Sete razões por que precisa de Coaching

by

Ao longo dos anos que venho fazendo Coaching aos meus clientes, sejam eles internos (na minha equipa) ou externos, já me deparei com situações ímpares. O que há de bom nesta profissão é que e em todas elas, os meus clientes conseguiram chegar a aquele ponto onde encontraram a solução para o seus problemas.

Como dizem os grandes especialistas, a função do Coach é conseguir que o seu cliente descubra todo o potencial que tem escondido dentro de si e ponha este em prol das soluções mais correctas para resolver o seu problema.

Por causa disso, resolvi escrever esta semana um artigo que vai permitir você conhecer os principais motivos pelo qual beneficia em contratar um Coach.

Razão nº 1 – Ajudar a definir objectivos claros e alcançáveis

O verdadeiro poder do Coaching é permitir o coachee definir o que realmente quer atingir. Normalmente se define o objectivo global e depois em cada uma das sessões de trabalho, será o coachee a definir o seu objectivo para cada sessão.

Agora você se pergunta: “Mas como eu vou definir um objectivo global e para cada sessão?”. A resposta é simples, com calma. Muitas vezes durante uma sessão, o coachee pode reconhecer que o objectivo estabelecido no contrato inicial já não é o que ele quer e vai ser necessário mudar o contrato de forma a suportar este novo rumo. O Coaching é um processo vivo e, que em algumas situações, pode mudar ao longo do período de contrato.

Razão nº 2 – Venha com o “novelo de linha todo emaranhado”

Muitas vezes você não quer avançar com a contratação de um processo de Coaching porque vê a sua vida toda emaranhada, tal como um novelo de linha que não consegue descobrir onde inicia ou onde termina. Isso é o maior sinal que você realmente precisa de Coaching. Traga as suas tristezas, incertezas e confusões. Elas são o ponto de partida para conseguir chegar ao objectivo traçado na razão nº1. Não se preocupe em querer ser “certinho”. Está a embarcar numa nova dimensão e muitas vezes é preciso mo início deixar o “rio” fluir livremente para mais tarde conseguir definir o caminho que quer que ele faça.

Razão nº 3 – Encontre o seu guia/mentor de caminhada

Possivelmente será necessário você ser suportado por informação adicional. O processo de Coaching é co-construtivo, ou seja, não é o coach que diz por onde deverá caminhar. Será você a decidir o seu caminho. Porém durante a caminhada deverá apostar em aprender mais sobre o que quer atingir. Procure fontes de informação credíveis. Mas cuidado para não se tornar um coleccionador de informação que não ajudam. A internet é boa, mas não é a única fonte de informação. Defina/descubra um “mentor” que teve sucesso no percurso que quer ter e estude como foi que ele chegou lá. Tenha presente que num processo de Coaching não existe nada replicável. O seu processo é único e totalmente gerido por você.

Razão nº 4 – Aja em conformidade

Uma vez iniciado o processo de Coaching, está nas suas mãos conseguir que o seu objectivo se realize. Não veja o coach como um psicanalista ou psicólogo. No Coaching o passado são fotografias e vídeos que nos ajudam a evidenciar a nossa experiencia. Não são a razão para efectivar a mudança. Quando você definir na sessão sobre uma acção, só você, e mais ninguém poderá fazer acontecer. O coach ou tudo o que estudar (conforme a razão nº3) só terá sucesso se você realmente agir. Não fique na janela a ver a banda passar. Faça parte dela.

Razão nº 5 – Compromisso

Não basta somente querer que o seu objectivo aconteça. É preciso, dia após dia assumir a postura e fazer o necessário para atingir o objectivo. Cada dia é uma batalha a vencer, e cada dia que avançar consistentemente na direcção traçada, a distancia entre o ponto que está e o que quer estar, diminui.

Pare de pedir desculpas pela sua existência e passe a evidenciar que existe e que quer ser parte do todo e não uma peça que não se encaixa em lado nenhum. O compromisso com a sua consciência e com o seu objectivo é fundamental para alcançar a meta.

Razão nº 6 – Controle as expectativas

Sim, é perfeitamente possível que no final do contrato de Coaching você não consiga atingir o resultado que estabeleceu no inicio. Isso pode acontecer por dois motivos, o seu objectivo era somente uma intenção ou as suas expectativas foram defraudadas por que não teve o rigor necessário para conseguir atingir o seu objectivo. Compreenda que o Coach não pode ser responsabilizado pelas decisões que você tomar. Só você é responsável pelo que decidir e fizer. A postura do coach é ser assertivo para lhe fazer as perguntas certas para que tome consciência dos seus actos, mas no final quem vai agir é você. O controle das expectativas permite você comer o seu “elefante” as colheradas e assim construir o seu percurso com solidez e certezas.

Razão nº 7 – Não invente razões ou desculpas

Não fui capaz por que chovia, ou não fiz por que estava muito calor. Não tentei contactar a pessoa que queria falar por que eram 6 da tarde ou eram 9 da manhã e a esta hora as pessoas não atendem o telefone. Se quer realmente que o processo de Coaching funcione, então não invente desculpas. Como coach não vou trabalhar por si ou fazer os contactos que deve fazer. O que vou fazer é assegurar que lhe questiono as suas decisões e esperar que execute cada uma das razões anteriores. Está nas suas mãos conseguir que o processo de Coaching funcione a seu favor. Se não funcionar, foi porque esteve a procrastinar e a tentar enganar o coach, quando na verdade quem estava a ser enganado era você.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como seu Personal Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.

Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.

Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.

Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.

Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->


Eu sou contra o novo acordo ortográfico.

Algumas dicas bem poderosas

Novembro 29, 2009

Sejamos conscientes que todos gostamos de comprar. Sabe porque? Porque é engraçado e alimenta o…

%d bloggers like this: