Porque um trabalhador freelancer deve contratar um coach?

by

Tenho vindo ao longo destes últimos anos, a fazer Coaching a diversos profissionais que decidiram sair dos seus empregos e lançarem-se como profissionais freelancer e assim trabalhar no desenvolvimento dos seus negócios.

Se é um profissional que está a trabalhar como freelancer, há uma coisa que é certa: você entende muito do que faz e sabe exactamente como ajudar os seus clientes. Porém, será que sabe como fazer o seu negócio e a sua reputação crescerem e assim ser (re)conhecido pelo mercado como um profissional de excelência?

Com base nesta premissa, resolvi partilhar a minha experiência e apresentar neste artigo as principais vantagens e o que deve ter em conta quando for contratar um processo de Coaching.

Se é Freelancer eis as principais vantagens que tem ao contratar Coaching

Aumentar e reforçar o Networking – Pode parecer estranho mas há uma máxima no BNI que diz que cada pessoa tem pelo menos 250 contactos no telemóvel que podem ser nossos potenciais clientes. O seu Coach pode ser (e na verdade é) uma forma excelente de recomendar os seus serviços as pessoas que ele conhece.

Aumentar a sua capacidade de análise “fora da caixa” – Como Coach o que faço é questionar. Muitas vezes será confrontado com perguntas que o farão efectivamente pensar e analisar se está a tomar as melhores decisões em prol do seu futuro profissional. Durante a sessão de Coaching terá a oportunidade de colocar todas as dúvidas para fora e, com o desenrolar da sessão, irá gradualmente encontrando as respostas as suas dúvidas. Se não encontrar respostas para todas, pelo menos para as que encontrar, estas serão úteis para avançar em direcção do seu objectivo final.

freelancer photoTrabalhar na definição do seu perfil profissional – Disse antes que você entende muito do que faz. Verdade. Porém se não souber exactamente quais são os seus limites, estará a prestar mais serviços do que foi pago para fazer. Por exemplo: foi contratado para fazer um website mas o seu cliente nunca para de pedir mais e mais funcionalidades. Contratar um processo de Coaching irá trabalhar consigo para que possa determinar quais são os seus limites e assim, quando estiver a vender o seu serviço, saberá explicar ao cliente o que está incluído no contrato e o que não está.

Acompanhamento para a vida – Depois de terminado o seu processo de Coaching o que resta é a amizade criada entre dois profissionais que poderão, a partir daí, ajudarem-se sem necessidade de contrapartidas.

Se é Freelancer eis o que deve ter em conta quando for contratar Coaching

Conflito de personalidade – Disse antes que no processo de Coaching há um grande questionar de várias coisas que vai dizer. Se não é capaz de aceitar que questionem as suas decisões, o que fez e o que pretende fazer, poderá sentir que o Coach está a lhe atacar, quando não é o caso.

A disponibilidade total do Coach – O serviço de Coaching quando contratado tem, como em várias outras profissões, horário onde o Coach o irá receber e cada sessão tem uma duração pré-definida que será cumprida a risca. Não pense que poderá ligar para o Coach as 03h00 da madrugada com um ataque de pânico por causa da reunião com um grande cliente no outro dia as 09h00. Se é um profissional que está a procura de um “tutor” então deve deixar isso bem claro logo no início. Há Coaches que aceitam bem e outros nem por isso.

Querer Coaching voluntário ou permuta de serviços – Há instituições como o ICF Portugal que prestam Coaching Voluntário a pessoas com um determinado estatuto social, normalmente desempregados. Poderá também negociar com o seu Coach a permuta de serviços, desde que o que tenha para oferecer possa realmente interessar como moeda de troca.

Siga o Venda Melhor nologo_b

Conselho de ouro: uma excelente forma de aumentar os seus negócios é juntar-se a uma organização profissional onde poderá não só potenciar o seu negócio, como também ter formação em Networking. Se quer saber mais sobre este tema, mande um e-mail para mim e lhe explico como pode fazer parte.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Coaching: It’s all about execution!

Conclusão final

Termino com duas simples perguntas: “Alguma vez pensou nisso? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com os seus clientes?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching de Vendas pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?

Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.

Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

Provavelmente quem inventou esta frase, trabalhava na área das vendas. Porque? Porque estamos a chegar…

Duas dicas poderosas

Março 13, 2010

Esta semana trago não uma mas duas dicas que poderão ajudar a conseguir mais vendas.…

Motivação não se compra

Setembro 10, 2011

Esta semana foi a primeira semana de Setembro e desde segunda-feira que aqui em Lisboa…

%d bloggers like this: