10 tipos de manipuladores e como lidar com eles – PARTE 1

by

Vivemos dias complicados. Quando falamos de relação entre patrão e empregado, chefe e subordinado, marido e mulher ou mesmo namorado e namorada, é muito comum aplicarem alguma técnica de manipulação, principalmente quando uma das partes quer “levar a água até ao seu moinho”. Mas é fácil entender quando alguém está a tentar manipular, porém é mais complicado não deixar ser. Esta semana, este artigo vai identificar os primeiros cinco dos dez tipos de manipuladores e como enfrentar ou lidar com cada um. Eis a minha lista:

1- Manipulador que distorce o assunto

Característica: Este tipo de pessoa tem por hábito distorcer a atenção do problema ou então negar que o tema em causa tenha acontecido, praticamente trata a outra parte como mentiroso e tenta por tudo desacredita-la. Gosta imenso de usar uma das seguintes expressões: “isso não aconteceu/não foi bem assim…” ou “Você está a imaginar coisas…” ou “Nem pensar, vocês deve estar louco…”.

Como lidar com ele: Trabalhe as evidências. Todas as vezes que estiver a frente deste tipo de manipulador, só conseguirá vencer se confrontá-lo com provas documentais escritas ou com o suporte de outras pessoas ao seu lado.

2 – Manipulador que projecta a culpa a outra pessoa

Característica: Há um típico caso na política portuguesa onde foi usada a frase “Eu raramente erro e dificilmente me engano. Vocês é que me induziram em erro!” Este tipo de manipulador nunca é o culpado de nada. Todo comportamento menos correcto que tenha é sempre projectado para outro. Se tem que chamar a atenção de alguém, não é por que ela fez algo errado, mas sim porque alguém mandou ele fazer isso. O que ele fez ou faz de errado é sempre porque outra pessoa assim disse que ele deveria ser ou fazer. É tratado na cultura popular brasileira como “Santinho do pau-oco”.

Como lidar com ele: Numa primeira impressão, poderá sentir pena deste manipulador, mas não se deixe enganar por esta imagem que dá de desculpa pela falta de compromisso ou responsabilidade pelos erros que comete. Deverá assegurar que o potencial “culpado” esteja consigo para validar a responsabilidade do que ele fez ou faz de errado é totalmente dele e não da pessoa que ele iria “culpar”.

3 – Manipulador Generalizador

Característica: Normalmente este tipo de manipulador adora dizer que um determinado problema não foi resolvido por que você e “todos os outros” disseram que não iria dar certo. A culpa de não vender é do mercado, da equipa técnica ou do marketing onde todos deram indicações erradas para ele. Tenta sempre sair do processo pondo na consciência dos restantes que ele é o máximo.

Como lidar com ele: Não se deixe enredar neste processo. Use uma folha de papel onde numa coluna vai listar as tarefas que era suposto terem sido realizadas, na segunda o que foi alcançado e na terceira por quem. Evidenciando assim a sua incapacidade de resolver coisas.

4 – Manipulador dos objectivos

Característica: É tipicamente aquela pessoa que mesmo quando tem todos os seus objectivos e resultados estampados numa folha, ele olha para ela e lhe diz: “estava a espera de mais de si!”. Este manipulador quer mandar abaixo qualquer motivação e vontade de realizar objectivos e metas. Quer sempre algo mais, mas só apresenta isso quando você já não pode conseguir.

Como lidar com ele: Tenha consciência do seu valor. Demonstre que fez exactamente o que lhe foi pedido e que merece ser reconhecido pelos seus resultados. Não se deixe enredar em ter que estar sempre a dar “o danoninho extra”, principalmente quando isso não foi especificado ou exigido no início.

5 – Manipulador do assunto

Característica: Este manipulador, quando vê que a conversa está a entrar em temas que ele não tem contra-argumentação ou perde o protagonismo, começa a falar de outro tema que lhe seja mais favorável e que não está relacionado com o assunto principal.

Como lidar com ele: Sempre que vir que ele está a mudar de assunto, chame a atenção e indique “Desculpe, este não é o tema que estamos a tratar. O que preciso falar consigo é sobre…”. ou então faça como os jornalistas quando o entrevistado não quer responder a pergunta feita, ele volta a fazer a perguntar vezes sem conta até que consiga ter uma resposta ou o entrevistado levanta-se e sai.

Para a semana trago os restantes 5 tipos de manipuladores.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Conhece pessoas que são assim? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com elas?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Estes são os meus princípios. Se não vos agrada, tenho outros. (Groucho Marx) Faço vida…

Caro leitor, vou tentar a medida que for possível apresentar algumas sugestões de como melhorar…

%d bloggers like this: