Como iniciar o seu próprio negócio e ter sucesso

A combinação destes dois temas (ser empresário e ter sucesso) é, na minha opinião o par mais desejado por todos. Porém só alguns conseguem efectivamente atingir o sucesso e, menos ainda, conseguem se manter neste grupo.

Muito trabalho a criar uma solução, poucos clientes interessados em pagar, muita gente a tentar oferecer-lhe serviços e dicas milagrosas que vão dar o impulso que falta ao seu negócio (desde que compre o manual ou curso que prescrevem), etc, etc.

Descanse que não é isso que trago neste artigo. Posso falar na primeira pessoa como um pseudo-empresário que tentou e falhou. Que agora está a tentar novamente e já começa a ter sucesso. 

Assim sendo, quero trazer algumas ideias que acredito (e utilizo), que irão ajudar a encontrar a forma certa de atingir o sucesso no seu negócio.

São estes 5 passos

1. Decida o que é importante para si com base nos factos

Muitos empresários começam o negócio a pensar que só porque abriu a empresa todo o mundo irá agora, correr e comprar o que vendem como se não existisse mais nenhum outro fornecedor no mercado. Quando confrontados com a realidade da concorrência de preço e em alguns casos de qualidade, desmotivam e desistem do negócio.

Para ter absoluta certeza que a solução que está a propor ao mercado terá aceitação, um passo importante é sair para a rua e questionar os potenciais clientes para compreender se, o que acredita que é importante para si, também é para eles.

Siga-me pelologo_b

A partir das respostas que obtiver e dos ajustes necessários que terá que ser feito a sua solução, poderá dar passos mais firmes e credíveis para conquistar os primeiros clientes.

2. Decida porque está a fazer isso e como irá gastará seu tempo

Se está a criar um negócio só por que não tem nada o que fazer, isso é igualável a dar um tiro nos pés com uma bazuca. Que valor estará a aportar aos seus futuros clientes? Ao investir o seu tempo e dinheiro, o que este duplo investimento irá gerar? Vai ajudar os seus potenciais clientes a serem melhores ou o problema deles não lhe interessa nada, desde que paguem e desapareçam? A resposta a estas questões fará uma grande diferença na hora das contas finais.

3. Como reagir quando alguém que diz “esta não é a maneira certa de fazer isso”

Há já muito tempo que falo dos três detratores de qualquer projecto: Família, Amigos e Cônjuge. Não é que eles não gostem de si e/ou queiram o seu mal. O que acontece é que o ser humano é um “palpiteiro” por natureza. Adora dar “bitaites” sobre tudo, sempre com a certeza que tem razão no que diz.

A forma mais correcta de reagir a estes bitaites é ser a antítese da de “esponja”, mas sim agir como um filtro, onde recebe tudo mas deixa passar somente o que pode servir para construir e melhorar o seu negócio. Ouça a opinião, questione o que poderia fazer melhor e aplique somente o que sentir que vai ajudar a crescer a si e ao seu negócio. O resto, tal como acontece no filtro de café, é borra.

Clique aqui para saber mais sobre este programa

4. Seja você mesmo, seja diferente. Seja único e será bem-sucedido

Sobre este ponto recomendo vivamente que leia este meu artigo:

5 Formas de ser bem-sucedido em qualquer negócio próprio

Está tudo explicado e com bons exemplos.

5. Conecte-se: globalmente e, principalmente, localmente

Há uma letra de música de um cantor brasileiro chamado Raul Seixas que tem uma musica chamada Ouro de Tolo que em dois dos seus versos diz:

Eu devia estar contente
Por ter conseguido tudo o que eu quis
Mas confesso abestalhado
Que eu estou decepcionado

Eu que não me sento
No trono de um apartamento
Com a boca escancarada cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Fui buscar estes versos para exemplificar a importância de não ficar parado e sobre a necessidade de criar uma rede de contactos que permita alargar a base de pessoas que conhecem a si, a sua solução e o seu negócio.

Não basta existir, tem que estar presente na cabeça dos seus potenciais clientes sempre que eles pensem que necessitam de uma solução igual a que vende. A fórmula tem que ser: “Necessidade + Solução = Sua empresa”

Procure grupos de empresários locais que permita dar a conhecer o que vende, junte-se ao BNI, participe de grupos temáticos no Linked In e saia de casa para falar e para “plantar” cartões de visita em muitos potenciais clientes. Lembre-se que quem não é visto é esquecido.

Conclusão final

Se depois de ler este artigo quer conhecer como o pode agir de forma positiva na sua vida e na sua empresa, o primeiro passo e clicar no link para ter a sua Sessão Experimental de Coaching.

Coaching não é para quem precisa. É para quem quer ser melhor!

Coach Wilques Erlacher

Muito obrigado por ler o meu artigo.

Pense nisso!

Complete a frase: VENDER É....
O que captou o seu interesse no Artigo? Titulo do ArtigoPalavra-chavePesquisa Aleatória
Como chegou até ao meu site? NewsletterGoogleLinked InFacebookTwitter
Como classifica o interesse do Artigo? BaixoSuficienteBomMuito Bom
Sugeria o meu site a algum amigo ou colega? SimNão
Com que frequência visita o meu site? 1ª visita1 vez/semana1 vez/mêsMuitas vezes
Nome: email:
Se pudesse fazer-me uma pergunta, qual seria?
Clique em ->
Como iniciar o seu próprio negócio e ter sucesso

Wilques Erlacher

ACC Coach Credenciado pela ICF. Especializado em Coach de Desenvolvimento & Transformacional e Director de Vendas na Saphety (empresa do Grupo Sonae). Há mais de 20 anos que trabalho em funções relacionadas com Marketing, Vendas Corporativas, Desenvolvimento de Negócios, Gestão de Clientes, Formação, Mentoria e Consultoria em Vendas. Fui Presidente da Direcção na OV-APPV Associação Portuguesa dos Profissionais de Vendas e trabalhei na Petrogal (actualmente Galp Energia), na Agência Reuters Portugal, na Bull Portuguesa, na Novis Telecom e Mainroad (grupo Sonaecom). Sou keynote speaker, formador e mentor de equipas de vendas, desenvolvi e pratico a metodologia "Venda Melhor – A Fórmula que muda a forma de ser". Trabalho como Coach no desenvolvimento de profissionais em clientes empresarias em Portugal, Colômbia, Brasil, Espanha, França, Itália, Quénia e Cazaquistão. Acredito que há um potencial a ser trabalhado em cada um dos meus clientes, de forma única. O meu lema é “Coaching: It’s all about execution!” Quer falar comigo sobre como ser melhor profissional? email: we@wilqueserlacher.com Skype: w.erlacher telefone: +351 932 558 558

error: Conteúdo protegido contra cópia!