As 10 características do empreendedor de sucesso

Muitos são aqueles que pensam que todos os que enveredam por ter o seu próprio negócio, ou são loucos ou então arriscam numa situação de incerteza e vão “se dar mal”. Passado algum tempo, estes que arriscaram ser empresários, atingem o sucesso e as mesmas pessoas que criticaram, agora dizem que tiveram “sorte” ou que foram “afortunados” pelo destino e conseguiram singrar por um acaso.

Na verdade, quem lá está, sabe que não é um caminho fácil. Afirmo isso pois tenho vindo a ajudar muitas empresárias a alcançar os seus de negócio com um processo de focado nos resultados desejados.

Neste artigo quero vos listar as dez características mais fortes nos empresários que decidiram arriscar e criar o seu próprio negócio. E estas são:

1. Apaixonados pelo que fazem no seu negócio

Não deixam por mãos alheias o prazer de servir e resolver problemas de clientes. Fazem-no com paixão, empenho e dedicação. Sabem que sempre que um cliente demonstrar a sua satisfação, isso significará mais clientes. O maior motivo do fracasso de uma pequena empresa é a falta de persistência e determinação. O maior motivo para não ter sucesso acontece quando o empresário não ama o que faz.

2. Definem um plano de negócio e um plano de acção

Toda gente sabe que no Excel, todos os negócios funcionam, são um sucesso e dão imenso lucro. No entanto no dia-a-dia, se não houver um plano de negócio e um plano de acção bem definidos e claros nos seus objectivos, será como um barco sem vela e sem motor a deriva pelo mar ao sabor das correntes. Se quer ser o dono do seu destino e do resultado que ele terá, então despenda o tempo necessário para criar o seu plano de negócio e um plano de acção para cumprir.

3. Desistir não é uma opção

São pessoas que enfrentam o “não” e a rejeição com calma e determinação. Não se deixam abater e compreendem que a rejeição significa “não, agora não.” Trabalham todos os dias para encontrar novos potenciais clientes onde a suas soluções vão resolver problemas reais. Quando uma porta está fechada, procuram uma fresta numa janela.

4. Tem um discurso focado no problema

Os empresários de sucesso não gastam tempo a falar sobre o seu produto ou serviço. Gastam 90% do tempo com o cliente a tentar compreender o problema, identificar se há orçamento disponível, se é mesmo um problema ou somente um contratempo e somente nos 10% finais da reunião trabalham para conseguir o compromisso de compra, se a solução proposta resolver de vez o problema identificado.

5. O mesmo discurso em todas as situações

Não se vê um músico cantar uma música e depois nunca mais voltar a cantá-la. Eles ensaiam muito antes de cantar uma canção e fazem-no milhares de vezes sempre igual. Da mesma forma o empresário de sucesso tem um discurso bem treinado e não “inventam”. Sabem que menos é mais e tentam falar pouco, mas transmitir uma mensagem clara e directa sobre que tipos de problemas resolvem.

6. São bons ouvintes

Já escrevi muito sobre este tema. Em resumo quero dizer que, se possui duas orelhas, deve ouvir o dobro do que fala. Ao praticar uma escuta activa conseguirá identificar toda a abrangência e profundidade do problema. Quanto mais escutar e questionar para continuar a ouvir, melhor conseguirá criar uma solução específica para o problema “ouvido”.

7. Não fazem tudo a todos

O maior grau de sucesso dos empresários está no facto de saberem exactamente o que são capazes de “entregar” e o que não faz parte da sua solução. Muitos são os que tentam agradar a tudo e todos e depois não entregam o que o cliente quer, nem conseguem resolver o problema identificado. Concentre-se no que é importante. Decida no início de cada ano qual será o seu foco principal. Mantenha o foco nisso durante as reuniões e ao longo de cada dia.

8. Conhecem os seus limites financeiros

Num mundo cada vez mais “online” sabem que fazer uma deslocação de vários quilómetros para ter uma reunião já não compensa. Sabem que pode ser mesmo um prejuízo se não fizer as questões fundamentais e apresentar uma agenda bem detalhada com antecedência. Não gastam dinheiro em almoços e “copos” com potenciais clientes. Estão conscientes que devem manter os custos operacionais da sua empresa bem controlados e que os gastos desnecessários devem ser eliminados.

9. Estão sempre a aprender e tentar atingir um nível superior

Procuram sempre compreender onde podem ser melhores, como podem ganhar novos clientes, como podem ser melhores empresários e como podem ser melhores “servidores” dos seus clientes. Sabem que o mundo não para de ensinar novas formas e, sem tirar o foco do seu plano de negócio ou de acção, procuram inovar sem excessos.

10. Sabem que para chegar mais longe, não podem ir sozinhos

Investem tempo e esforço para criar parcerias vencedoras. Sabem que há sempre um negócio complementar que transforma 1+1 num valor maior que 2. Também recorrem a profissionais e parceiros que os podem ajudar a ser melhor pessoa, profissional e empresário.

Conclusão final

Se reconhece que precisa melhorar nestas competências, que gostava de corrigir algumas em si, que quer contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

Coaching é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->
    As 10 características do de sucesso

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat