Que tipo de vendedor quer ser, Barman ou Personal Trainer?

by

Depois de um título tão estranho, a pergunta que está a fazer é, mas o que é isso? A resposta é simples. São muitas as situações que nós vendedores, quando estamos a frente do nosso cliente, assumimos um dos dois tipos. A questão é que um vende e o outro cuida (e vende mais vezes).

O que é uma vendedor com uma postura de Barman?

Tente imaginar um bar onde está sentado ao balcão e do outro lado está o “vendedor Barman” que educadamente lhe pergunta como está a correr a vida, os negócios com um “pretenso” interesse por aquilo que tem para contar. Você se sente confortável e começa a confiar no “vendedor Barman” e começa a falar. Durante a conversa, ele vai renovando e enchendo o pires com amendoins e questionando se quer mais uma bebida. Você vai aceitando a oferta de nova bebida e ele vai pondo cada vez mais e mais bebidas a sua frente.

No final da noite o “vendedor Barman” vendo que está podre de bêbado chama um táxi para o levar até a casa e o que aconteceu foi que ele vendeu imenso para si e fez uma noite fantástica e você apanhou uma bebedeira descomunal.

No dia seguinte vê a sua conta bancária diminuída sem que tenha “ficado” nada para aproveitar. Minto, fica por algumas horas uma verdadeira dor de cabeça e a necessidade de explicar para a sua família por quê gastou tanto dinheiro em bebidas.

Característica do vendedor Barman: Demonstra ter algum interesse por aquilo que precisa (ou necessita) mas na verdade o que ele quer é por muito amendoim a sua frente (de preferência bem salgado) e fazer você beber muito para ele poder vender bastante bebida.

O que é um vendedor com uma postura de Personal Trainer?

Agora imagine que entrou num ginásio e foi falar com um “vendedor Personal Trainer” para tentar ganhar e melhorar a sua forma física. O “vendedor Personal Trainer” começa por fazer uma série de perguntas para tentar entender onde quer chegar e assim, compreender verdadeiramente a sua necessidade. Depois de terminar as perguntas, vai passar ao processo de o submeter a alguma medição para avaliar mais profundamente qual o seu estado físico actual.

A partir deste ponto ele vai traçar um plano de treino específico para si e sempre que estiver junto consigo a treiná-lo, ele vai estar sempre a motivar para superar os obstáculos, e aos poucos, vai ganhando a sua confiança e vai dizendo toda a verdade sobre a evolução do seu estado de saúde e o que deve ainda ser feito para continuar a superar as suas necessidades iniciais.

Este “vendedor Personal Trainer” é alguém que se preocupa consigo e está sempre disponível quando precisa dele. Não é um profissional barato e os seus serviços também não são. Mas isso também significa que o nível de serviços e benefícios que lhe dá em troca do seu dinheiro são elevados e focados unicamente na procura de atingir (ou mesmo superar) os resultados que quer atingir.

Característica do vendedor Personal Trainer: É um profissional que verdadeiramente tem interesse pela necessidade do seu cliente e todos os serviços prestados por ele são únicos e específicos para cada um dos seus clientes. Quem compra os seus serviços ou produtos sabe que o quê vai receber compensa cada euro gasto.

Obrigado por me acompanhar nesta leitura.

Conclusão final

Termino com uma simples pergunta: “Conhece vendedores que são assim? Este artigo lhe ajudou a ficar mais preparado para lidar com os seus clientes?

Se não sabe como fazer isso, por que não experienciar como o Coaching pode ajudar? Marque uma sessão Gratuita de Coaching comigo para avaliarmos como poderei trabalhar consigo?

Siga o Venda Melhor nologo_b

Muito obrigado por ler o meu artigo. Se gostou deste artigo e reconhece que a partir desta informação aprendeu alguma coisa, imagine o que poderá beneficiar se me contratar como Coach?
Se ainda tem dúvida como poderá funcionar consigo, solicite a sua sessão de 30 minutos gratuita, tenho a certeza que depois de conversarmos, vai reconhecer o quanto isso é necessário.
Conheça as condições e o como funciona a minha Fórmula que muda a forma de vender.
Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterPesquisa no GoogleOutro site
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNãoProvavelmente
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Permita-me saber quem é Nome:
e-mail:
Gostou do Artigo?
O seu feedback é muito importante:
Clique em ->

%d bloggers like this: