As vantagens de ter o seu próprio negócio

Tenho vindo a ser incentivado pelos meus clientes a escrever um artigo com algumas ideias que surgem no decorrer das nossas sessões de Coaching de Empreendedores.

É uma realidade que todo sonha com a teoria do oceano azul, onde está cheio de clientes desejosos para comprar e livres de concorrentes.

Felizmente, os empreendedores que avançam com o seu próprio negócio não precisam acreditar que vão mudar o mundo para melhorar a vida das pessoas.

Siga-me pelologo_b

É um facto que as novas empresas raramente têm o dom de descobrir novos mercados intocáveis. Mais frequentemente invadem território de empresas com muitos anos, muito poder e que não vão ficar quietas. Isso é um problema para as jovens empresas, porque estes “tubarões” do mercado, por vezes, têm todas as vantagens do seu lado.

Os “tubarões” até podem ter todas as vantagens, mas isso não deve desmotivar, antes pelo contrário, isso lhe dá mais do que esperança, isso lhe dá oportunidades únicas. Mas que oportunidades são estas?

Oportunidade 1 – Comece por resolver micro-necessidades

Poderá gastar muito tempo, dinheiro e recursos a tentar entrar naquela empresa gigante, que acredita lhe dará muito dinheiro a ganhar, ou poderá encontrar várias pequenas empresas com problemas muito pequenos e semelhantes e ter muito mais rentabilidade.

Um exemplo: tenho um cliente que é contabilista e ao invés de cobrar um valor fixo todos os meses aos seus clientes (como toda a sua concorrência faz), criou uma tabela de preço específica para cada um dos serviços que presta.

Um cliente, com base nesta tabela de preço, pode contratar um serviço específico e somente quando precisar. Hoje este meu cliente tem mais de 400 microempresários que utilizam os seus serviços e recomendam-no sempre que podem. Já teve que aumentar o número de colaboradores devido a carga de trabalho que tem em mãos. Inovador, não acha?

Oportunidade 2 – Coragem, Resiliência e Determinação

Ser dono do seu próprio negócios não é o fim da viagem. É o início de um longo, sinuoso e turbulento caminho. Como digo sempre aos meus cliente de , Confie no processo. Se o seu objectivo não for gerar lucro rápido e já com uma estratégia de saída planeada, o mais provável é desejar ter uma carreira empreendedora de longo prazo.

Tenha consciência que esta carreira terá altos e baixos – possivelmente na mesma semana ou até no mesmo dia. Desenvolva a resiliência pois irá ganhar clientes incríveis e perder outros por motivos justos e injustos. Mas a determinação em continuar a ajudar os seus clientes faz parte do processo de ter um negócio.

Oportunidade 3 – Ser Apaixonado e Verdadeiro

A medida que o tempo passa, enfrentará algumas adversidades e por vezes, será fácil se deixar levar e esquecer o que definiu como objectivo principal do seu próprio negócio. Tenha, sempre, bem claro qual foi o propósito que o fez avançar. Mantenha sempre presente a emoção dos primeiros dias de arranque e o quanto desejou (e deve continuar a desejar) quer mudar o mundo dos seus clientes.

Sabia como participar, clicando aqui

Às vezes, serão necessários sacrifícios temporários, mas valerá a pena estar consciente que quanto maior for o risco, mais próximo está do que quer para o seu negócio.

Oportunidade 4 – Poder mudar rapidamente

A estratégia comercial, o plano de marketing, até mesmo o seu mercado-alvo, não podem ser dados como definitivos. O mundo está a mudar cada vez mais rapidamente, todos os dias. O sector onde quer trabalhar, provavelmente experimentará uma mudança, seja pequena ou grande, em algum momento.

Como empreendedor, poderá achar que está em desvantagem, porque os recursos são muito mais limitados. Mas a sua principal vantagem é a capacidade de mudar de rumo e se adaptar muito mais rápido do que um “tubarão”.

A melhor maneira de ser relevante é manter os olhos abertos para a mudança das marés, a mente aberta para novas ideias e trabalhar as suas habilidades com um processo de Coaching.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter agendar uma conversa comigo sobre como o Coaching pode ajudar.

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
As vantagens de ter o seu próprio negócio

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!