Cinco níveis na escala do sucesso para o seu negócio

O principal objectivo dos artigos que escrevo está relacionado com a vontade de ajudar todos aqueles que pretendem ou estão a arrancar com o seu negócio e que, com mais dor ou menos dor, almeja atingir o sucesso.

Mas o percurso que deve ser seguido nunca é uma reta ou, menos ainda, um caminho inclinado sempre a subir sem problemas. Ok, pode ser inclinado, desde que tenha consciência destes cinco níveis na escala do sucesso para o seu negócio.

Mas por que é preciso seguir estes cinco níveis para ter sucesso? Resposta fácil e simples: porque se não percorrer estes níveis, jamais conseguirá compreender os potenciais problemas durante o processo de crescimento e, no caso de haver um percalço, saber como agir (ao invés de reagir).

Assim sendo, e como quero ser parte do seu sucesso, eis os cinco níveis na escala do sucesso para o seu negócio.

Nível nº 1 – criação do negócio

Por este nível passam todos os que têm a coragem de pôr em prática o que passaram meses a pensar e planear. Assim sendo, é altura de fazer estudos mais profundos do mercado onde deseja trabalhar (vai ficar espantado ao verificar que existem milhares de pessoas a fornecedor a mesma ideia de solução que teve), encontrar o melhor plano de negócio para conseguir “sobreviver” aos primeiros meses de vida, começar a bater em portas para apresentar a sua solução (e verificar que estão todas fechadas, ou pelos menos com muito ferrugem e duras de abrir) e para os mais corajosos, conseguir encontrar alguém disposto a investir dinheiro no seu negócio, quando ele ainda não tem clientes (este ultimo então é quase um milagre que acontece a poucos). Num dia 1 de um determinado mês, você toma coragem e “abre” as portas do seu negócio. E agora?

Candidate-se aqui

Nível 2 – Caos e confusão por toda a parte

Neste nível começam a surgir as primeiras . É a altura do negócio onde tudo acontece ao mesmo tempo. Trabalha como telefonista, vendedor, despachante do produto, técnico, financeiro e gestor. O nível do caos consequentemente leva a uma nova necessidade, a de crescimento do número de colaboradores. É neste nível que normalmente pensa em contratar uma assistente que, por inerência do caos, vai também assumir uma série de outros papéis dentro da empresa. Mas é também o momento de crescimento e de entrada de novos clientes. E agora?

Nível 3 – Controle dos processos

Neste nível, além da assistente, provavelmente já terá alguém a auxiliar nas vendas (para marcar reuniões e atender os pedidos que chegam por telefone) e começa a controlar dos processos. Passa a existir alguém que atende os clientes e tem funções específicas e mensuráveis, a pessoa que está nas vendas já é controlada sobre quantos telefonemas e marcações de reunião consegue por dia/semana/mês. O processo de entrega da solução, fica normalmente entregue ao empresário pois é a pessoa que melhor conhece e sabe como instalar, formar e dar assistência. No entanto a situação começa a complicar pois aparecem os primeiros clientes insatisfeitos e é preciso criar um novo processo, agora sobre a gestão de cliente. E agora?

Siga-me pelologo_b

Nível 4 – Prosperidade, tropeção, prosperidade e maior controle

Neste nível o número de clientes cresceu rápido, o número de colaboradores agora é maior do que no nível anterior e a quantidade de dinheiro que a empresa está a fazer é significativamente maior. Nesta fase, também acontecem alguns tropeções onde começam a ver o êxodo de alguns clientes, e até pode ser que o seu melhor cliente o troque pela concorrência. Estes tropeções podem causar uma ligeira queda na entrada de dinheiro na empresa, mas se for um empresário que passou pelos níveis anteriores, saberá como enfrentar este contratempo e avançar com confiança. Ultrapassado os tropeções, dá início a um novo ciclo de entrada de dinheiro e novos clientes e isso leva a ter que trabalhar mais horas extras para conseguir entregar tudo o que é encomendado.

Frequentemente o empresário se sente “escravo” do negócio. Para chegar ao próximo nível, vai precisar economizar e maximizar os lucros.

Isso pode ser feito através de um processo de onde é feita uma sistematização, o que inclui documentar todos os principais processos existentes validar quais devem ser mantidos, quais devem ser melhorados e quais devem ser eliminados. Torna-se um gestor, o que significa restringir o tipo de soluções a vender àquelas que sejam mais lucrativas e mais escaláveis. E agora?

Nível 5 – Liberdade de acção e decisão

Chegou finalmente ao ultimo nível, depois de muita dor, constrição orçamental e de investimento de tempo. Aqui é o corolário do percurso, onde poucos chegam e que passa a delegar tarefas as chefias intermédias que depois repassam as tarefas a colaboradores inseridos nas suas equipas. O empresário que agora é o gestor da empresa, possui uma equipa de especialistas com quem se reúne regularmente para avaliar as finanças, as vendas, o nível de suporte dado aos clientes e a qualidade dos serviços entregues aos clientes.

Nesta fase a empresa já tem capacidade de trabalhar de forma independente do empresário permitindo o gestor se ausentar para procurar novos mercados, novos parceiros e novos clientes em outros países ou regiões sem que a empresa sofra com a sua ausência. Inicia-se um novo ciclo nos níveis da escala do sucesso, agora associado ao processo de internacionalização. A grande vantagem é que o experiente empresário já conhece cada um dos níveis e a lição aprendida vai permitir evitar erros.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o Coaching pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
Cinco níveis na escala do sucesso para o seu negócio
Tagged on:                                                 

Coach Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Metafórico e Presidente do Conselho Fiscal da ICF Portugal. Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. O meu lema é: “Coaching não é para quem precisa, é para quem quer ser melhor” Os meus contactos são: email: we@wilqueserlacher.com || Skype: w.erlacher || Tel: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!