Facto! Todas as organizações precisam manter o seu crescimento de forma continuada e sustentável, sendo a área comercial o principal meio para que estas formas de crescimento mantenham-se unidas.

Nas organizações onde a área comercial é constituída por mais que um vendedor, este facto torna-se algo como procurar o Santo Graal que permita assegura o sucesso por um período de vários anos. Isso porque numa organização onde cada indivíduo com a sua formação, cultura, hábitos e forma de actuar perante um cliente é imprescindível que todas estas características conjuguem-se com as características dos restantes membros da bem como com a cultura da empresa.

Somente quando todos os vendedores são formados pela organização para entender e interiorizar que a sua e forma de vender afecta toda a empresa, conseguiremos fazer que os nossos clientes tornem-se clientes de longo termo.

Para que uma equipa de desenvolvimento de novos negócios consiga abrir muitas novas portas em potenciais clientes, é essencial que estes vendedores dominem estas quatro competências para assim, criar relações duradouras com os seus clientes e aprenderem como fechar novos negócios de forma rápida e constante.

Estas quatro competências são: Competências Pessoais, Competências Relacionais, Competências Profissionais e Competências de Retorno do Investimento. Se você conseguir absorver o conhecimento destas quatro habilidades você está a colocar-se no caminho certo para tornar-se um vendedor de sucesso.

Vamos então ver como estas competências ajudam os vendedores:

Competências Pessoais: Isso no fundo é o seu carácter, o que ele traz do berço e vai desenvolvendo a medida que vai crescendo. As principais características desta competência são: Rectidão, Verdade, Competência, Pontualidade, Respeito e Conhecimento.

Competências Relacionais: Assegurar que sabe se relacionar com outras pessoas, que sabe colaborar, que consegue construir relações de confiança com os seus colegas, clientes ou colaboradores directos. As características desta competência são: Lealdade, Paciência e Confiança.

Competências Profissionais: Ter a habilidade de criar planos de acção, de seguir um planeamento previamente feito, ter definidos e saber como atingi-los, ter métodos e métricas para medir o seu atingimento versus os seus . As características desta competência são: Objectividade, Foco, Determinação, Orientação e Visão para o Resultado.

Competências de Retorno do Investimento: Esta competência é no fundo a habilidade de conseguir juntas as três competências anteriores para maximizar a sua forma de vender para conseguir que os dois lados do negócio vejam as vantagens do mesmo. As características desta competência são: Orientação para o Cliente, , Conhecimento do seu Produto/Serviço e Facilitador.

Agora que conheceu estas quatro competências, é sua função começar a rever todo o seu percurso pessoal e profissional para validar o quão competente é em cada uma delas. Quando tiver atingido a excelência nas quatro (não interessa nada se for em parte delas) você acabou de obter as ferramentas certas a sua disposição para criar relações fortes e construtivas com o seu cliente e por conseguinte com a sua empresa.

Estas quatro competências nas pode ajuda-lo a criar um caminho de sucesso se souber utiliza-las de acordo com as necessidades do seu cliente para resolver os problemas.

Pense nisso e boas vendas.

Quatro Competências Essenciais num Vendedor

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558