20 características para ser um empreendedor de sucesso

Na senda dos vários artigos que venho escrevendo sobre empreendedorismo, quero hoje trazer uma lista de 20 características para ser um de sucesso.

Nos processos de que venho trabalhando com os meus clientes, detecto que, por vezes, a ausência de algumas destas características atrapalha o desenvolvimento pessoal e do negócio.

Estas 20 características servem, em muitos casos, como uma checklist de validação com os meus clientes. O sucesso que eles conseguem nos seus negócios, surge justamente do trabalho conjunto que fazemos ao desenvolver as competências para assimilar estas características.

Começo com um aviso. Seja honesto consigo mesmo sobre onde acredita que  realmente é forte e onde pode melhorar. Não há problema em não ser excelente em tudo, mas deve usar esta lista para se tornar um profissional mais completo. A capacidade de fazer uma autoavaliação consciente é uma habilidade inestimável que irá acompanhar o seu percurso ao longo da sua carreira.

Assim sendo, eis as 20 características e uma descrição da sua importância.

1. Ser Persistente

Gerar negócios para a sua empresa exige muita persistência. Aliás, a persistência é o ingrediente principal para o sucesso de qualquer empreendedor. Estudos mostraram que para conseguir fechar uma venda são necessários pelo menos oito contactos com um potencial cliente e só depois há uma possibilidade dele fechar negócios consigo.

2. Ser Honesto

Já escrevi em outros artigos sobre este tema e volto a reafirmar, os compradores estão cada vez mais bem informados sobre o que querem e só aceitam trabalhar com alguém que seja um parceiro confiável e os ajude a encontrar uma solução que resolva um problema específico.

Siga-me pelologo_b
Follow my blog with Bloglovin

3. Ser Confiante

Transmitir confiança por vezes é confundida com arrogância, porém está nas suas mãos não deixar isso acontecer. Se acredita na sua solução e no valor que ela pode adicionar à organização do seu comprador, desenvolva os hábitos necessários para lidar com as objeções e transmitir confiança ao potencial cliente.

4. Ser Alegre

Ser um empreendedor deve ser encarado como algo divertido. Imagine a quantidade de pessoas que vai encontrar todos os dias. Não é com uma cara fechada e de mau humor que vai conseguir ajudá-las a encontrar soluções para seus problemas. Não é necessário que as interações de negócios sejam uma festa, mas o acto de elaborar uma solução deve ser divertida e emocionante para os dois lados.

5. Ser Curioso

Entre tantas coisas que existem no mundo, a que considero mais interessante é estar constantemente a aprender com os clientes, a concorrência e o mercado. Esta aprendizagem é fundamental para o sucesso. É muito fácil cair numa rotina diária e ver o tempo a passar embrenhado em problemas. Quando sentir que isso está a acontecer, faça uma pausa e descubra algo para criar nova inspiração e gerar motivação e crescimento.

6. Ser Ético

Só quem tem uma forte ética de trabalho, elevados padrões de exigência pessoal e profissional conseguirá manter o sucesso a longo prazo. Como disse antes, ser empreendedor e trabalhar com vendas é uma profissão divertida e só quem agir com um profundo sentido ético irá desenvolver no mercado o reconhecimento necessário.

7. Ser Apaixonado

Tal como a honestidade se não é apaixonado pela sua solução e como ela pode beneficiar um potencial cliente, como pode esperar que o comprador se entusiasme? Acha que alguém quer comprar uma solução que o próprio vendedor não acredita? Procure a alegria e paixão que o fez abrir o seu negócio desde o primeiro dia e transfira esta paixão para os seus potenciais clientes.

MAIS INFORMAÇÕES – CLIQUE AQUI

8. Trabalhar em equipa

Trabalhar em equipa é o item que está relacionado com as outras 19 características da lista. Quando trabalha em equipa, ganha inspiração para aprender e fazer mais. Saiba que se quer chegar rápido pode ir sozinho, mas se quer chegar longe deve sempre ir acompanhado… e precisa (mesmo) disso para ter sucesso.

9. Ser Responsável

O processo de crescimento é algo que exige muito do empreendedor e este deve assumir total responsabilidade pelas suas acções. Esta é a característica fundamental em qualquer relacionamento. A responsabilidade é parte do seu próprio desenvolvimento, da dinâmica em equipa e garantir o melhor relacionamento com o cliente.

