Entre Vendedores – Uma troca de ideias de quem vende para quem é vendedor”
Por favor preencha questionário abaixo e carregue em enviar.