Reconheço que existem profissões muito complicadas, mas a de vendedor é muito mais do que uma profissão difícil, é uma profissão que o primeiro obstáculo a ultrapassar somos nós mesmos.

Questões: Consegues ser feliz e divertir-se quando está a vender? Está a ter prazer em vender ou está em pânico ou a resistir vender? Se você não está a divertir-se, então tenho um palpite que para você vender significa persuadir e convencer pessoas a comprar alguma coisa que ele possa, ou não, querer ou precisar. Certo?

Se para você é isso que é vender, então automaticamente, e naturalmente, vai haver resistência e tensão da sua parte, simplesmente porque irá achar-se sempre a ter uma atitude de persuadir ou convencer pessoas. Outro importante sentimento que terá é você não querer que as pessoas lhe vejam como alguém que é enganador. Sentirá que não está a ser íntegro ao usar este tipo de aproximação. Assim sendo, se está convencido que a sua forma de vender é assim, mesmo que precise de vender por necessidade, você não está a ser verdadeiro consigo próprio.

Se você está convencido que vender é MESMO persuadir e convencer, o seu subconsciente está a fazer a seguinte afirmação: “Não posso continuar a fazer isso!”. Estará a reflectir sobre a quantidade de coisas que tem que aprender, conhecer as melhores técnicas de como ultrapassar as objecções e como saber “fechar” um negócio. Tomará a consciência que o melhor é fazer uma pausa nas vendas até ter aprendido tudo como deve ser. Mas se olhar mais detalhadamente para tudo o que descrevi até agora, a única coisa que é verdadeiramente certo é que o que NÃO QUER é continuar a achar-se uma pessoa que só convence e persuade as pessoas a comprar.

Se acredita que vender é persuadir e convencer, uma coisa que estará a acontecer (e muito) e obter muitas rejeições de clientes. Reconheçamos que ninguém gosta de ser rejeitado, principalmente um vendedor. Então como é que uma pessoa que não acredita em si mesma como vendedor diminui a rejeição? Deixando de vender. Pronto! Problema resolvido.

Chega de falar do problema e vamos a solução

Como é que você pode de forma rápida e fácil deixar de resistir de ser um vendedor frustrado e passar a gostar e, por consequência, conseguir mais e melhores vendas? A solução é simples, basta que mude a sua definição de vender. Se estiver convencido que vender não é persuadir e convencer, mas antes ajudar pessoas a conseguir o que elas querem, será muito diferente.

Se ACREDITAR que vender diz respeito a ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem, não haverá resistência do seu lado e será divertido. Sentir-se-á orgulhoso ao saber que quem ajudou lhe vê como alguém de confiança. Quando está a ajudar pessoas, está a actuar de forma integra e isso fará você se sentir muito bem.

Se PENSAR que vender diz respeito a ajudar pessoas a conseguirem o que elas querem, naturalmente saberá entender e interpretar os seus desejos e como satisfaze-los. Saberá que primeiro tem que descobrir com pormenor o que elas querem, e sabendo o que elas querem, irá ajustar estas necessidades aos seus produtos ou serviços. Depois de descobrir o que pode ser melhor para elas, irá deixar que sejam estas pessoas a decidir se querem, ou não, que os ajude. Alguns irão querer e outros não. Faz parte da arte de vender. Mas se a decisão for um não, irá encará-lo como um não, agora não, mas em breve será um sim. Só depende de você.

Se PENSAR que vender diz respeito a ajudar pessoas a conseguir o que elas querem, irá ter consciência que nem todas as pessoas quererão que as ajude numa determinada altura. Como disse antes, faz parte do processo de venda. Saberá que o seu papel é ajuda-los a tomar a melhor decisão em favor deles. Com esta forma de ver as vendas, não haverá rejeição que lhe afecte porque sabe que não é por sua causa. É simplesmente porque para eles, nesta altura, o seu produto ou serviço não ajudou-os em TUDO. Da mesma forma que apresentou os seus produtos e serviços e acredita neles, outros vendedores também o estão a fazer. É um não, agora não. Mas da próxima será um sim, agora sim.

Você irá sentir a sua resistência à vender ir embora quando você pensar que vender é ajudar pessoas a conseguir o que querem. Haverá um grande sentimento de realização quando você puder ajudar alguém a conseguir o que quer. Você vai desfrutar muito mais das vendas com essa abordagem, e também vai ser muito mais lucrativo!

Porque resistir em ser vendedor… e como ultrapassar esta resistência

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

WhatsApp chat