Estamos no dia 26 de setembro, hoje é o dia que Portugal tem eleições autárquicas. Nós, eleitores, temos o dever de saber escolher a pessoa que irá comandar as decisões no nosso bairro e no nosso município.
Falando assim, parece ser muito simples, mas não é. Ontem estive a ver o programa especial do Ricardo Araújo Pereira onde gozava com a falta de preparação de vários candidatos por este país a fora. É interessante verificar como é que certos partidos escolhem as pessoas para, putativamente, tentarem vencer uma eleição.
Não é minha intenção estar a falar de política ou de qualquer candidato. Gostava sim, de fazer uma comparação (quase real) com o que acontece com as pessoas que estão ligadas às vendas e prospecção de clientes.
Um dos grandes problemas que aflige os negócios é a constatação da falta de preparação dos profissionais, sejam eles contratados, ou pior, são donos do seu negócio.
Quando inicio um processo de Coaching com estas pessoas, deparo com uma total ausência e incapacidade de estar focado na necessidade do cliente. Preferem gastar todo o tempo a falar de si, da beleza e qualidade da sua empresa e quão bons são. Não querem saber a mínima em fazer questões que ponham o cliente a falar do seu problema.
Acredite que não estou a exagerar. Quer uma prova disso, atenda um telefonema de prospecção dos operadores de telecomunicação ou de energia elétrica. Atenda um vendedor imobiliário que quer angariar o seu imóvel para vender (este então é só promessas), vá a um stand automóvel e tente comprar um carro, entre num hospital do maior grupo de saúde em Portugal com uma dor de dente e verá que saíra com um diagnóstico de cancro cerebral. Isso que descrevo, não são experiencias de outros, são realidades vividas por mim.
E isso é exatamente como com os políticos. Vejam por exemplo, o quanto eles, de quatro em quatro anos, aparecem na rua a prometer este mundo e o outro em troca de um voto. Não querem saber se o eleitor gosta ou não da promessa, faz parte do “metiér” do processo eleitoral.
Como me envio um amigo num cartoon:
Nas vendas acontece o mesmo, o cliente não vai comprar de um vendedor que só diz bacoradas e tem um ego inchado. Ele vai comprar de quem confiar e que esteja disposto a ser seu parceiro de negócio para resolver o seu problema.
De merda o mundo está cheio e fartinho….
Conclusão final
Se reconhece que precisa melhorar e gostava de fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.
Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.
Lembre-se que:
Coaching é para quem QUER ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!