As atitudes que contribuem para a morte da sua empresa

Tenho vindo a insistir nos artigos que escrevo sobre a forma como os empresários enfrentam as adversidades no dia a dia da gestão das suas empresas. No entanto, vejo sempre alguns dos meus clientes de Empresarial cometerem os mesmos erros. Por isso resolvi listar a seguir as atitudes que mais comummente eles trazem para as nossas sessões de .

Assim sendo, eis as atitudes que considero mais relevantes tomar atenção.

1. Continuar a desperdiçar tempo com “pardais”

Quanto mais tempo continuar a gastar com potenciais clientes que não são rentáveis, menos tempo terá para trabalhar com os verdadeiros clientes que vão comprar os seus produtos e serviços. Seu tempo é precioso e deve ser usado com sabedoria.

Mais detalhes neste artigo: 10 Dicas para incrementar as suas vendas

2. Não acreditar no potencial do Coaching e da Formação

Acredito que conhece a frase “Devemos aprender algo novo, todos os dias”. Sim, isso é mesmo verdade e ao negligenciar o seu desenvolvimento profissional irá rapidamente descobrir que a sua concorrência está a crescer e a sua empresa a ter prejuízo.

Mais detalhes neste artigo: Os comportamentos trabalhados no Coaching

3. Não planear o seu dia, semana e mês de trabalho

Ter um plano concreto para gerir o seu dia, semana e mesmo mês, ajudará a evitar atrasos na produtividade e evitar que esqueça os principais objectivos definidos para o seu negócio.

Não permita que colegas de trabalho reservem tempo aberto na sua agenda para reuniões que não tenham uma agenda pré-definida. Mesmo os clientes que lhe pedem uma reunião presencial, só por que sim, deve ser ponderada sua necessidade. Provavelmente poderá ser resolvido com uma conference call via Skype. É hora de bloquear o seu calendário, e ser responsável pelo seu próprio tempo. Só assim irá conseguir que resulte num aumento da produtividade e satisfação no trabalho.

Mais detalhes neste artigo: Como fazer respeitarem o seu tempo

Passe a receber todos os meses a lista de artigos que publico.
Inscreva-se na minha Newsletter mensal

4. Não conhecer o perfil do seu cliente

Nada pode ser pior do que um empresário não ter conhecimento do perfil do cliente que está a contactar. É fundamental dedicar o tempo necessário para pesquisar toda a informação relevante sobre a empresa-alvo, pois isso ajudará a entender melhor quais podem ser as potenciais necessidades e como alinhar estas aos seus produtos ou serviços.

Mais detalhes neste artigo: Quer conhecer cinco dicas para conquistar novos clientes?

5. Não saber dizer não

Se um cliente lhe liga e pede uma reunião, responde sim senhor. Se um colaborador pede para o acompanhar numa reunião de prospecção “fria”, responde sim senhor. Todos entram pela sua sala e pedem ajuda e, automaticamente, larga tudo o que está a fazer para ajudar. No final do dia sente uma tristeza e frustração por não ter conseguido fazer o que tinha planeado no ponto 3. É altura de aprender a dizer não.

Mais detalhes neste artigo: As duas últimas coisas que deve dizer “Não”

6. Não saber gerir a rejeição

O não, faz parte da vida de todos os que querem vender algo a alguém. Porém muitos empresários não sabem gerir bem este tipo de rejeição. Quando faz uma proposta, a probabilidade de sucesso é proporcional ao tempo que investiu a pesquisar, identificar as necessidades e conseguir que o potencial cliente se identifique com a solução proposta.

Mas e se mesmo assim não conseguir fechar o negócio? Então deve rever todo o seu processo de venda e nunca aceitar que o negócio não foi fechado por ter falhado ou por não ser capaz. Muitos negócios simplesmente não acontecem porque não estava no local certo na hora certa. A rejeição deve servir para melhorar e aprimorar as suas capacidades de venda e de negociação.

Mais detalhes neste artigo: Como agir quando o cliente diz que não quer comprar

Siga-me pelologo_b

7. Acreditar que sabe tudo e os seus clientes são todos umas bestas

Literalmente é cometer o erro de se achar “a última bolacha do pacote” onde todos desejam ter e pagar caro por ela. Muitos empresários acham que são os donos de todas as respostas. Na realidade, só uma de honestidade sobre a sua incerteza, pode assegurar que encontrará a solução certa para o seu cliente. Demonstrar honestidade e dedicação em partilhar as melhores informações é o único caminho para o sucesso do seu negócio. Tem dois ouvidos e uma boca por algum motivo. Ouça os pontos de vista dos seus potencias clientes e fale sobre como a sua solução pode ajudá-los, e não o contrário.

Mais detalhes neste artigo: Tudo o que um vendedor de sucesso não deve fazer

8. Culpar os outros pelos seus erros

Se passa o tempo todo a culpar os seus potenciais clientes por não comprarem, culpa todos a sua volta por não apoiarem as suas ideias ou o seu director por não o orientar como deve ser, é o momento certo para dizer: Pare. Assuma a responsabilidade pelas suas acções e pelos seus resultados.

Mais detalhes neste artigo: Sabe aceitar a responsabilidade pelo seu sucesso profissional?

Conclusão final

Quanto mais rapidamente conseguir eliminar estas atitudes do seu perfil profissional, mais fácil será conseguir potenciais clientes a fechar mais negócios. Se depois de ler este artigo quer conhecer como posso agir de forma positiva na sua empresa ou nos colaboradores da sua empresa, o primeiro passo é agendar uma conversa comigo sobre como poderei ajudar.

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
As atitudes que contribuem para a morte da sua empresa

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558