Coaching é Luxo ou Necessidade?

É um facto que a profissão de Coach não é regulada por nenhuma “Ordem” nem mesmo reconhecida como profissão pelas Autoridades Tributárias. Infelizmente isso se deve ao facto de muitos “picaretas” e “desempregados” tornarem-se “coaches” de um dia para o outro, só porque sim.

Poucos são aqueles que, ao escolher um Coach, procuram saber se ele é credenciado, reconhecido pela ICF Global como um profissional e que é regido por um Código de Ética. Mas infelizmente é a vida que temos. Se já ouvimos falar de médicos a exercerem a profissão sem nunca terem frequentado uma universidade, porque não haveria uma cambada de energúmenos que, na falta de emprego, optam por uma profissão que ninguém “controla”?

Não há dúvida de que estamos a viver tempos difíceis. Muitos sofrem de ansiedade sem precedentes sobre como gerir o equilíbrio entre a carreira profissional e a família. A maioria está a lidar com um crescente nível de estresse ou dificuldades económicas, e é claro, durante esse período, é natural reduzir a compra de artigos de luxo para aumentar o investimento em aprender novas habilidades.

Mas será mesmo que o é um artigo de luxo que tem de ser preterido? Vamos lá explorar alguns argumentos sobre isso.

Uma percepção errada

Há uma coisa que não pode ser negada, o Coaching, nas sua várias formas, já existe há muito tempo. Porém o que ele é, e o que como é feito, permanece, surpreendentemente, mal compreendido em muitos setores. De forma simples, como Coach, tenho a responsabilidade de ajudar as pessoas a lidar, gerir e assimilar a que querem impor nas suas vidas.

Porque o mundo mudou

Tudo mudou. Os estilos de vida mudaram. A forma de fazermos negócio mudou. E é justo dizer que o estresse, a pressão e o ritmo da vida diária de todos nós mudou, e para pior. As oportunidades também mudaram e se multiplicaram substancialmente, graças à Internet e à tecnologia. Ironicamente, vivemos num mundo onde há mais oportunidades do que nunca, mas devido ao aumento da oferta cada vez mais deixamos de nos sentir genuinamente felizes e realizados.

Não é uma moda passageira

O conceito era praticamente desconhecido há trinta anos. E há apenas vinte anos atrás, era um segredo bem guardado entre celebridades e pessoas extremamente ricas. Actualmente, o Coaching é um serviço que foca o autoaperfeiçoamento do qual quase todos podem beneficiar.

Mas então o que é o Coaching?

O Coaching é uma forma de trabalhar com as pessoas e com seu ser interior. É trabalhar para um propósito que elas determinaram atingir na sua vida profissional e/ou pessoal. Um processo de Coaching eficaz, permite as pessoas entenderem que é inteiramente possível criar a vida dos seus sonhos, em vez de se conformarem com a crença de que é a vida que as controla.

Trata-se de ajudar as pessoas a recuperar a responsabilidade e o domínio do seu interior. Desta forma, conseguem reconhecer que, embora o passado seja um contributo importante para quem são e onde se encontram hoje, de forma alguma é um factor que definirá o futuro. No processo de Coaching, as pessoas identificam e adoptam o que mais valorizam na vida. Aprendem como superar os seus medos e erradicar as suas crenças enfraquecedoras para que possam, de forma regular, viver o tipo de vida que realmente valorizam.

Coaching é uma mudança de percepção

Para que possa realmente entender porque digo que contratar um Coach não é um luxo, eis algumas verdades que acredito serem importantes para sedimentar a minha afirmação.

1. O desenvolvimento pessoal não é um luxo. É fundamental ser o melhor que pode ser e aproveitar a sua vida ao máximo.

2. Aprender a assumir o controle da sua vida não é um luxo. É o segredo para ser feliz, bem-sucedido, inspirado e motivado.

3. Compreender os  seus valores não é um luxo. É vital para saber quem realmente é e o que realmente quer da vida.

4. Dissipar as crenças limitantes e os medos não é um luxo. É uma maneira de quebrar as algemas da inércia e voar acima da mediocridade.

5. Encontrar o propósito da sua vida não é um luxo. É essencial se deseja viver a vida que deseja.

6. Coaching não é um ‘custo’. É um investimento poderoso para transformar o seu pensamento para que possa viver a vida dos seus sonhos.

Se nunca experimentou o Coaching, então sugiro fortemente que encontre um pouco de espaço no seu orçamento para contratar um Coach. Essa decisão pode mudar a sua vida de muitas maneiras que não pode sequer imaginar.

Conclusão final

Se reconhece que precisa melhorar nestas competências, que gostava de corrigir algumas em si, que quer contornar e fazer alterações ao seu estilo de gestão e trabalhar de maneira diferente, entre em contato comigo. Irei ajudá-lo a obter uma clareza cristalina de onde EFECTIVAMENTE deseja estar, trabalhar os bloqueios que impedem o avanço, rever o seu posicionamento, objectivo, prazos e vai sair com ideias, opções, inspiração e plano de acção para que isso aconteça.

Dê o primeiro passo agora clique aqui para contactar-me e termos uma conversa informal por WhatsApp ou ligue para descobrir como eu posso ajudá-lo. Pode entrar em contato comigo através do formulário de contato aqui.

Lembre-se que:

Coaching é para quem QUER ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

    Complete a frase: VENDER É....
    O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
    Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
    Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
    Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
    Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
    Nome: email:
    Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
    Clique em ->
    Coaching é Luxo ou Necessidade?

    Coach Wilques Erlacher

    ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

    WhatsApp chat