
Como tem sido apanágio destes meus artigos, a minha única intenção é apresentar ideias simples e claras que permitam identificar pontos de melhoria e/ou criar metodologias para corrigir algumas falhas. Assim sendo, esta semana quero apresentar 4 motivos que impedem o seu negócio de crescer.
Numa alusão (e paralelismo) a definição de insanidade, muitos empresários, empreendedores e vendedores continuam incessantemente a fazer a mesma coisa, agir da mesma forma e acreditar, piamente, que podem obter um resultado diferente.
Cito a Wikipédia: “A produtividade constitui uma das melhores medidas para aferir a performance organizacional de uma empresa. Uma empresa com acrescidos resultados na sua produtividade é uma entidade mais eficiente, com melhor utilização dos seus recursos e que atinge melhores resultados, tendo assim maiores hipóteses de prosperar no futuro.”
Eis os quatro motivos que impedem o seu negócio de crescer:
Motivo nº 1 – Não reconhecer o poder e impacto do Coaching
Alguns empresários são simplesmente avessos a mudança e a avaliação da sua performance e forma de vender. Pode ser por teimosia ou por ter um orgulho muito inflado sobre quão bom (acreditam) realmente ser.
Mas na minha opinião o principal dilema a ultrapassar é compreender que se contratar um Coach, este poderá ajudar a atingir níveis mais elevados de desempenho e o Retorno do Investimento a médio e longo prazo é a sustentabilidade do negócio. Mas desengane-se se pensar que a função do Coach é apresentar soluções ou ideias mágicas para conseguir mais negócios e aumentar as vendas.

Motivo nº 2 – Não estar actualizado com a evolução do mercado
Os compradores actuais já não se deixam enganar por “papo-de-aranha-para-engolir-mosca” ou “conversa fiada de vendedor”. Estes, estão muito mais informados do que se possa pensar. Por regra, iniciam o processo de compra muito antes de ser contactado por um vendedor.
Procuram, investigam, comparam preços, leem as avaliações feitas pelos utilizadores do produto ou serviço e não ficam a espera que um vendedor os contacte. São eles que despoletam o primeiro contacto com o vendedor e, de acordo com uma pesquisa, mais de 80% destes potenciais clientes cujo compradores estão no nível “C”, indicam que não atendem o telefone a um vendedor que não conheçam ou não seja recomendado por alguém de confiança.
Motivo nº 3 – Ser hábil a procrastinar e evitar o trabalho
Infelizmente volto ao tema da introdução. Não é possível continuar a ter os mesmos (ou até melhores) resultados, sem dedicação, foco e um desempenho fora do normal.
O mercado não é complacente. Há mais concorrência, as perspectivas são mais cautelosas, os ciclos de compra são mais longos e a qualidade dos produtos e dos serviços melhoram dia após dia com custos muito mais baixos.
É bem possível que seja um empresário extremamente talentoso, mas lembre-se que procrastinar e evitar trabalhar duro e forma extremamente profissional, não fará os potenciais clientes do seu produto ou serviço querer comprar.
Motivo nº 4 – Não tem uma proposta de valor
Resumidamente posso dizer que duas coisas acontecem quando não fornece valor ao longo do processo de venda: 1) os potenciais clientes não vão ver como algo diferenciador e 2) não conseguirá construir um relacionamento forte.
Quando estas duas coisas se juntam, esclarece de forma clara porque os seus potenciais clientes não respondem aos seus e-mails e/ou não atendem os seus telefonemas.
Mais detalhe sobre este motivo neste meu artigo O poder de uma proposta de valor
Passe a receber todos os meses a lista de artigos que publico.
Inscreva-se na minha Newsletter mensal
Conclusão final
Quanto mais rapidamente conseguir mitigar estes motivos, mais fácil será conseguir potenciais clientes a fechar mais negócios. Se depois de ler este artigo quer conhecer como posso agir de forma positiva na sua empresa ou nos colaboradores da sua empresa, o primeiro passo é agendar uma conversa comigo sobre como poderei ajudar.
Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!
Muito obrigado por ler o meu artigo.
Pense nisso!