10. Disciplina

Se empreendedor e ter a liberdade de decidir o quê e como vai tratar as suas tarefas, pode parecer agradável e muito divertido, mas não deve confundir isso com falta de disciplina. Há muitos altos e baixos na gestão de um negócio, mas com disciplina, planeamento adequado e um bom processo de Coaching, pode transformar esses altos e baixos num sucesso consistente.

Estabeleça um plano de execução consistente, crie métricas de acompanhamento e controle para assim não ver chegar o fim do trimestre, e descobrir que não está a ganhar negócios e começa a ficar deprimido e arrependido.

11. Ser Optimista

Eu sei que quem mais ganha com o pensamento positivo são os escritores e oradores que enchem salas de pessoas a procura da felicidade. Não há mal nenhum assumir uma postura de competitivamente otimista. Mas há um facto que não pode ser descurado, ninguém consegue ser um vencedor, estando sempre a pensar que nunca vai ganhar nada. Concorda comigo?

12. Ser Empático

Segundo este site: Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objectiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras.

Siga-me pelologo_b

Não subestime a empatia ao encontrar a solução certa para um potencial cliente. Os compradores são mais independentes, mas estão dispostos a dar tempo a pessoas empáticas e informadas sobre como resolver as suas necessidades.

13. Ser Competitivo

Os negócios não são diferentes do desporto. Ambos são impulsionados por uma competição saudável. Tal como um atleta que está sempre a procura de melhorar para vencer os adversários, como empreendedor responsável por gerar negócios e clientes, deve estar sempre a procurar de formas diferentes para melhorar a sua solução e obter a vitória (ganhar novos clientes), que permite atingir o sucesso.

14. Ser Energético

De certeza que conhece o ditado “energia gera energia”. Consegue imaginar a energia que existe dentro de um estádio de futebol onde os adeptos gritam e vibram com a sua equipa. É impossível alguém estar no meio desta gente e não sentir contagiado por esta energia positiva. Nos negócios, para ter sucesso e crescer, precisa estar sempre com tanque cheio de energia e ser capaz de transmitir essa energia aos seus compradores.

15. Ser Visionário

Consegue visualizar onde quer que o seu negócio esteja dentro de 1 ano? E daqui a 2 anos? E quando chegar aos 5 anos como será? Que faturação deseja obter mensalmente para ter estabilidade financeira? Se não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve e qualquer resultado é satisfatório.

16. Ser Líder

A melhor forma de explicar a importância da liderança é sugerir a leitura destes dois artigos:

25 coisas que mudam quando assume a liderança

A diferença entre Poder, Autoridade e Liderança

17. Ter Maturidade

Mais uma vez, segundo este site: Maturidade é o efeito ou circunstância de quem se encontra numa fase adulta; estado das pessoas ou das coisas que atingiram completo desenvolvimento: maturidade comportamental, mental etc.

Porém nos negócios a maturidade não está relacionada com a idade. Atingir a maturidade emocional é o degrau necessário para ser tornar um líder. A maturidade no contexto da liderança é o que permite aos empreendedores colocar os clientes em primeiro lugar.

18. Saber Ouvir

Infelizmente conheço muitas pessoas que são incapazes de ouvir. Estão tão concentrados em transmitir o máximo de informação possível no mínimo espaço de tempo que, quase, esquecem de respirar. A maior qualidade de um empreendedor de sucesso é a sua capacidade de ouvir “com os dois ouvidos” e fazer as perguntas certas demonstrando empatia, compreensão para descobrir a melhor forma de resolver o problema do seu cliente.

19. Ser Competente

Mais uma vez, segundo este site: Competência e habilidade são dois conceitos que estão relacionados. A habilidade é conseguir pôr em prática as teorias e conceitos mentais que foram adquiridos, enquanto a competência é mais ampla e consiste na junção e coordenação de conhecimentos, atitudes e habilidades.

20. Ser Integro

A integridade profissional é indiscutivelmente o bem mais importante que um empreendedor deve possuir. Integridade é sinônimo de honestidade, retidão, imparcialidade. Nos negócios o empreendedor precisa ser íntegro se deseja inspirar confiança aos seus clientes num cenário global e competitivo.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter agendar uma conversa comigo sobre como o Coaching pode ajudar.

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
20 características para ser um empreendedor de sucesso

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558