Uma amiga minha pediu-me para que começasse a escrever sobre os erros que normalmente um vendedor mais comete no decorrer da sua actividade profissional.

Achei o desafio interessante e por isso hoje escrevo o primeiro dos erros que entendo ser desastroso para um vendedor:

O VENDEDOR ARROGANTE

Arrogância: é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinónimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.

Ninguém, ou especialmente os clientes, detestam vendedores arrogantes. Um vendedor arrogante pensa que o cliente é que precisa dele e não o contrário.

Um vendedor deve URGENTEMENTE eliminar este sentimento da sua maneira de vender. Isso corrói, destrói a sua forma de vida e o cliente nota e sente quando um vendedor é arrogante.

O pior que pode acontecer a qualquer pessoa é chegar a uma loja e ver que o vendedor que nos atende está com um ar de enfadado, que para ele tanto faz que voce compre ou que saia pela porta a fora.

Quantos de nós já chegou a um restaurante e o empregado de mesa nos tratou de uma forma que para conseguirmos que ele nos traga a ementa temos que fazer um requerimento ao Papa.

Um vendedor arrogante consegue fazer os seus cliente correrem de braços abertos para a sua concorrência e isso faz-se refletir no cumprimento dos objectivos de vendas, no desempenho da profissão e na reputação que é criada no mercado.

Por isso em resumo um vendedor deve ter um critério de análise muito forte para saber detectar os sintomas de arrogância e de uma forma rápida e directa eliminar este sentimento.

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558