Pois é, pensavam que o tempo não passaria depressa? Desacreditem. Ainda ontem estávamos a ir para a praia e era o início do verão e agora já estamos a preparar e retirar do armario todos os casacos e roupas quentes para suportar o frio.

Porque digo que o Natal é já depois de amanhã? Simples, se não começar a preocupar-se rapidamente, vai perder uma oportunidade única. A partir de 15 de Setembro e até perto do dia 15 de Novembro são cruciais para que possa fechar o máximo possível de negócios.

A janela de oportunidade é muito pequena e é preciso que saiba aproveitar este tempo de uma forma sábia e vantajosa. A partir da segunda quinzena de Novembro, irá começar a ver os seus prospects a planearem as festas de fim de ano e as férias que normalmente alguns decisores gostam de retirar na época natalícia.

Prepare-se para começar a ouvir os seus prospects e clientes começarem a dizer-te “afinal, será melhor ligar-me a partir do dia 2 de Janeiro…”. Este tipo de resposta pode ser vista como uma vitória ou como uma perda. Porque? Então veja bem, pois isso vai permitir-lhe planear o quanto vai fechar logo no início do ano.

Deixe-me explicar melhor o que quero dizer. Se chegar a 15 de Setembro com uma extensa lista de propostas apresentadas ao mercado, é certo que terá uma vida muito ocupada até ao fim do ano para “correr” atrás do prejuízo e fechar os negócios. É a tentativa de fazer um final de ano fantástico. Agora, se os seus prospects começarem a descartar-te para o próximo ano, não veja isso como um fracasso. É uma excelente oportunidade de conseguir de uma forma clara identificar se a necessidade do seu prospect é real ou não. Se for uma oportunidade real para conseguir fechar uma data provável para avançar com o projecto.

Por isso os próximos 60 dias irão determinar de uma forma definitiva o seu sucesso para os próximos 6 meses. Utilize este tempo e faça um tudo-por-tudo para conseguir fechar tudo o que for possível até ao fim de Novembro. A partir do momento que começar a sentir que já não vai conseguir mais fechar os negócios que tem em mãos e visto estar a chegar uma época festiva, aproveite o tempo para descansar, recarregar as baterias e aproveitar a época do final do ano. Espera-lhe um início de ano muito promissor e cheio de oportunidades para fechar.

Pense nisso e boas vendas.

O Natal é já depois de amanhã, por isso os próximos 60 dias são muito importantes

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!