As competências fundamentais para o sucesso

Este ano de 2021 começa num ambiente complicado em todos os sectores e acredito que muitos desejaram, na noite de réveillon, que este ano possa ser melhor para a sua vida profissional.

Tal como muitos dizem, se ficarmos só pelo desejo e não fizermos nada, seremos meros Calimero a dizer que o mundo é injusto e ninguém gosta de nós. Assim sendo, para o meu primeiro artigo de 2021 quero recordar as competências fundamentais para o de qualquer profissional e, principalmente, do seu próprio negócio. Estas são, no meu entender, as competências que tem de trabalhar em 2021.

Criar rapidamente empatia e a confiança dos clientes

Com certeza conhece o ditado que não existe uma segunda oportunidade para criar uma primeira boa impressão. Face a esta afirmação, é imperioso que logo na primeira reunião com o cliente, consiga demonstrar que é uma pessoa que se pode confiar e que é um solucionador de problemas.

Ser rápido a conhecer o orçamento disponível  

Há um ditado que uso muito que diz “trabalhar para pobre é pedir esmola para dois”. Existem um conjunto de questões que podem ajudar a identificar se existe dinheiro para comprar o que está a tentar vender. Ser directo e assertivo a questionar sobre o orçamento não deve ser visto como um tabu. Só assim saberá se vale a pena investir o tempo e esforço necessário para apresentar uma proposta.

Identificar o nível do problema a resolver

Está presente a um problema que tem de ser resolvido imediatamente ou é algo que vai se “resolvendo” durante o ano? Há uma urgência em sanar o problema? Numa escala de 1 a 10 qual a intensidade do problema? Qual o impacto positivo na empresa/pessoa se resolver o problema identificado? São as respostas a estas (entre outras) questões que farão compreender se existe uma vontade real de avançar para a compra ou somente uma mera intenção de tomar o pulso ao mercado.

Propostas concisas e “enxutas”

É impressionante a quantidade de propostas que não dizem absolutamente nada sobre como vão resolver o problema identificado. Palha, publicidade e marketing dos produtos como proposta não serve. Aqueles que dominem esta competência e a execute de forma consistente, farão propostas concisas, com foco na tomada de uma decisão e só apresentam propostas quando sabem que o cliente está comprometido com a compra.

Criar compromissos com uma decisão

Por regra, acontece logo que identificar os motivos para o cliente efetivar a compra. Criar o compromisso de compra acontece após conhecer os problemas, identificar se há orçamento e se está a negociar com a pessoa que irá tomar a decisão final. Uma vez que esses itens tenham sido cobertos, um grande vendedor/empresário simplesmente pede ao cliente para tomar uma decisão, sim ou não, assim que terminar a apresentação e/ou depois de esclarecer as duvidas.

Faça parte de uma comunidade com mais de 190.000 pessoas.

Comprometer e ser comprometido

Sem envolvimento não existe sucesso. Ele só acontece com um trabalho consistente e constante todos os dias. Não há dias bons ou dias maus. Há dias com muito esforço e dias com recompensas pelo esforço despendido. “Primeiro estranha, depois entranha”.  

Ame o que faz, saiba o seu valor e o que quer atingir

Esta competência é definida pelo grau de comprometimento que tem pelo seu sucesso. É alguém que gosta realmente de solucionar os problemas ? É alguém que trabalha para o sucesso dos seus clientes? Sabe como alcançar os seus objetivos e os da sua empresa? Sabe estabelecer metas desafiadoras e atingíveis? Sabe quais os meios que precisa de dispor para os alcançar? Quanto está disposto a investir em si próprio para melhorar a capacidade de resolver os problemas dos seus clientes?

Conclusão final

Se reconhece que precisa melhorar nestas competências, que gostava de corrigir algumas em si, que quer contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->
    As competências fundamentais para o sucesso

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat