Uma grande percentagem dos melhores vendedores são por natureza pessoas com um espírito livre. São empreendedores com uma elevada motivação, ambição e auto-resistência. Trabalham individualmente pois sabem que assim podem produzir mais e mehores resultados. Possuem a mais importante vocação que qualquer outro colaborador dentro da empresa. Eles produzem e são geradores de resultados e todas as empresas precisam destas pessoas .

Agora o que acontece quando estes vendedores pelos motivos que acima indico (e com a ância de vender ainda mais) não se preocupam como é que a organização irá reagir a esta venda, ou mesmo por o serviço ou entregar o produto nas condições que o cliente deseja? 

Todos chegam de certeza a mesma resposta: temos os clientes insatisfeitos com a empresa e os colaboradores internos ainda mais insatisfeitos com o vendedor pois este não se preocupa com os processo internos para o "delivery" quer seja do produto ou do serviço entretanto vendido.

Chegamos então ao ponto que quero referir. A comunicação interna entre os vendedores e o pessoal interno. Construir uma relação forte e de apoio mútuo é a chave para conseguirmos vender mais e melhor.

Ter clientes satisfeitos com o produto/serviço que compra e possibilitar ao vendedor poder voltar a esta empresa para vender mais, depende muito do resto da empresa, pois, são eles que vão "cuidar" da venda depois dela ser feita.

Deixo seis sugestões de como construir uma comunicãção interna para criar o conceito de "Equipa" na tua empresa.

  1. Todos "remarem" na mesma direcção : reuna com os colaboradores da empresa (ou os colaboradores que mais directamente influem na entrega do produto/serviço) e explique o que pensa e as razões por que este conceito de equipa é importante. Consiga que todos "remem" consigo e conhecam os seus objectivos. se no entanto houver alguém que não queira entrar neste barco, poderá sempre referir que "Especialmente nos dias que correm com a incerteza da economia, isto permitirá que todos mantenhamos os nossos empregos".
  2. Definir objectivos claros: Defina objectivos claros de como deveram comunicar-se entre si. Defina objectivos claros para aumentar a satisfação do cliente. Independente do que seja mais relevante para a empresa, reuna-se com os colaboradores que mais directamente actuam no pós-venda e faça com que eles estão consigo a trabalhar em pról do cliente.
  3. Defina as expectativas: deixe que todos os colaboradores saibam qual é o seu papel no processo, o valor da actividade dele e o que espera que cada um faça.
  4. Estabeleça processos: uma vez definido os objectivos, deverá acompanhar a execução destes objectivos. uma sugestão importante é uma reunião semanal com todos eles para um ponto de situação. Uma vez por mês tenha uma reunião mais alargada para avaliar os objectivos que foram traçados no início do mês, o que foi conseguido, e o porque (caso haja) de não ter conseguido. Será a altura de estabelecer os objectivos para o mês seguinte.
  5. Mantenha as responsabilidades: os colaboradores só serão responsáveis, quando tenha objectivos claros de atingimento e a correcta expectativa para os atingir. Uma vez que tenha isso definido, você não só tem o direito como a responsabilidade de os manter responsáveis pelos seus processos. Somente com os colaboradores conscientes das suas responsabilidades conseguirá realizar a sua visão do negócio.
  6. Defina recompensas e prémios: ao definir estapas e a recompensa quando atingirem é que os seus colaboradores se manterão no caminho. Todos precisam saber especificamente o que "perdem" ou "ganham" ao fazer o trabalho deles bem feito.

E pronto. esta foi a dica desta sexta-feira. espero que contribua para a sua valorização profissional.

A comunicação Interna é a chave para aumentar as vendas

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!