Esta deve ser sem duvida a pergunta mais usada por todos os que se propõe a avançar com o seu próprio negócio. Mas será que existe mesmo uma fórmula que permite os negócios terem sucesso? A resposta é NÃO. O que há é um conjunto de atitudes e de exemplos que devem ser seguido se quer mesmo que o negócio avance em direcção ao sucesso. Por isso esta semana lhe trago algumas ideias sobre o que é preciso ter para atingir o sucesso nos negócios.
Auto-motivação e auto-incentivo
São os dois itens mais primários que são necessários. Não espere que sejam os outros a lhe darem motivação. Ou ela está dentro de si ou não há nenhuma outra forma de se conseguir motivação, pelo menos da que dura muito tempo. Já o auto-incentivo é a força anímica que o fará saltar da cama e ir atrás dos clientes que são necessários para que o seu negócio cresça.
[bctt tweet=”Uma atitude positiva cria mais energia e milagre que a mais poderosa das drogas!” username=”werlacher”]
Compromisso com os objectivos
Poderia somente usar a palavra comprometimento, mas não basta. O compromisso com os objectivos permite que eles sejam a “cenoura” a nossa frente e que nos façam estarmos atentos e focados na superação dos mesmos.
Crie as métricas
Só posso dizer uma frase sobre esta ideia: “o que não é medido não pode ser controlado”. Qual o número de visitas, de propostas enviadas, de reuniões e telefonemas que foram feitos? Somente com um controle muito apertado sobre o desempenho é que se pode ter a certeza que está no caminho certo na direcção do sucesso.
Alinhe o resultado com a métricas
Métrica é uma forma de controlar. Posso definir uma métrica de venda de 10.000 unidades num mês. Se o produto é vendido em embalagens de 500 unidades é uma métrica simples de controlar. Porém se o meu produto é vendido em embalagens de 50 unidades tenho que despender um esforço muito grande, e se calhar impossível de atingir o mesmo resultado no mesmo espaço de tempo definido na métrica.
Avalie se tem os comportamentos e capacidades necessários
Como diz o ditado: “Não basta somente ser a mulher de César, é preciso parecer”. Por isso identifique quais os comportamentos e capacidades técnicas ou verbais que precisa ter de assumir para que esteja comprometido para fazer crescer o seu negócio.
Crie metodologias e processos de trabalho
Quando não se sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Nos negócios se não houver um método e um processo que indique a direcção a ser seguida, não passará de “mais um barco” sem velas que não tem rumo.
Conheça o que os seus clientes pensam e querem
Se não sabe o que eles pensam e o querem, como saberá o que é melhor para eles? É muito importante saber o que eles pensam sobre o seu produto e depois alinhar este feedback com a sua metodologia e processo de venda. Um cliente satisfeito trás 10 novos. Um cliente insatisfeito desvia 20 novos clientes do seu negócio.
Faça Coach ou contrate um Coach
A função de um Coach é trabalhar com o seu coachee para assim criarem um plano de acção. Se sabe como fazer Coaching aos seus vendedores, haja em conformidade. Se não sabe como, então sou a pessoa certa para lhe ajudar. Pode saber mais como me contratar AQUI.
Esteja sempre a procura de melhorias
Um negócio de sucesso é inimigo do conformismo. Deve estar sempre a procura do que não está a correr bem, corrigir e melhorar. Isso deve ser parte do processo e deve ser mantido “vivo”.
Seja responsável e não arranje desculpas
Como disse Bill Gates, antes de procurar o culpado por algo que correu menos bem, olhe para o espelho, pois ele estará mesmo a sua frente. Só você é responsável pelo que se passa no seu negócio. Mais ninguém.
Pratique, falhe, corrija, pratique, falhe, corrija e acerte
Só a prática leva a perfeição. Um jogador de futebol treina a semana inteira para jogar 90 minutos no fim de semana. Você terá que praticar muito, errar muito, corrigir tudo novamente até que atinja o objectivo que traçou para o seu negócio.
Corra riscos
A história não se lembra das pessoas que não arriscaram ou ficaram em segundo lugar. Quem não arrisca não petisca. Ficar sentado a espera que algo aconteça não vai trazer clientes para o seu negócio.
Conclusão final
Termino com uma simples pergunta: “Agora que conheceu as minhas ideias sobre como fazer o seu negócio atingir o sucesso, que tipo de empresário você realmente quer ser?”
Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar e aprender se me contratar como Coach onde posso ajudá-lo a ser (ainda mais) melhor profissional.
Se tem dúvidas se pode funcionar consigo, solicite a sua consulta de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.
Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Se não gostou do artigo, partilhe com a sua concorrência. Eles vão adorar aprender como ser melhores e saber como vencer no mercado.
Para a semana trago um novo tema para um artigo que o vai ajudar a ser melhor profissional.
Só me resta dizer uma coisa: Muito obrigado, pense nisso e boas vendas.
Agora que leu o artigo, deixe-me saber quem é você e qual a sua avaliação sobre o que leu. A melhoria contínua só acontece com o seu feedback.
Por favor preencha o pequeno questionário abaixo e carregue em enviar.
Eu sou contra o novo acordo ortográfico.