Apesar de estarmos a meio de Janeiro, muitas empresas ainda estão a fechar o ano de 2010 e a preparar as vendas para o ano de 2011. Portugal teve aumento de impostos, mudanças na lei das aplicações de gestão das empresas, etc. Todos estes pontos são boas razões para um vendedor ter algum tempo para preparar-se para este ano dificílimo que estamos a iniciar.
Nas minhas leituras de fim-de-semana, parei e reli pelo menos duas vezes um parágrafo que diz o seguinte: “Para um vendedor conseguir ser um bom conselheiro dos seus clientes, deve primeiro acreditar em si. Isso significa que tem que ter confiança no seu pensamento, na sua sabedoria, no seu conhecimento, no seu julgamento, no seu instinto, no seu poder de observação, no seu poder de dedução, na sua habilidade de ter ou não razão e na sua capacidade de discernir o que é melhor para si e para o seu cliente. Um vendedor tem que ser decisivo. As pessoas de confiança não o são só de vez em quando, as pessoas de confiança não passa a bola para outro. As pessoas de confiança são seres desejosos de vencer a si mesmo. São pessoas que não dizem: “Confie em mim”. São pessoas que ouvem os outros comentar “Eu confio nele””.
Gostei do que li. Já tinha escrito alguns artigos sobre a capacidade de transmissão de confiança que um vendedor tem que ter. Mas não tinha tudo isso sintetizado num único parágrafo.
Por isso, se está na fase de preparar o seu ano de 2011, primeiro pense e reflicta profundamente sobre este parágrafo, e depois tenha em conta algumas dicas.
Tenha ambição
- A principal característica de todo vendedor de sucesso é a ambição;
- Os vendedores de sucesso estão sempre desejosos de correr riscos e de tentar alguma coisa que os faça superar os seus próprios limites;
- São pessoas orientadas por objectivos e sabem o que querem da vida;
- Sem a ambição, todas as outras qualidades que um vendedor possa ter ficam diminuídas
Acredite que
- Viver na Terra é muito caro, mas inclui uma volta grátis ao redor do sol.
- Se a ignorância é felicidade, porque as pessoas não são mais felizes?
- Alguns erros são demasiados divertidos para serem cometidos uma única vez;
- Não chore porque acabou; Sorria por ter acontecido;
- Tudo deve ser feito o mais simples possível, mas não mais simples;
- A felicidade entra por portas que você nunca imaginou que estivessem abertas
Pense nisso e venda melhor em 2011.